Topo

Precisa de mais proteínas na dieta? Aposte na planta ora-pro-nóbis

Luciana Mastrorosa

14/02/2019 04h00

Crédito: iStock

Muito conhecida e utilizada na culinária mineira, a ora-pro-nóbis é considerada uma planta alimentícia não-convencional (panc), pois nasce espontaneamente nos quintais e jardins de algumas regiões do país. Apesar de menos difundida e utilizada no Brasil todo, é uma verdura que merece atenção especial graças ao seu elevado teor de proteínas (chega a ter 25% desse nutriente em sua composição), o que pode fazer a diferença principalmente na dieta de vegetarianos e veganos.

De folhas verde escuras, com formato alongado, e espinhos finos no caule (que devem ser removidos), a ora-pro-nóbis é nativa no Sul, Sudeste e Nordeste do país. Suas folhas têm uma textura carnuda e macia, e dá para aproveitar também os seus frutos maduros, de formato bem redondo e amarelado.

Além do alto teor de proteínas, a ora-pro-nóbis também se destaca pelo seu conteúdo de vitamina C, um antioxidante que fortalece o sistema imunológico e evita o envelhecimento precoce; vitamina A, que atua sobre pele e cabelos; e minerais importantes para a manutenção da saúde, como o cálcio – fortalece ossos e dentes – e também ferro, que combate a anemia e é fundamental para a produção sanguínea. Outro mineral bastante presente nas folhas dessa verdura é o ácido fólico, importante para mulheres gestantes ou que estão pensando em engravidar, pois ajuda na formação do sistema nervoso do bebê.

Outro destaque importante da ora-pro-nóbis é seu teor de fibras elevado. Isso contribui para a saúde intestinal, evitando a formação de pólipos e outras doenças da região, como hemorroidas, além de fortalecer a microbiota. A quantidade de fibras também ajuda a trazer uma sensação maior de saciedade, auxiliando quem está fazendo de dietas para emagrecimento. Também tem características bioativas, como antioxidantes, que ajudam na prevenção das doenças crônicas não-transmissíveis, como diabetes, pressão alta e problemas cardiovasculares.

Uso culinário

Da ora-pro-nóbis se utiliza quase tudo na cozinha. As folhas podem ser preparadas tanto frescas e cruas quanto cozidas. Além disso, os frutos, também podem ser usados de diversas formas, em geleias, como disse mais acima, ou em sucos, musses, bebidas, sorvetes e sobremesas variadas.

Com as folhas desidratadas, é possível também preparar uma farinha muito rica nutricionalmente, que pode ser usada para elevar o valor nutricional de pães, bolos, farofas, sopas, ensopados e cozidos, tanto aqueles à base de vegetais quanto os que levam carne. Como a ora-pro-nóbis é barata e relativamente comum de encontrar em certas regiões do país, a farinha elaborada com suas folhas é uma alternativa importante para enriquecer a dieta de quem não pode ou não tem condições de consumir proteínas na quantidade indicada.

Tradicionalmente, a ora-pro-nóbis é preparada com frango ou simplesmente refogada com azeite ou algum outro tipo de gordura, alho e cebola. Salteadas dessa forma, as folhas podem ser usadas também como base para recheios de tortas (experimente misturar com castanhas picadinhas e queijos leves, como ricota ou muçarela), farofas, bolos salgados e também omeletes e suflês. Seu sabor delicado não briga com os outros ingredientes, combinando bem com os mais diversos tipos de temperos e alimentos. Na dúvida, prepare as folhas da ora-pro-nóbis da mesma forma que faria com a couve (porém, ela tem folhas menores, então nem precisa picar muito, a não ser que você goste assim).

Você conhece ora-pro-nóbis? Costuma usar essa panc na sua cozinha? Conte para mim! Estou no Facebook e também no Instagram.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.