Topo

Na dúvida do que cozinhar? Use o forno a seu favor com receitas bem simples

Luciana Mastrorosa

31/08/2017 08h00

Tomates confitados (foto: iStock)

Tem dia que a gente quer comer alguma coisa gostosa, mas já enjoou do trivial. E não quer gastar tempo demais, nem muito recurso, com isso. Nessas horas, aposte no forno. E não, não estou falando de assar um frango inteiro, mas de receitas muito tranquilas de fazer e com ingredientes baratos. Muitas vezes a gente só pensa em frigideira e panela de pressão para facilitar a vida, mas o forno é ótimo para preparar alimentos saborosos e sem tanta gordura. Sabe aquela batata crocante e sequinha? Dá para assar numa boa. Quibe? Também

Selecionei abaixo algumas ideias bem práticas para você aproveitar o calorzinho bom do forno. Dá para fazer legumes, bolinhos e até frutas!

Tomates confitados
Uma das receitas que mais gosto de preparar no forno é a de tomates confitados. Além de lindos, ficam uma delícia para comer com pão ou como acompanhamento. E você pode usar o azeite que sobra, superperfumado, para temperar saladas ou usar em outros pratos. O preparo é simples: lave e seque um punhado generoso de tomates-cereja (vermelhos ou amarelos — ou uma mistura de ambos). Tempere-os com sal e pimenta-do-reino moída na hora e coloque-os numa tigela refratária do tamanho que acomode perfeitamente os tomates. Cubra-os com azeite de boa qualidade e adicione alguns temperos: eu adoro alecrim e tomilho frescos. Não precisa exagerar, um raminho de cada está bom. Se quiser, acrescente também alguns dentes de alho inteiros, com casca. Leve ao forno mais baixo que puder, destampado, e deixe assar até os tomates murcharem. O ideal é que o azeite fique bem quente, mas sem ferver. Quando estiver pronto, retire do forno e sirva quente ou frio. Com pão italiano fica maravilhoso!

Alho e cebola assados
Quem acha que alho e cebola só funciona como tempero está enganado. Se você é fã dessa dupla típica da cozinha brasileira, tente assá-los para servir como acompanhamento de carnes e aves. O alho vai ao forno inteiro: use uma cabeça, bem lavada, e corte apenas uma "tampa" na parte de cima. Tempere com, sal, pimenta-do-reino e um fio de azeite, envolva em papel alumínio e asse em forno baixo até ficar macio. Sirva como acompanhamento ou aperitivo, para passar no pão — com mais um fio de azeite por cima. A cebola também fica excelente no forno, esse tipo de cocção realça sua doçura. O método de preparo é parecido: eu prefiro usar cebolas pequenas e descascadas. Tempere com sal, pimenta e azeite, cubra com alumínio e deixe no forno baixo até amaciar. Ao final, dá para tirar o alumínio e aumentar um pouco a temperatura, para deixar as cebolinhas mais douradas. Vale colocar um fio de mel para uma doçura extra, e ervas a gosto.

Legumes, raízes e batatas
Batatas, cenouras e hortaliças são as rainhas do forno. Se você não gosta de fazer fritura em casa, ou acha os legumes cozidos muito sem graça, experimente assá-los. Beterrabas ficam incríveis assadas com casca e tudo. Nesse caso, lave-as bem com uma escovinha, faça uns furos com um garfo e coloque-as numa assadeira pequena (ou do tamanho que elas fiquem bem acomodadas, sem amontoar) forrada com sal grosso. Não precisa colocar uma camada generosa, um pouco de sal já faz efeito. Cubra tudo com papel alumínio e leve ao forno médio-alto por cerca de 40 minutos, ou até a beterraba ficar al dente. Batatas também ficam excelentes e você pode preparar de todo tipo: ao murro (assadas inteiras, com casca, como as beterrabas), em tiras ou rodelas grossas regadas com bastante azeite e temperadas com sal, pimenta, ervas frescas e alho, um mix com batata doce ligeiramente pré-cozida etc. Faça o mesmo com as cenouras, bulbos de erva-doce, brócolis, abóbora, couve-flor e até repolho em pedaços: coloque tudo numa assadeira untada com azeite, regue com mais azeite, um fio de vinho branco, uma colher (sopa) de vinagre de maçã, sal, pimenta em flocos, especiarias e ervas frescas. Finalize com cubos de manteiga e leve para assar em forno médio até os legumes ficarem macios.

Bolinhos de tudo
Basicamente, todo bolinho frito pode ser preparado no forno. A diferença é que eles podem ficar um pouco mais secos dessa forma, mas sem dúvida com muito menos gordura. Quibe, falafel e bolinho de arroz são algumas das opções que ficam deliciosas se preparadas ao forno, assim como os bolinhos de frango, carne ou peixe (até coxinha eu já assei e ficou bem boa). Para dar um sabor extra, pincele os bolinhos com azeite ou coloque uma pontinha de manteiga sobre cada um deles. Não esqueça de untar a forma, sempre, para os bolinhos não grudarem. Sirva bem quentes, com um molho de azeite e limão, mostarda e mel, tahine com limão ou vinagrete.

Queijo (bem cremoso) para o aperitivo
Vai receber os amigos e está sem ideias? Prepare o aperitivo no forno. Queijos de mofo branco, como o camembert, ficam ótimos quando assados: seu interior se torna macio e cremoso, e a casca continua firme, dando sustentação. Uma delícia para comer com pão, castanhas, mel e geleia — experimente com geleia de pimenta. Para assar, basta colocar o queijo inteiro numa forma pequena e levar ao forno médio (cerca de 180ºC) por 15 a 20 minutos. Esse tempo pode variar de acordo com seu equipamento, mas, se necessário, é só voltar um pouquinho ao forno para derreter mais o queijo.

Crumble de amoras e maçãs (foto: iStock)

Sobremesas fáceis com frutas
E, para a sobremesa, que tal frutas em papillote ou um crumble rápido? Para isso, você pode selecionar diversas frutas vermelhas, como morangos, ameixas, amoras, e também as amarelas, como pêssego, manga, banana e maçã. Para os papillotes, coloque as frutas cortadas em um quadrado grande de papel manteiga (ou alumínio) que você possa dobrar, fechando bem, como um envelope. Tempere essas frutas com especiarias, como canela, cravo, anis estrelado e cardamomo, e acrescente uma colher (sopa) de mel, melaço ou açúcar em cada envelope. Finalize com uma colher (sopa) de algum líquido, de preferência vinho doce (mas pode ser até água). Asse em forno médio por cerca de 20 minutos, ou até as frutas amolecerem. Sirva bem quente, com sorvete de creme ou chantilly. O crumble é bem parecido: leve as frutas cortadas para assar em potinhos refratários untados com manteiga. Tempere as frutas com especiarias e açúcar, acrescente uma colher (sopa) de água ou vinho doce e um cubinho de manteiga em cada refratário. Cubra com uma farofinha feita de açúcar, farinha de trigo e manteiga. Leve ao forno médio até dourar a farofinha e sirva em seguida, de preferência com sorvete, chantilly ou creme de confeiteiro bem gelado.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.