Topo

Dia das Mães: 5 opções de presentes comestíveis e uma sobremesa incrível

Luciana Mastrorosa

10/05/2018 08h00

O bombom gelado do Ecully, em São Paulo, com chocolate amargo e geleia de framboesa (Crédito: divulgação)

Sua mãe adora uma novidade, curte comer coisas boas e que fazem bem para a saúde, além de, por que não, ser um tantinho natureba? Então, ela é das minhas! E merece muito mimo e boas mordidas gourmets. Tentando te ajudar a agradar sua mamma no próximo Dia das Mães, selecionei cinco presentes comestíveis (e uma sobremesa incrível) que podem ser dados individualmente ou fazer parte de um kit de delícias.

São também ricos em componentes que ajudam a manter a saúde, o bem-estar e o melhor de tudo: agradam o paladar e a alma. Procure bons fornecedores, de preferência nacionais, faça uma embalagem linda com carinho (usando materiais reutilizáveis, como um belo corte de algodão colorido, barbantes de algodão ou cerdas naturais, etc.) e capriche no abraço e no beijo. Mãe é tudo de bom, né? Vamos lá!

1 – Manteigas vegetais: amêndoas, amendoim, castanha de caju, coco
Mesmo se sua mãe for daquelas que amam manteiga tradicional, feita de leite de vaca, dê a ela a chance de experimentar essas delícias vegetais: manteigas com base em avelãs, amêndoas, amendoim, castanha de caju e até coco. Hoje em dia, existem diversas marcas especializadas no assunto, que usam apenas o ingrediente base para compor as manteigas, sem conservantes nem aditivos artificiais. As castanhas são ricas em gorduras boas e proteínas, além de trazer uma untuosidade deliciosa para qualquer prato.

Eu amo comer com pão integral bem rústico e quentinho, no café da manhã, ou colocar nas frutas, no bolo… A manteiga de coco também é excelente, tem uma textura única e dura muito tempo, mesmo fora da geladeira. Você encontra esses produtos em empórios e lojas especializados em produtos naturais. E é possível encontrar também misturas de avelãs e cacau com zero ou pouco açúcar e nenhum aditivo ou gordura que não seja a das castanhas.

2 – Fãs de chocolate: nibs e tabletes com alto percentual de cacau
Difícil encontrar uma mãe que não goste de chocolate. Que tal inovar desta vez e comprar tabletes e bombons com alto percentual de cacau, açúcar no ponto certo, nada de conservantes e pura manteiga de cacau? Se for orgânico, é um bônus, mas fato é que, hoje, existem inúmeras marcas investindo em produtos feitos com cacau nacional de excelente qualidade, cultivados por pequenos e médios produtores que utilizam pouco ou nenhum agrotóxico. Quanto maior o teor de cacau, mais o chocolate tem aqueles componentes que ajudam a trazer disposição, bem-estar e manter a juventude, como teobromina e antioxidantes, além de muitas vitaminas e minerais, como o magnésio.

Escolha tabletes e bombons puros, com castanhas ou recheios naturais de frutas, caramelo, flor de sal… Se ela gosta de cozinhar, você pode comprar também nibs (pedaços fermentados e torrados das sementes de cacau) e cacau em pó, sem açúcar adicionado, só os ingredientes puros. Esses produtos podem ser encontrados em lojas especializadas em chocolates finos ou mesmo em empórios focados em produtos naturais. Existem, inclusive, ótimas opções veganas, até de chocolate branco, e outras adoçadas com açúcar de coco. Ela vai amar!

3 – Azeites de oliva extravirgem da melhor qualidade
Já falei aqui dos inúmeros benefícios do azeite de oliva e, também, dos melhores óleos para cozinhar. Pois chegou a hora de sua mãe ter um azeite de oliva maravilhoso para chamar de seu. Não se preocupe com quantidade, o que importa aqui é encontrar um exemplar que seja realmente de qualidade e que tenha algo de diferente, que fuja do lugar-comum. Você pode escolher um azeite brasileiro para ela provar, por exemplo, ou ainda selecionar alguns tipos, importados ou não, que sejam feitos com variedades diferentes de azeitonas, resultando em perfis suaves, intensos, picantes…

Existem excelentes azeites italianos, portugueses, espanhóis e gregos no mercado. Se puder, invista em dois ou mais frascos pequenos para que ela mesma possa fazer a degustação e comparar. Sugiro complementar com um pão artesanal bem fresquinho, um potinho miniatura de flor de sal e tigelinhas de cerâmica, para as experiências terem ainda mais charme. Além do sabor maravilhoso, o azeite é rico em gorduras monossaturadas, excelentes para a saúde cardiovascular. Compre pela internet (a maioria dos azeites brasileiros tem e-commerce) ou em lojas de produtos gourmet (algumas vendem, inclusive, a granel, em garrafas de vidro de diferentes tamanhos e formatos).

4 – Café especial em grãos (e um moedor junto)
Sua mãe gosta de café? Então, você tem sorte. O Brasil tem alguns dos melhores cafés do mundo e hoje em dia nossos grãos de extrema qualidade ficam por aqui também, ricos em antioxidantes e compostos que fazem bem para o corpo e deixam a mente alerta. Escolha pacotes pequenos, em grãos, de diferentes terroirs – os de Sul de Minas costumam resultar em bebidas mais ácidas e perfumadas, enquanto os do Cerrado mineiro podem ser mais encorpados, com aroma intenso. Mas há também cafés maravilhosos do Espírito Santo, do Paraná, da Bahia e até de Rondônia.

