Topo

Brinde sem álcool: veja como preparar drinques refrescantes no Réveillon

Luciana Mastrorosa

29/12/2018 04h00

Celebrar o Ano Novo sem um drinque na mão é quase impensável. O clima de calor, festa e pessoas especiais reunidas pede uma bebida especial. Mas o brinde não precisa ser alcoólico. Com algumas alternativas saudáveis e muito gelo, dá para improvisar bons coqueteis de forma mais leve — assim, até as crianças e gestantes podem consumir.

Pensando nisso, preparei algumas dicas especiais para você criar preparações em casa. A ideia é abusar de frutas (e até alguns legumes) e escolher uma base saudável para ter, além de uma bebida deliciosa, os benefícios dos ingredientes envolvidos no preparo.

Escolha a sua base

O primeiro passo é pensar na base. No caso das bebidas alcoólicas, é normal ter uma bebida que se destaque, como cachaça, vodca ou gin. Para os coqueteis sem álcool, você pode usa desde água com gás gelada ou club soda até opções com mais sabor, como água de coco e kombucha – chá fermentado, rico em probióticos micro-organismos "do bem" que reforçam a imunidade (aprenda a fazer o seu aqui).

Outra opção é usar o chá gelado, como o preto, o mate e o verde, sem açúcar e acrescentar uma boa dose de antioxidantes à bebida. Os sucos de frutas, legumes e folhas também podem servir de base ou fazer  parte da combinação com outros elementos, só certifique-se de fazer um suco diluído, pois ninguém quer uma vitamina na hora do brinde, né?

Coloque agentes de sabor

Uma vez escolhida a base, chegou a hora de selecionar os saborizantes dos drinques. Uma simples água com gás, com pedras de gelo, já tem o sabor totalmente realçado com o uso de ramos de ervas frescas, principalmente a hortelã, o manjericão, o alecrim e o capim-limão (nesse caso, dê uma macerada nas folhas para o capim-limão liberar mais seus óleos essenciais).

Além de trazer sabor e perfume, essas ervas deixam o coquetel mais bonito e trazem vantagens extras. O alecrim tem ação anti-inflamatória e antisséptica e ainda ajuda a proteger o fígado; a hortelã é rica em antioxidantes e tem ação analgésica, refrescando também o hálito e ajudando a digestão; o manjericão tem uma poderosa ação anti-inflamatória, enquanto o capim-limão é naturalmente calmante e também dá uma força na digestão.

Para acrescentar ainda mais sabor e cor, use xaropes naturais à base de sucos de frutas e açúcar demerara, como o de jabuticaba, o de uvas pretas e o de romã. Os xaropes e caldas à base dessas frutas são ricos em polifenóis, que ajudam a manter a saúde cardiovascular e também a combater o envelhecimento precoce. Veja neste post como preparar seu xarope artesanal de frutas.

Além desses itens, use e abuse das frutas frescas, como rodelas de limão e de laranja, para um sabor ácido delicioso (e fonte de vitamina C), manga, morangos e cerejas, uvas sem caroço, polpa de maracujá fresco… Todas elas agregam diversas vitaminas e minerais, além de trazerem o benefício dos antioxidantes e das fibras. O maracujá ainda tem a vantagem de controlar o colesterol e a glicemia. Se gostar de sabores mais neutros, aposte também em alguns legumes para complementar os drinques, como rodelas bem finas de pepino, com casca e tudo, super refrescantes.

Aposte nos gelos diferentes

Um bom drinque precisa de gelo, e você não precisa se limitar apenas aos tradicionais cubos de água congelada. Enriqueça as possibilidades preparando gelo de água de coco e de suco de maracujá bem concentrado, ou ainda coloque pedacinhos de frutas e folhas de ervas para congelar nas forminhas, junto com a água.

Assim, ao derreter, elas vão liberando os pedaços, trazendo mais sabor ao drinque. Se você gosta de Bloody Mary, prepare gelos de suco de tomate, sempre usando frutos frescos, que são fonte de licopeno, considerado um dos mais potentes antioxidantes, com ação anti-câncer.

Frutas pequenas como morangos, framboesas, uvas e cerejas também podem ser congeladas para depois serem adicionadas aos drinques como gelo. Outra opção interessante é adicionar um picolé inteiro, de preferência caseiro, para gelar a mistura enquanto derrete aos poucos. Veja como fazer sorvetes e geladinhos artesanais aqui.

Precisa adoçar?

Adicionar ou não algum agente adoçante, como açúcar, mel ou melaço de cana, vai do gosto de quem prepara o drinque. Eu, particularmente, prefiro as bebidas menos doces, então basta um dedo de xarope artesanal para trazer a doçura de que preciso, além das frutas e outros itens já naturalmente adocicados.

Adoçado ou não, o importante é que o drinque seja preparado pouco antes de beber, para que esteja o mais fresco possível, sem dar tempo para as frutas oxidarem. Assim, vale preparar tudo com antecedência e montar um pequeno bar, já com as frutas, legumes e ervas limpas, os gelos em um recipiente adequado e as bebidas de base geladinhas. Depois, é só curtir e celebrar o Ano Novo, com tudo o que a festa tem de bom.

O Bar Diniz, no Alto da Boa Vista, em São Paulo, dividiu com o Menu do Dia duas receitas de drinques sem álcool, ricas em frutas e especiarias, veja como preparar:

Detox do Diniz, do Bar Diniz

 

 

 

 

 

 

 

 

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de suco de gengibre
  • 1 colher de sopa e meia de suco de limão tahini
  • 1 colher de sopa e meia de xarope de hibiscus
  • 2 colheres e meia de suco de laranja
  • Pedras de gelo a gosto
  • Folhas de hortelã para decorar

Modo de preparo:

Misture tudo em uma coqueteleira com pedras de gelo. Finalize com hortelã e sirva. Adicione mais gelo, se preferir.

 

Ponche São Benedito, do Bar Diniz

 

 

 

 

 

 

 

 

Ingredientes:

  • 1/4 de copo americano de laranja
  • 1/4 de copo americano de limão
  • 2 colheres de sopa de calda de cereja
  • Maçã picada a gosto
  • Morango picado a gosto
  • Pedras de gelo a gosto
  • 2 cerejas
  • 1 ramo de hortelã
  • 1 anis estrelado
  • 5 cravos
  • 1 pau de canela

Modo de preparo:

Misture tudo em uma coqueteleira, menos as especiarias. Coloque no recipiente de servir e finalize com o anis estrelado, os cravos e a canela em pau. Adicione mais gelo, se preferir.

Você costuma tomar drinques sem álcool? Qual é a sua receita favorita? Conte para mim! Estou no Facebook e também no Instagram.

Aproveito para desejar a você um Réveillon repleto de felicidade, saúde, amor e paz. Agradeço pelo carinho de sempre, em 2019 tem mais. Feliz Ano Novo!

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.