Topo

Restaurante em São Paulo se especializa em sushi vegano – e é muito bom

Luciana Mastrorosa

06/01/2018 08h00

Já provou sushi vegano? Acredite, é uma delícia! Estes são do Sushimar Vegano, em São Paulo (foto: divulgação)

Considero o vegetarianismo e o veganismo tendências de alimentação para 2018. No ano passado, a gente ouviu falar muito de refeições baseadas em vegetais (leia o que já escrevi sobre isso aqui). E vimos também crescer as opções de receitas, restaurantes, ingredientes e até snacks focados no público que prefere tirar as carnes e produtos de origem animal do prato. Este ano, acho que essa linha vai realmente consolidar seu sucesso e atrair novos seguidores.

Seguindo essa tendência, a rede Sushimar, com cinco casas no Rio de Janeiro e uma em São Paulo, abriu um novo espaço no bairro paulistano dos Jardins, desta vez especializado em sushi sem peixe: o Sushimar Vegano. A casa, diminuta, recebe os fãs da cozinha sem derivados animais para um verdadeiro banquete, que começa com guioza recheado de abóbora e cogumelos, passa por um bifum (macarrão de arroz) com legumes, e pode finalizar com a joia do lugar: uma bandeja cheinha de sushis coloridos, apetitosos, superbem montados e 100% veganos.

Cogumelos, soja verde, algas
Em vez de fatias finas de peixe, os bolinhos de arroz típicos da culinária japonesa chegam à mesa cobertos por diversas iguarias vegetais, como cogumelos, pimentões, aspargos, algas, ervas, abacate. Uma miríade de sabores e você vai experimentando um, depois outro… Quando vai ver, já acabou a bandeja e você pensa que comeria mais uma inteira, tamanha a leveza dos sushis.

A rede Sushimar começou em 1990, em Paraty, capitaneada por Maria Cermelli e um grupo de amigas. O Sushimar Vegano fica ao lado da unidade paulistana, nos Jardins, e chega até a enviar suas iguarias à base de vegetais para a casa ao lado, se algum cliente pedir. "Só o contrário não ocorre", diz Maria, a proprietária, reafirmando o compromisso de que nada de origem animal entra no espaço vegano da marca. Ela própria é vegetariana, não come carne vermelha e, vez por outra, adere à dieta vegana.

Além dos sushis, há diversas opções de entradas e pratos quentes. O bifum com legumes, bem caldoso, é bastante delicado no paladar, ideal para quem procura algo quentinho e ligeiro. Prove também o missoshiro vegano, boa pedida para acompanhar os sushis. A casa oferece drinks, com carta assinada pelo mixologista Marco de la Roche. Seguindo novamente a tendência, alguns levam kombucha, chá fermentado, e o gim tônica é preparado com ingredientes orgânicos.

Além das opções à la carte, há almoço executivo com sobremesa incluída e também o rodízio de sushis veganos. Este custa R$ 72 e é servido de segunda a sexta-feira, no jantar, e aos sábados, no almoço e jantar. O Sushimar Vegano fica na Alameda Campinas, 1287, Jardins, São Paulo.

Seja você vegano ou não, vale a visita.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.