Topo

Exagerou na comilança de fim de ano? Aposte nos sucos naturais

Luciana Mastrorosa

04/01/2018 08h00

Exagerou nas festas de fim de ano? Vá de suco natural (foto: iStock)

Ano novo chegou, verão chegou, muita gente ainda está de férias… Não sei vocês, mas depois de toda a correria e comilança do fim do ano, mesmo sem férias neste momento a gente só quer relaxar um pouco sob o sol e comer coisas leves e fresquinhas.

Para isso, nada melhor do que sucos. Em geral, prefiro começar o dia com coisas quentinhas, especialmente café. Mas entre janeiro e março, tudo o que é mais fresco me agrada de manhã. Ainda mais um sucão dos bons, com muita fruta, uma erva e folhas verdes, daqueles que dão uma sensação de limpeza interna.

Pensei em algumas opções bem refrescantes para começar o ano mais leve. Tem gente que chama de detox, mas eu prefiro o antigo termo "suco natural". Detox tem a ver com dieta e o objetivo aqui não é este, mas apostar em uma vida mais saudável, sempre que possível. As receitas são mais sugestões, na verdade, porque você pode montar o seu suco do jeito que preferir.

Eu gosto de misturar frutas (pelo menos uma cítrica), alguma folha verde (couve, salsinha, hortelã, folhas de erva-doce, salsão), um legume (cenoura, beterraba, pepino) e pedras de gelo, se necessário. Gelo de água de coco fica melhor ainda! Só bater tudo e tomar. Prefiro não adoçar, por isso sempre coloco algo que vai deixar o suco adocicado, como maçã, pera, uvas, água de coco, frutas secas ou laranja lima. Se você curtir, pode adicionar também especiarias: gengibre, cúrcuma, canela, até uma pitada de pimenta moída na hora fica legal.

Quem cultiva brotos em casa também pode colocá-los no suco, fica uma delícia e contribui com muitos nutrientes (prometo falar mais dos brotinhos por aqui, me aguardem). E aí, vamos experimentar?

Antes de começar
Primeira coisa para fazer seus sucos naturais é ter um bom liquidificador, pois você vai precisar de bastante potência para bater ingredientes duros, como cenoura. Para facilitar a vida do seu eletrodoméstico, corte tudo em cubos pequenos e, se necessário, adicione um pouco de água filtrada ou mineral apenas para dar liga. Não force o motor, se necessário vá parando, misturando com uma colher de bambu, e voltando a bater os ingredientes aos poucos. A ideia é aproveitar a água natural dos alimentos, então não exagere na adição de líquido.

Outra coisa que sempre faço para facilitar a rotina é comprar couve orgânica, higienizar bem (com vinagre, hipoclorito, etc.) e depois bater as folhas no liquidificador com um mínimo de água e algumas gotas de limão. Coloque esse suco ultraverde, sem coar, em forminhas de gelo. Leve para congelar e transfira os cubinhos gelados para uma tigela com tampa. Mantenha no congelador ou freezer e vá usando sempre que necessário. Você pode fazer isso com qualquer folha verde de sua preferência. O ideal é alternar os ingredientes, sempre, nada de monotonia. Use um cubinho por pessoa.

Dica: se você preferir coar seus sucos, use um tecido fino, tipo voil, que é fácil de lavar e seca rápido. O que sobrou de fibras você pode usar como adubo para plantas. Para sucos sem muitas fibras remanescentes, como os de frutas, você pode usar uma peneira. E um aviso importante: estes sucos devem ser preparados e tomados na hora, nada de deixar para depois, senão as vitaminas se perdem, o suco oxida e não fica com sabor legal.

Vamos às receitas:

Suco de couve com laranja lima, limão, cenoura, maçã e salsa
Este é o meu favorito de todos! É o que sempre tomo quando preciso de um up pela manhã ou quando estou me sentindo um pouco enjoada depois de eventos gastronômicos seguidos. Para preparar, coloque uma folha de couve picada ou um cubinho de couve congelado (como expliquei acima) no liquidificador. Despeje sobre ele o suco de laranja e de limão, meia cenoura em cubos, uma maçã pequena em cubos (sem casca e sem sementes) e um ramo de salsa fresca. Bata tudo no liquidificador e tome em seguida, coado ou não. Se quiser mais doce, use uma laranja pera no lugar do limão.

Vitamina poderosa de abacaxi com hortelã e goji berry
Abacaxi com hortelã é um clássico brasileiro e um superdigestivo. Eu gosto de suco pela manhã, mas confesso que o meio da tarde, depois do almoço, é meu horário favorito para este aqui. Escolha um abacaxi muito doce e maduro. Corte em cubos e bata no liquidificador com um punhado generoso de folhas de hortelã, uma colher (de sobremesa) de goji berry e 2 pedras de gelo (ou a gosto). Eu sei, você vai achar que é modismo, mas não é: a goji berry é uma frutinha seca muito saborosa e rica em nutrientes. Além de fazer bem para a saúde, também dá um docinho delicioso a esta vitamina. Se não gostar de goji, substitua por outra fruta bem doce, como cerejas frescas ou lichia – ambas estão na época. Coe tudo numa peneira e sirva em seguida. Com manga também fica incrível!

Suco beta caroteno: laranja, cenoura, beterraba, mamão, salsa e hortelã
Quando a gente vai à praia, sempre tem alguém que indica: tome suco de cenoura para melhorar o bronzeado! E ajuda mesmo. Aqui, temos um suco muito delicioso com tudo de bom desta vida, ideal para o verão e sempre que quiser uma carga extra de betacaroteno. Bata no liquidificador o suco de uma laranja pera, meia cenoura em cubos, meia beterraba pequena em cubos, uma fatia de mamão e folhas de salsa e de hortelã a gosto, mais duas pedrinhas de gelo. Coe e sirva. Se quiser uma cremosidade a mais, coloque uma colher (café) de óleo de coco.

Suco ultraleve com água de coco, salsão e uvas verdes
Este aqui é pura hidratação e frescor, ideal para servir à tarde, naqueles dias de alto verão. Coloque um copo de água de coco gelada no liquidificador (de preferência extraída direto do coco verde) e bata com um punhado de uvas verdes e um talo generoso de salsão (pode usar as folhas, se quiser). Adicione gelo ou gelo de água de coco. Bata tudo muito bem, coe e sirva em seguida. Se quiser intensificar o sabor do coco e deixar o suco mais cremosinho, bata a polpa do coco verde junto. Delicioso!

Bom verão pra gente!

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.