Topo

Seu pai é vegetariano? Aprenda 4 receitas especiais para fazer no dia dele

Luciana Mastrorosa

11/08/2018 04h00

Foto: Tadeu Brunelli/Divulgação

Comer em família é uma das atividades mais gostosas e uma ferramenta muito importante para o fortalecimento de vínculos e manutenção da cultura alimentar, como defende o Guia Alimentar para a População Brasileira, que sempre menciono aqui. Em ocasiões especiais, como o Dia dos Pais, os restaurantes costumam estar sempre cheios. Que tal fugir das filas e cozinhar em casa, para seu pai e toda a família?

Pensando nos pais vegetarianos, trago aqui algumas sugestões de receitas e preparos sem carnes. Afinal, como mostra a pesquisa do IBOPE Inteligência, de abril deste ano, 14% da nossa população se declara vegetariana. A quantidade de pessoas que deixam de comer carne, peixes e aves parece ser uma tendência global.

Se seu pai faz parte dessa estatística, aproveite o domingo preguiçoso para preparar as delícias que ensino a seguir. Selecionei quatro receitas diferentes, de petiscos a pratos mais elaborados, todas vegetarianas. Veja como preparar o arroz da foto acima e outras opções:

Arroz 7 grãos com abóbora japonesa e azeite trufado, do General Prime Burger

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
500 g de arroz 7 grãos
150 g de abóbora japonesa cortada em cubos, com a casca
100 g de vagem
20 g de semente de abóbora seca, sem casca
20 g de semente de girassol seca, sem casca
60 g de damasco picado
50 g de nozes picadas
Azeite de oliva trufado a gosto
Manjericão e alecrim a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Água quanto baste

Modo de preparo:
Cozinhe o arroz com água e sal até ficar macio (siga as instruções da embalagem para a quantidade de água). Reserve. Asse a abóbora com sal, azeite e alecrim. Reserve. Cozinhe a vagem francesa com água e sal. Escorra e reserve. Em uma tigela, junte o arroz, a abóbora e a vagem com o restante dos ingredientes. Tempere com azeite trufado (ou azeite de oliva extravirgem, se preferir), corrija o sal e finalize com o manjericão. Sirva em seguida.

Mexican style (milho picante com parmesão e maionese de alho), do Me Gusta

Foto: Divulgação

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

6 espigas de milho
300 g de queijo parmesão ralado de boa qualidade
5 colheres (sopa) de páprica picante
2 ovos
Suco de 1 limão
1 colher (sopa) de alho picado
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
Sal e óleo a gosto

Modo de preparo:
Para a maionese de alho, bata no liquidificador os ovos, o suco de limão, o alho picado, a mostarda, o azeite e o sal. Com o liquidificador ligado, vá adicionando, pela tampa, o óleo em fio, até a mistura engrossar e ficar com a textura de maionese. Reserve. Misture o parmesão com a páprica. Na hora de servir, passe o milho cozido na maionese de alho e, na sequência, na mistura de parmesão e páprica picante.

 

Terrine de tomates frescos e mozzarella de búfala, do Petit Comité Buffet e Rotisserie

Foto: Tadeu Brunelli/Divulgação

Rendimento: 12 a 15 porções

Ingredientes:

12 tomates maduros firmes
1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva
2 cebolas médias
1 colher (sobremesa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
2 pacotinhos de gelatina incolor
120 g de cream cheese em temperatura ambiente
200 g de mozzarella de búfala bolinha cortada em fatias finas
Água quanto baste

Modo de preparo:

Mergulhe os tomates em água fervente por 3 minutos. Escorra e passe-os por água fria. Retire a pele e as sementes dos tomates e corte a polpa em cubinhos. Acrescente o azeite e leve ao forno médio por 30 minutos, para secar um pouco. Separe o líquido obtido e reserve os tomates. Bata a cebola no liquidificador com o suco dos tomates previamente reservado. Coloque a mistura em um panela e leve ao fogo baixo, com o sal, o açúcar e a pimenta-do-reino. Deixe ferver até engrossar um pouco. Adicione a gelatina, mexa bem e retire do fogo. Acrescente os tomates reservados, deixe esfriar e leve à geladeira para firmar levemente, porém sem endurecer. Unte uma forma média para pudim com azeite de oliva e acrescente metade da mistura dos tomates. Esparrame por cima, delicadamente, metade do cream cheese. Em seguida, coloque as fatias da mozzarella, pressionando um pouco. Espalhe o restante do cream cheese e, por fim, o restante dos tomates. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas (de um dia para o outro seria ideal). Desenforme a terrine e sirva-a com folhas verdes e molho de salada à base de azeite, limão e mostarda.

Veggie burger, do Burger Happens

Foto: Divulgação

Rendimento: 2 porções

200 g de falafel do chef feito em forma de hambúrguer
2 colheres (sopa) de maionese verde artesanal
4 fatias de queijo prato
2 colheres (sobremesa) de cebola caramelizada na cerveja preta com shoyu
2 fatias de tomate
12 folhas de rúcula
2 colheres (sobremesa) de molho de coalhada com wasabi
2 pães de hambúrguer (tradicional ou brioche)

Modo de preparo:
Para a cebola caramelizada: corte 1 cebola em cubos e coloque-a em uma frigideira com 3 colheres (sopa) de molho inglês, 5 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu), 6 colheres (sopa) açúcar e 300 ml de cerveja preta. Deixe cozinhar em fogo baixo até caramelizar. Reserve.

Para o falafel do chef: deixe 100 g de grão-de-bico em um recipiente coberto com água, na geladeira, de um dia para o outro. No dia seguinte, escorra a água e coloque o grão-de-bico num processador com 50 g de tremoço e 50 g de castanha de caju. Adicione 1/2 cebola picada, 1 dente de alho picado, 2 colheres (sopa) de molho de soja, 2 colheres (sopa) de molho inglês, 1 colher (sopa) de cominho em pó, 1 colher (sopa) de coentro, 1 colher (sopa) de páprica doce, azeite, salsinha, sal e pimenta-do-reino a gosto. Bata tudo até obter uma massa homogênea. Depois, molde a massa em formato de hambúrguer (cada disco com 100 g cada) e frite em imersão, no óleo quente. Escorra em papel-absorvente e reserve.

Para o molho de coalhada com wasabi: coloque num recipiente 1 colher (sopa) de coalhada seca, 1 colher (chá) de wasabi, azeite e sal a gosto. Misture até o molho ficar homogêneo. Reserve.

Montagem: corte o pão ao meio e toste as partes internas em uma frigideira (se preferir, coloque um pouco de manteiga clarificada para deixar mais dourado). Depois de selar os pães, aqueça o queijo na frigideira para ficar crocante. Na metade de baixo do pão, coloque a maionese, a cebola caramelizada e o tomate. Em seguida, disponha o hambúrguer de falafel frito e, sobre ele, ponha o queijo crocante. Acrescente as folhas de rúcula, o molho de coalhada com wasabi e cubra com a parte de cima do pão. Sirva em seguida.

E você, qual o seu prato vegetariano favorito? Conte para mim! Estou no Facebook e também no Instagram.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.