Topo

5 tendências da Bio Brazil Fair 2018 para uma vida mais saudável

Luciana Mastrorosa

09/06/2018 08h00

Seleção de hortaliças orgânicas da Bio Brazil Fair 2018 (foto: divulgação)

O mercado de produtos orgânicos, veganos e naturais é uma tendência, aparentemente, sem volta. Que bom! Uma prova disso é o sucesso da Bio Brazil Fair | Natural Tech, que já está em sua 14ª edição e vai até este sábado, 9 de junho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi (corra, que ainda dá tempo de visitar!). Com espaço ampliado – antes, ocupava a Bienal do Ibirapuera – e mais de 500 expositores contra 410 no ano passado – a feira vem se concretizando como um lugar muito propício para conhecer as novidades para veganos e vegetarianos, consumidores de orgânicos e aqueles que optam por produtos alternativos para o dia a dia (cosméticos e inúmeros suplementos nutricionais, inclusive).

Visitei a feira pela primeira vez no ano passado (como relatei aqui no Menu do Dia) e, na edição deste ano, percorri todos os corredores do Anhembi logo no primeiro dia do evento, para conferir tudo com calma. Fiquei surpresa com a quantidade de pessoas de outras cidades (e estados) que vieram à Bio Brazil Fair para expor, comprar ou fazer parcerias. A maioria dos estandes comercializa os produtos tanto para o consumidor final quanto para empresários do ramo, com preços em geral com descontos. Por isso, vale bater perna e pesquisar.

A empreendedora sócio-ambiental Luana da Costa Preto veio de Araçoiaba da Serra, no interior de São Paulo, com seus parceiros comerciais para conhecer as tendências e garimpar novidades. Ela é idealizadora da Girassol Orgânicos, com serviço de entregas de hortifrúti e insumos artesanais veganos na região de Sorocaba. "Achei os produtos todos interessantes, gosto de ver as pessoas que frequentam o evento, é um pessoal mais aberto, mais consciente", diz Luana. Em julho, a empreendedora abrirá um empório com venda direta ao consumidor, também em Sorocaba. Por isso, estava pesquisando tudo o que fosse sustentável, de temperos a embalagens. "O mercado vem crescendo muito e isso é bom. A nossa ideia é que o orgânico seja mais acessível para todos, não só para a classe A", afirma. Com a quantidade de produtos sem agrotóxicos e sustentáveis que vi este ano no evento, me parece que essa onda veio para ficar.

Além das compras, a programação da Bio Brazil Fair inclui ainda palestras, workshops e painéis com diferentes temas, com personalidades das áreas de nutrição e saúde, como Bela Gil e Conceição Trucom. Neste sábado, o médico Eduardo Corassa fala sobre câncer e alimentação vegetariana.

Listei abaixo algumas tendências de alimentação e gastronomia que me chamaram a atenção, para você ficar de olho e provar:

Valéria Belomo, a Lella, com suas geleias artesanais sem conservantes (foto: divulgação)

Sem açúcar, com adoçantes naturais

Uma das coisas que mais me surpreendeu foi a quantidade de marcas focando em alimentos com adoçantes naturais, extraídos de plantas, como xylitol e taumatina (além da já conhecida stévia). Não sou grande fã de edulcorantes, mas me agrada saber que novas opções aparecem para quem tem problemas, de fato, com o açúcar ou quer reduzir seu consumo. Algumas marcas, como a Flormel, com sede em Franca, no interior paulista, oferecem uma linha inteira de bombons, guloseimas e confeitos de chocolate, coco e castanhas em que o açúcar da cana foi substituído por taumatina ou stévia. Dá para provar tudo no estande. E o sabor não deve em nada às tradicionais guloseimas açucaradas. As geleias da Lella Foods, de Atibaia, em São Paulo, são feitas à moda francesa, com mais fruta que açúcar. Mesmo assim, para a versão diet, a chef-proprietária Valéria Belomo também aderiu aos adoçantes mais naturais e desenvolveu sabores adoçados com xylitol, sem conservantes nem aditivos. Até a pectina é feita por ela, a partir da maçã.

Chocolates de origem 100% nacional(foto: arquivo pessoal)

Chocolates de origem e funcionais em alta

Até uns anos atrás, um chocolate já era considerado bom só pelo fato de não ter gordura hidrogenada. Hoje, quanta diferença! Os chocolates de origem estão super em alta, com linhas incríveis elaboradas com ingredientes diferentes, funcionais e naturais. O cacau nacional de origem foi muito valorizado na Bio Brazil Fair deste ano, com belos exemplares artesanais. A República do Cacau trouxe sua linha feita com o fruto do sul da Bahia. O 70% tem uma acidez maravilhosa que vi poucas vezes em chocolate nacional. Na lista de ingredientes, entram apenas amêndoas de cacau, açúcar demerara, manteiga de cacau e um percentual mínimo de lecitina de soja (0,3%). Ou seja, zero conservantes, corantes e aromatizantes e um show de antioxidantes. Da Chocolife, conhecida por apostar nos tabletes funcionais, uma novidade vai agradar em cheio aos veganos: chocolate branco elaborado com leite de coco e adoçado com maltitol, eritritol e stévia – todos edulcorantes naturais.

