Topo

Aprenda a fazer mousse de limão sem leite

Luciana Mastrorosa

29/06/2017 03h05

Conceição Trucom, especialista em alimentação natural, está lançando seu novo livro, focado em leites veganos: "Cadê o leite que estava aqui? Receitas e conceitos de leites e laticínios veganos" (Amazon). A autora é vegetariana e segue uma dieta fundamentalmente não industrializada, passando por receitas veganas e crudívoras (estas, elaboradas com pouquíssimo ou nenhum aquecimento).

Para o Menu do Dia, Conceição ensina o preparo de uma mousse de limão vegana de seu novo livro, feita à base de creme de castanha de caju. Aprenda abaixo o preparo:

Mousse de limão

1 xícara (chá) de castanha de caju (previamente deixada de molho em água por 8 a 12 horas)
Suco fresco de 1 limão médio (2 colheres sopa)
1 colher (sopa) generosa de manteiga de coco (previamente amolecida em banho-maria)
1 1/2 colher (sopa) de melado de cana (ideal orgânico)
1 colher (chá) de essência de baunilha
Cerca de 1 xícara (chá) de água
Raspas de limão para decorar

Preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador com metade da água. Bata até obter uma textura bem lisa e brilhante. Vá acrescentado mais água se necessário, mas não ultrapasse 1 xícara (chá) para o creme preservar sua textura firme.

Passe o creme para potinhos (ou coloque numa base de torta, se quiser fazer torta de limão) e leve à geladeira. Decore com raspas da casca do limão na hora de servir.

A mousse também pode ser preparada com maracujá no lugar do limão, nas mesmas quantidades. Pode usar as sementes para decorar.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.