Topo

Um brinde a 2018: três drinks deliciosos com espumante para a virada

Luciana Mastrorosa

30/12/2017 08h00

Aperol Spritz, uma delícia do verão italiano diretamente para o nosso Réveillon (foto: arquivo pessoal)

Adeus ano velho, feliz ano novo! E qual é a melhor forma de celebrar a virada? Com festa, é claro. E festa combina sempre com bebidas especiais, principalmente coquetéis e champanhe. Para colaborar com a animação, trago aqui três ideias de drinks onde os espumantes brilham: um clássico italiano de verão, o Aperol Spritz; outro delicioso drink italiano, o Bellini, com a suavidade do pêssego, que está bem na época; e o refrescante Waterloo Collins, do Me Gusta, em São Paulo, que leva melancia, outra fruta que é a cara do verão. Você pode usar o tradicional Prosecco, como pedem as receitas, ou substituir esse espumante italiano por outro que mais gostar. O tipo Brut fica muito bom, pois é quase nada doce.

Quer ideias de harmonizações de vinhos com borbulhas e comidinhas? Clique aqui! E não esqueça de conferir nossas sugestões de 5 pratos frios para servir no Réveillon.

Prepare seu coquetel, erga um brinde e aproveite a vida. Feliz Ano Novo! Com muita sorte, prosperidade, saúde e amor para todos nós. Obrigada pela companhia, nos vemos em 2018 <3

Spritz
Rendimento: 1 taça

Ingredientes:

2 partes de Aperol (licor de laranja e ervas italiano)
1 parte de Club Soda (ou água tônica original, bem amarguinha)
1 rodela de laranja
Prosecco gelado quanto baste para completar
Pedras de gelo a gosto

Modo de preparo:

O Spritz é um drink maravilhoso, cor de laranja, a cara do nosso fim de ano tropical! Coloque num copo grande e alto, ou taça bojuda, 2 partes de Aperol (por exemplo, 100 ml). Despeje uma parte de Club Soda, acrescente pedras de gelo e 1 rodela de laranja. Finalize com Prosecco e sirva com canudo.

Bellini
Rendimento: 1 taça

Ingredientes:

50 ml de suco de pêssego (de preferência, fresco) (cerca de 1 xícara de café)
1 colher (chá) de suco de limão
Prosecco gelado quanto baste para completar
Fatias de pêssego fresco ou em calda para decorar

Modo de preparo:
Coloque o suco de pêssego e o limão numa taça de champanhe (flûte). Cubra o suco com Prosecco bem gelado. Decore a taça com fatias de pêssego e sirva em seguida. Você pode usar suco pronto de pêssego, mas o drink fica muito mais saboroso se feito com suco da fruta fresca, batida com gotas de suco de limão, para não escurecer. Se preferir, use outra fruta para uma versão diferente do drink, como suco de manga, de lichia ou de romã.

Waterloo Collins, do Me Gusta, em São Paulo (foto: divulgação)

Waterloo Collins, do Me Gusta, em São Paulo
Rendimento: 1 taça

Ingredientes:

1 cubo de melancia médio + 1 triângulo da fruta para decorar
45 ml de gim Arapuru ou outro de sua preferência (cerca de 1 xícara de café rasa)
40 ml de Aperol (cerca de 3/4 de xícara de café)
20 ml de suco de limão siciliano (1 colher de sopa)
10 ml de xarope de açúcar (veja o preparo na receita) (1 colher de sobremesa)
Prosecco gelado quanto baste para completar

Modo de preparo:

Adicione todos os ingredientes na coqueteleira, exceto o Prosecco. Macere o cubo de melancia com o auxílio de um pilão e bata vigorosamente. Sirva em um copo alto com bastante gelo, e complete com um dedo de espumante. Finalize com um triângulo de melancia e um canudo.

Dica: para fazer o xarope de açúcar, leve ao fogo baixo duas partes de açúcar para uma de água, até que se atinja a fervura. Retire do fogo e deixe esfriar antes de usar. Conserve o que sobrou em geladeira, para usar em outros coquetéis.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.