Topo

Procura um prato leve e saudável? Aprenda a fazer poke, direto do Havaí

Luciana Mastrorosa

17/03/2018 08h00

Estou sempre em busca de novas inspirações para minha cozinha e a mais recente veio do Havaí. Já ouviu falar em poke? Essa espécie de salada de peixe cru, típica do arquipélago norte-americano, me conquistou principalmente pelo frescor aliado à "substância" necessária para as principais refeições do dia a dia.

Em São Paulo, descobri que o poke virou moda recentemente, sendo o Mr. Poke, o pioneiro em trazer esse prato à cidade. No Havaí, é costume servi-lo como entrada ou prato principal. Por aqui, os restaurantes especializados o tratam mais como principal, mesmo. Hoje, é possível encontrá-lo até na área de alimentação dos shoppings. Acho ótimo, pois é um prato de bom preço, rico em peixe fresco e cheio de legumes, frutas e algas. Perfeito para quem quer evitar frituras ou comidas pesadas.

Para mim, à primeira vista, lembra muito o tirashi sushi japonês, aquele prato que coloca uma seleção de peixes crus sobre uma base de arroz. Mas as semelhanças acabam por aí, pois o poke vem com muitos ingredientes extras (pelo menos, No Brasil). Tradicionalmente, no Havaí, a base é arroz e a cobertura é de cubos de peixe cru bem temperados e apimentados. Aqui, a base pode ser arroz ou salada, com o peixe da cobertura acrescido de vários itens, como cogumelos, abacate, manga, pepinos. Dentre os pescados, os mais usados são atum e salmão fresco, mas há sempre opções vegetarianas. O tempero e os acompanhamentos são fundamentais para caracterizar o prato, que leva ainda um molho (shoyu, gotas de óleo de gergelim e até leite de coco) e, para finalizar, um toque crocante (algas, castanhas) e outro picante (gengibre, molho de pimenta), com o intuito de levantar o sabor do prato.

E o mais divertido é a facilidade de se reproduzir em casa. Fica perfeito naqueles dias muito quentes, em que a gente quer algo mais do que uma simples salada.

Aprenda a fazer o poke de atum

Conversei com Felipe Scarpa, sócio do Mr. Poke, que me contou ter resolvido trazer o prato para o Brasil após passar uma temporada surfando no Havaí. Assim nascia, em 2014, o Mr. Poke, em formato food truck. Hoje, já são duas lojas da marca na capital. Felipe conta que comia o prato quase todo dia durante sua viagem, porque o alimentava e era muito saudável, o deixava bem. Mais tarde, na Califórnia, Estados Unidos, viu que havia vários restaurantes especializados no prato, e, assim, a ideia de trazê-lo para cá cresceu até tornar-se realidade.

Fácil de fazer, o único cuidado com o poke é usar um peixe de extrema qualidade e sem nenhum traço de pele ou espinho. Além disso, o frescor dos demais ingredientes e a combinação de sabores – crocante, picante, salgado – é fundamental para o sucesso da receita.

Para o Menu do Dia, Felipe ensina o preparo do Ahi Poke, cujas estrelas são os cubos de atum fresco. A delícia leva também avocado, rico em gorduras de ótima qualidade, gengibre ralado, para mais picância e frescor, algas, cebola e cebolinha. Mas você pode acrescentar outros ingredientes a seu gosto, como pepino cru ou em conserva, crocantes de milho, gergelim tostado… Deu água na boca? Mãos à obra!

AHI POKE
Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 30 minutos (15 minutos para o arroz japonês + 15 minutos de preparo)

Ingredientes:

  • 120 g de arroz japonês (gohan) cozido
  • 120 g de atum fresco cortado em cubos
  • 1 avocado (abacate pequeno e de casca bem escura e rugosa) cortado em cubos
  • 10 g de gengibre fresco ralado
  • 50 g de macadâmia (tostada e amassada)
  • 1 folha de alga nori (cortada em tiras finas)
  • 10 ml de shoyu (molho de soja)
  • 5 ml de molho de pimenta tipo tabasco (se quiser apimentado – ou a gosto)
  • 15 g de cebola picada
  • 10 g de cebolinha verde picada

Modo de preparo:

Coloque no fundo de uma tigela individual o arroz japonês pronto. Esta é a base. Sobre o arroz, disponha o atum cortado em cubos, o avocado em cubos, o gengibre ralado, a cebola e a cebolinha picadas. Tempere com shoyu e molho de pimenta e misture tudo. Depois, finalize o poke com macadâmia crocante (tostada e amassada) e coloque a folha de nori por cima. Sirva em seguida.

Já provou poke? Qual o seu favorito? O meu é o de atum! Me conta tudo, estou no Facebook e também no Instagram.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.