Topo

Sorvete feito em casa: os geladinhos voltaram! Aprenda a fazer o seu

Luciana Mastrorosa

16/01/2018 08h00

Verão é a época mais deliciosa do ano para quem ama picolés. Veja como fazer o seu (foto: iStock)

Quando eu era criança, todo verão era a mesma coisa: infernizava a minha mãe para fazer geladinho — sacolé, gelinho, suquinho etc. (cada lugar tem um nome) — aquele sorvetinho caseiro feito em saquinhos plásticos bem finos, que a gente deixava no congelador até ficar firme antes de se esbaldar. Ou comprava na vizinha, que fazia sabores inesquecíveis, como groselha azul ou guaraná. Sim, a gente tentava congelar até refrigerante, com resultados nem sempre agradáveis, mas quem ligava?

Pois, para minha alegria, a moda dos geladinhos e sorvetes caseiros voltou, com suas mil cores e sabores diferentes. Inspire-se nessa onda deliciosa de verão e faça você mesmo seu sorvete caseiro, sem conservantes, corantes nem edulcorantes artificiais… Só fruta, leite, água de coco e tudo o mais que você quiser. Vamos lá?

O recipiente importa
Se você apostar nos geladinhos, o primeiro passo é encontrar os saquinhos plásticos próprios para isso. Como são estreitos e compridos, é ideal ter um funil para facilitar na hora de colocar o líquido que virará sorvete. Outra opção é comprar forminhas de plástico com formato de picolé e também palitos de madeira. Ou ainda, se quiser mais praticidade, use as forminhas de gelo para o seu sorvete. É só colocar nos cubinhos, deixar gelar e se deliciar depois — dá para colocar palitos também, se preferir. Se fizer um sorvete mais cremoso, não esqueça de comprar casquinhas de boa qualidade para servir — nada mais chato do que um sorvete ótimo e uma casquinha murcha e sem gosto, né?

Frutas, leite ou leite vegetal
Você pode fazer o seu geladinho só de frutas ou com uma base de leite também. O leite pode ser animal ou vegetal – eu amo fazer com o de amêndoas, castanha de caju ou coco, fica muito cremoso e gostoso. O grande desafio do sorvete caseiro é a formação dos cristais de gelo. Se você quiser fazer sorvete de massa, vai ter de bater o sorvete congelado na batedeira, para quebrar os cristais e obter uma cremosidade maior (ou usar uma sorveteira). Mas aqui a ideia é obter picolés e geladinhos, aqueles para fazer, congelar e comer, sem grandes trabalhos. Então, faça misturas com frutas que ficam naturalmente macias e cremosas depois de congeladas, como banana, manga, abacate… E use sucos que sejam bem doces, como aquele integral de uva, delicioso. Adoce com um pouco de açúcar ou melaço de cana. Esses ingredientes contribuem não só com o sabor doce, mas também para deixar a textura do sorvete mais agradável. Pode usar creme de leite e leite condensado? Sim, claro. Eles ajudam a trazer uma textura mais cremosa e também mais sabor. Leite condensado com leite de coco e coco ralado fresco fica muito bom.

Adoçar ou não
Como disse antes, o açúcar contribui para deixar a textura do sorvete mais macia. Então, se quiser fazer um picolé de limão, por exemplo, tem de caprichar no açúcar, senão ficará sem gosto, insosso mesmo. Para sucos muito ácidos, como limão, laranja ou maracujá, gosto de misturar com leite de coco, de amêndoas, ou uma mistura de leite e leite condensado. Fica mais cremoso e ainda bem azedinho. Para adoçar seus sorvetes, não precisa ser só açúcar, pode usar mel e melaço de cana também. O ideal é deixar a mistura um pouco mais doce do que você deixaria um suco. Isso porque, depois de gelado, o sabor tende a ficar mais sutil. Pode colocar adoçante? Só se você quiser muito ou precisar. Eu não curto, acho que deixa um gosto amargo desagradável. Se a ideia for evitar o açúcar, simplesmente omita da receita e capriche nas frutas que são naturalmente bem doces, como manga e banana. Aliás, essas duas frutas, só congeladas em pedaços e batidas no liquidificador, já rendem um sorbet cremosíssimo, delicioso e muito rápido — e pode dar tranquilamente para as crianças, pois é pura fruta.

Quais ingredientes funcionam melhor
Para os picolés de frutas, eu adoro morango, melancia, kiwi, abacate, manga, frutas vermelhas, maracujá… Vale misturar também: manga com maracujá, morango com melancia, coco com limão… Você pode usar o suco bem grossinho dessas frutas (adoçado, a depender do caso) ou simplesmente colocar pedaços das frutas nas forminhas de picolé ou de gelo, cobrir tudo com água de coco ou um suco bem docinho e levar para gelar. Pronto! Frutas geladas no palito, tem coisa melhor? Para bases cremosas, gosto de misturar leite e leite condensado ou usar leites vegetais caseiros (amêndoas, coco, castanha de caju), e também iogurte integral. Que delícia que fica um geladinho de iogurte bem cremoso, adoçado com mel e misturado com frutas vermelhas picadas? Hummm! Abacate com um tiquinho de leite e açúcar é maravilhoso (pode colocar umas gotinhas de limão para não escurecer a fruta). Para picolés e geladinhos de chocolate, use leite integral ou vegetal com um bom teor de gordura, bata com algumas bananas e um pouco de chocolate em pó (se usar cacau, coloque um pouco de açúcar ou melaço de cana para adoçar). Se quiser um toque crocante, coloque nibs de cacau. Ponha nas forminhas ou saquinho, deixe congelar… E aproveite!

E não tenha medo de temperar seus sorvetes com ervas frescas, especiarias, gengibre, castanhas… Até um toque de cachaça cai superbem (em sorvetes para adultos, por favor). Abacaxi com hortelã, por exemplo, é bem refrescante e rende um geladinho ótimo. Combinar melancia, água de coco e folhinhas de manjericão também fica excelente. E, para um sabor cremosíssimo, tente leite de amêndoas com pasta de pistache e cardamomo. Sucesso puro para adultos e crianças, pode apostar.

Cobertura de chocolate? Sim!
Para os geladinhos de saquinho fica impraticável colocar cobertura, por motivos óbvios. Mas se você fizer picolé ou usar a forminha de gelo, dá sim para mergulhar seu sorvete em chocolate quente e obter uma casquinha divina! Pode ser chocolate ao leite, amargo, branco… Só derreter o seu chocolate em banho-maria e, se quiser, colocar um pouquinho de manteiga ou óleo de coco para deixar um pouco mais ralo. Quando o picolé estiver firme, basta tirá-lo do molde, mergulhá-lo rapidamente nessa calda e pronto. Se quiser, mergulhe no chocolate e, logo em seguida, passe o sorvete em castanhas picadinhas, amendoim, coco ralado e o que o seu paladar pedir. Fica lindo, divertido e muito, muito saboroso.

Quer falar mais sobre geladinhos e sorvetes? Encontre comigo no Facebook e no Instagram.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.