Acompanhe o kit com um moedor de grãos, caso ela ainda não tenha, ou com um acessório para extrair o café de forma diferente do tradicional coador. French press, ou prensa francesa, é um dos meus métodos favoritos, pois não precisa de eletricidade nem de filtro de papel, além de ser um charme. Gosto muito das cafeteiras italianas estilo bialetti, que são lindas e, assim como a french press, também não precisam de energia elétrica nem filtro. Os grãos você pode achar em cafeterias especializadas, e os acessórios encontram-se nas cafeterias, em lojas de presentes finos e também pela Internet.

5 – Mel de abelhas nativas para adoçar
Difícil resistir a um bom mel verdadeiro, naturalmente perfumado e com uma textura única. Se sua mãe é fã desse produto, procure os produtores especializados em mel de abelhas nativas, mel cru e ainda os de floradas diferenciadas, como flor de angico ou de lavanda. Dentre os meles de abelhas brasileiras, eu amo o de jataí, um dos mais fáceis de encontrar. Além de ser uma delícia puro ou em sobremesas e até pratos salgados, o mel é considerado também antibacteriano, anti-inflamatório e um agente para auxiliar no fortalecimento pulmonar, combatendo tosses e agindo como expectorante. E, numa fatia de pão torrado de manhã, com um pouco de manteiga (normal ou de castanhas), é irresistível. Bons produtores já oferecem seus meles especiais em e-commerce, mas também vale a pena procurar em empórios gourmets e lojas especializadas em produtos naturais, assim como em feiras de orgânicos.

E a sobremesa? Vá de bombom com mousse e geleia de framboesa

Para completar, se você tiver tempo, sugiro também uma receita de sobremesa para oferecer à sua mãe no almoço de domingo. Originalmente, este doce se chama Bombom Diet, e é uma criação do restaurante Ecully, em São Paulo. É uma grande esfera de chocolate 72% cacau, recheada de mousse do mesmo chocolate e geleia de framboesa. Ou seja: uma bomba de antioxidantes, tanto do cacau quanto da fruta, além de conter gorduras boas e muitas vitaminas e minerais.

A receita do Ecully é focada em pessoas que não podem (ou não querem) consumir açúcar, mas, para ser mais democrática aqui, perguntei aos chefs da casa, Juliana Amorim e Guilherme Tse Candido, se poderia substituir o adoçante e eles indicaram açúcar orgânico. Além disso, o chocolate usado pode ser substituído por qualquer um acima de 70% de teor de cacau. O doce original, diet, segue no cardápio do restaurante, se quiser provar.

E aqui apresento o Bombom revisitado do Ecully, para você arriscar um doce lindo e incrível para sua mamãe. É uma receita sofisticada, que exige o uso de balança para se obter uma precisão maior dos ingredientes. Mas o resultado é de tirar o fôlego:

Bombom do Ecully (mousse de chocolate, geleia de framboesa e sablé)
Rendimento: 8 a 10 porções

Biscoito sablé:

  • 160 g de farinha de trigo
  • 20 g de gemas de ovo
  • 50 g de manteiga sem sal

Mousse de chocolate:

  • 175 g de chocolate 72% cacau (ou acima de 70%)
  • 150 g de leite integral
  • 133 g de creme de leite fresco batido
  • 10 g de gelatina em pó
  • 31 g de água fria

Geleia de framboesa:

  • 5 pacotinhos de polpa de framboesa congelada
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de açúcar orgânico (ou 5 pacotinhos de adoçante, se quiser a versão diet)

Para banhar:

  • 400 g de manteiga de cacau
  • 180 g de chocolate 72% cacau

Modo de preparo do biscoito sablé:

Bata a manteiga e as gemas na batedeira até homogeneizar. Incorpore a farinha e misture até obter uma massa uniforme. Abra a massa com o rolo, corte-a em 8 a 10 círculos e asse-as a 180°C ou até dourar.

Modo de preparo da mousse:

Ferva o leite e derrame sobre o chocolate picado. Reserve. Misture a gelatina a água fria e adicione à mistura de chocolate e leite, ainda quente. Deixe amornar e acrescente o creme de leite batido. Misture bem e reserve.

Modo de preparo da geleia de framboesa:

Ferva a polpa da fruta com a água e o açúcar e deixar reduzir até ficar com a textura de geleia. Se preferir a opção com adoçante, desligue o fogo e adicione o adoçante, mexendo bem. Se preferir, pode usar também uma geleia pronta de boa qualidade. Congele a geleia em forminhas de 1/2 esfera pequena. Junte duas para formar uma esfera inteira e reserve.

Montagem:

Em uma forma de esfera grande, coloque a mousse, encaixe uma bolinha de geleia congelada e complete com mais mousse na outra metade da esfera, formando um globo. Leve ao congelador até firmar. Enquanto isso, derreta a manteiga de cacau e o chocolate em banho-maria até amornar. Depois que as esferas estiverem congeladas, desenforme-as e banhe-as na mistura morna de manteiga de cacau e chocolate. Sirva em seguida, sobre o biscoito sablé.

Gostou das dicas? Espero que você tenha um lindo Dia das Mães, com muito amor e mesa farta. O que você pretende dar de presente para a sua mãe? Me conta! Estou no Facebook e também no Instagram.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.