Variedade de orgânicos na Bio Brazil Fair 2018 (foto: arquivo pessoal)

Plante você mesmo seus orgânicos

Como em todo evento de orgânicos que se preze, as hortaliças e frutas reinaram, com diversos produtores expondo suas colheitas e os produtos feitos com elas. A novidade é que, para os fãs da agricultura sem agrotóxicos, o incentivo para plantar sua própria horta (mesmo que em pequenos espaços) está cada vez maior. Vamos aproveitar o espaço, gente! Mais comida, menos guerra. A Isla Sementes é um dos estandes mais concorridos nesse quesito, com destaque para o kit "minha horta", pensado especialmente para quem nunca plantou nem um grão de feijão no algodãozinho. Também está com uma linha especial com sementes de diversos legumes especiais, como couve-flor roxa e flores comestíveis.

Macarrão sem trigo, mas com arroz, feijão, banana…

Se você tem problemas com glúten e ama macarrão, dê uma chance às massas alternativas de diversos produtores que estão expostas na feira. No estande da Pira na Banana, o talharim é elaborado com banana verde e linhaça dourada. Provei também uma caponata (uma espécie de antepasto) feita com casca de banana verde, óleo e condimentos, sem conservantes. Divina! Na Casarão, o forte são os macarrões feitos de arroz. A base é essa, mas a linha gourmet inclui massas secas que, além do ingrediente principal, ganham combinações de sabor como beterraba, banana verde e pimenta caiena ou ainda espinafre, berinjela e pimenta chilli. Opções muito boas (e lindas, todas coloridas) para celíacos ou algum tipo de intolerância ao glúten. Na FitFood, os espaguetes são à base de feijões, como azuki ou preto, também zero glúten (e, ainda, ricos em fibras).

O reinado do ghee e dos produtos artesanais

Nunca vi tantas opções de ghee quanto nesta Bio Brazil Fair. Essa espécie de manteiga clarificada, muito usada na medicina ayurvédica, está caindo no gosto de mais pessoas por ser naturalmente isenta de lactose (graças ao seu processo de fabricação), pela sua cor dourada e também por seu sabor amendoado e sedoso. A Madhu Funcional, de Blumenau, em Santa Catarina, prepara o ghee segundo a receita original indiana e oferece desde a versão tradicional até as que levam aromas e sabores naturais, como ervas finas, canela, alecrim, sal do Himalaia e ainda o massala indiano – considerado um alimento termogênico (ajuda a queimar calorias). Além disso, as manteigas de castanhas estão completamente em alta, com opções em muitos estandes diferentes. Tem de amendoim, macadâmia, com sal, com cacau, de girassol… Na Castanharia, a linha é bem completa, com destaque para o sabor delicado da pasta de amêndoas e da que leva também avelã e cacau, adoçada com melado de cana. No mundo dos artesanais, vale mencionar também o vinagre vivo, feito de maçã, da Vinagre Montes Verdes, de São Pedro, no interior paulista. Seguindo a tradição dos vinagres europeus, é 100% natural, cru (ou seja, não pasteurizado) e muito delicado no paladar. Útil não só para a cozinha, mas também para a manutenção da saúde, pois contém vitaminas, minerais e polifenóis.

A linha de cosméticos orgânicos, veganos e naturais está muito ampliada na Bio Brazil Fair 2018 (foto: divulgação)

Enfim, são mais de 1500 lançamentos na edição deste ano da Bio Brazil Fair, por isso acabei fazendo um painel rápido de tendências que se destacaram para mim. Mas fique de olho também nos cosméticos veganos e orgânicos, como batons, sabonetes artesanais, pastas de dentes sem flúor, xampus e cremes de tratamento; nos suplementos de todos os tipos e formulações, inclusive opções próprias para veganos (não esqueça da B12!); nos chás e ervas com funções fitoterápicas; nas linhas de produtos de limpeza que não impactam no ambiente; e, também, nos produtos aromáticos para diversas finalidades, como óleos essenciais puros, florais e incensos artesanais.

Você foi ou vai à Bio Brazil Fair este ano? Conte o que achou! Estou no Facebook e também no Instagram.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.