Topo

3 drinks para o Carnaval com gim brasileiro (acredite, é bom!)

Luciana Mastrorosa

08/02/2018 08h00

Yvy Mar, gim nacional inspirado nos primórdios do Brasil (foto: divulgação)

Não sei se com você foi assim, mas eu nem podia ouvir falar em gim. Achava uma bebida meio rude, sem classe, sempre lembrava dos litros de gim Vitória engolidos pelos personagens do livro 1984, de George Orwell. Os nacionais não me agradavam e os gringos custavam mais do que eu estava disposta a pagar. Porém, de uns tempos para cá, está rolando um verdadeiro revival do gim: os drinks aumentaram em qualidade não só com a oferta ampliada de (bons) produtos internacionais, como também pelo surgimento de excelentes rótulos nacionais. Ou seja, está valendo a pena gastar uns dinheiros a mais por uma garrafa.

Provei o Arapuru, que já mencionei aqui antes, com 12 botânicos diferentes e muitos sabores inspirados no Brasil, como caju, imbiriba, puxuri, pimenta rosa e pacová (considerado o "cardamomo" brasileiro), mais bergamota e limão. Também experimentei o diferentão Virga, produzido no interior de São Paulo, que leva cachaça, o tradicional zimbro (que, vale lembrar, deve estar presente em todos os gins, é como a "assinatura" da bebida), sementes de coentro e pacová. E, neste mês, chegou a vez do Yvy Mar, recém-lançado, com ingredientes como alga kombu, coentro, alcaçuz, angélica e amêndoas. O rótulo, produzido pela Yvy Destilaria, em Belo Horizonte, Minas Gerais, é o primeiro de uma trilogia que será composta também de Yvy Terra e Yvy Ar. Os demais integrantes do trio devem ser lançados na metade e no final deste ano, respectivamente. A inspiração para a trilogia vem da história e da formação da nação brasileira, com as influências dos imigrantes ("mar"), dos povos nativos ("terra") e o mix de culturas em que o país se transformou ao longo dos séculos ("ar").

O mixologista Marco de la Roche, um dos idealizadores do novo gim brasileiro Yvy Mar (foto: divulgação)

Achei o Yvy Mar um gim leve e refrescante, a cara do Carnaval, uma opção bacana para preparar coquetéis e curtir a folia com os amigos. A garrafa de 750 ml custa R$ 95, não é barato, mas rende bem (depende da animação da turma). Conversei com o mixologista e expert em bebidas Marco de la Roche, um dos idealizadores do Yvy, embaixador da Yvy Destilaria e autor do site Mixology News, dedicado ao mundo da coquetelaria. Ele me contou que esse revival do gim está acontecendo no mundo todo, não apenas por aqui, há mais ou menos 5 anos. "Essa retomada foi muito fortalecida pela cena da Espanha, que ajudou a trocar a imagem do gim tônica tradicional, em copo longo, para uma versão mais contemporânea, servida em taça e cheia de gelo", diz ele.

Yvy Mar, da nova geração de gins brasileiros (foto: Tales Hidequi/ divulgação)

Brazilian dry gin
O gim é uma bebida associada à tradição inglesa, tanto que os mais prestigiados seguem o estilo "London dry gin". Marco explicou que a trilogia Yvy tem como base essa tradição mas, por ser feita no Brasil, o Yvy está sendo categorizado como "brazilian dry gin". Para se chegar à combinação botânica que caracteriza o Yvy, foi necessário mais de ano de estudos, provas e degustações, além da consultoria de dois feras no assunto, Darren Rook, fundador da London Distillery e Ryan Chetiyawardana, o "Mr. Lyan", barman e dono de bar mais premiado da Inglaterra. "A gente não queria fazer só um gim nacional, a gente queria fazer um gim que as pessoas quisessem beber. Então, se quiser tomar um gim tônica, vai ficar ótimo, um negroni, um dry Martini, também… É bem versátil e vibrante", define Marco.

Como os gins podem variar muito em aroma de acordo com o que cada produtor acrescenta para dar seu toque pessoal (são dezenas e dezenas de botânicos que podem ficar bem no gim), é preciso escolher a receita de drink com cuidado, de acordo com o perfil sensorial de cada bebida.

Para o seu Carnaval, deixo com você três receitas: a base para um gim tônica clássico, para fazer com o tipo de gim que você mais curtir, e duas receitas exclusivas que Marco de la Roche passou pra gente com o Yvy Mar. Prepare o seu, aumente o som e bora sambar:

Gim tônica, drink clássico (foto: divulgação)

Gim tônica clássico
1 parte de gim (50 ml)
2 a 3 partes de tônica (100 a 150 ml)
1 rodela de limão
Gelo a gosto

Coloque o gelo numa taça grande e bojuda, adicione o gim, a tônica e a rodela de limão. Misture e sirva em seguida, sem canudo. Mais fácil, impossível!

Como ensina Marco, é preciso basicamente três itens para o gim tônica funcionar: gim e tônica (claro) e um cítrico. "Pode ser uma rodela de qualquer limão", diz ele. Não pode ser suco, e sim, fatia. A partir daí, você pode incrementar o coquetel com outros sabores e aromas, tais como: ervas (folha de manjericão, hortelã, capim-limão), flores e raízes (gengibre, hibisco, rosas), especiarias (bagas de zimbro, cardamomo, um pedaço de canela, alguns cravos…). "Esses são os mais comuns e que vão dar bom resultado", afirma o expert. Pode acrescentar uma fatia de pepino também, fica bem refrescante.

Serve qualquer tônica? Para Marco, é difícil ter uma tônica de baixa qualidade. A dica é: compre as que encontrar disponíveis no mercado e escolha a sua favorita. Mesmo as tradicionais e simples funcionam bem.

E, se estiver criando sua própria receita, o tiro certeiro é acrescentar limão, nunca dá errado. Outro ingrediente que funciona bastante com gim é hortelã. Um drink clássico, chamado de South Side, leva gim, açúcar, limão e hortelã, só colocar tudo na coqueteleira, bater com gelo, coar e servir na taça de martíni.

Abaixo, mais duas receitas classudas do mixologista, se quiser impressionar sua companhia no Carnaval:

Elderflower G&T

60 ml de gim Yvy Mar
120 ml de água tônica
5 ml de xarope de flor de sabugueiro (dá para achar pronto em lojas de importadas, procure por "elderflower")
1 folha de sálvia
1 fatia de limão siciliano
Gelo a gosto

Em uma taça grande e bojuda, coloque os cubos de gelo, acrescente o gim, o xarope de flor de sabugueiro e mexa. Complete com água tônica, mexa novamente e finalize com uma folha de sálvia e uma rodela de limão-siciliano. Sirva sem canudo.

Da Rainha

60 ml de gim Yvy Mar
30 ml de suco de limão-cravo
20 ml de mel de jataí (abelha nativa brasileira)
Gelo a gosto

Em uma coqueteleira sem gelo, coloque os três ingredientes e mexa bem com uma colher bailarina para dissolver o mel. Na sequência, coloque cubos de gelo e bata vigorosamente. Coe duplamente para uma taça coupé previamente gelada. Finalize com um twist de limão-cravo e sirva sem canudo.

Você gosta de gim? Já conhecia os gins nacionais? Conta para mim qual é o seu drink favorito com essa bebida, estou no Facebook e no Instagram.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.