Topo

Brunch italiano tem cannoli de beterraba e frittata de espinafre; aprenda

Luciana Mastrorosa

04/07/2019 04h00

Crédito: Istock

O brunch, como já comentei por aqui, é uma refeição que combina almoço ("lunch", em inglês) com café da manhã ("breakfast"). É uma delícia para os dias mais preguiçosos das férias, quando a gente acorda mais tarde e tem tempo para uma refeição longa, com pratos substanciosos que vão além do pão e café típicos do desjejum. Em geral, o brunch é associado a comidas norte-americanas, com muitos ovos, bacon, salsicha, carnes defumadas e até hambúrguer. No Antonietta Cucina, na capital paulista, a novidade é servir um brunch à italiana nos fins de semana, com foco em preparos típicos da Itália, muitos deles ricos em vegetais, cheios de sabor e nutrientes, especiais até para crianças. As receitas são do chef Antonio Maiolica.

Provei o brunch italiano da casa e trago aqui dois preparos para o Menu do Dia: frittata de espinafre e cannoli de beterraba. O primeiro é uma espécie de omelete recheada com folhas de espinafre, o segundo são rolinhos de massa à base de beterraba em pó, recheados com um creme de ricota e queijo de cabra fresco, leve e delicado no paladar, servido com brotos de beterraba. São pratos fáceis de fazer e que podem ser servidos não apenas no brunch, mas também no lanche da tarde ou até mesmo num café da manhã especial ou almoço rápido. Aproveite que o espinafre está na época, mais fácil de ser encontrado e mais barato.

A fritatta é excelente pois leva ovos, a verdura refogada em azeite, além de mozzarela de búfala e um toque de queijo parmesão. Ovos são ricos em proteínas e gorduras de boa qualidade, além de trazerem uma sensação de saciedade e contribuírem ainda com muitos minerais e vitaminas, como cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco e vitamina A (excelente para a saúde da visão). O espinafre é fonte de fibras e traz vitaminas C (mesmo depois de refogado) e do complexo B, e minerais variados (cálcio, magnésio, fósforo e ferro). Os derivados do leite, como a mozzarella de búfala e o parmesão, contribuem com cálcio, ótimo para fortalecer ossos e dentes. Só não vale exagerar no parmesão, que é rico em sódio.

No caso dos cannoli, a beterraba em pó que entra na massa, à base de farinha de trigo, é mais conhecida no mundo dos suplementos para quem pratica atividades físicas, geralmente misturadas em sucos, vitaminas e shakes, pois alguns estudos apontam que ela melhora a performance por favorecer a vasodilatação. Fornece carboidratos e é rica em fibras, além de contribuir com minerais como cálcio, que favorece os ossos, e potássio, que auxilia no controle da pressão arterial. A ricota e o queijo de cabra fresco são de fácil digestão e contribuem com bastante cálcio e proteínas.

Para acompanhar a refeição, vale apostar em bebidas como café, que ajuda a despertar e trazer disposição, ou mesmo sucos frescos. No brunch do Antonietta, oferece-se o drinque Mimosa, com espumante e suco de laranja. Em casa, se o dia estiver frio, vale apostar também no chocolate quente preparado com cacau em pó, rico em teobromina, que ajuda a trazer disposição e bem-estar. Faça a bebida com leite animal ou alternativas vegetais – chocolate quente com leite de amêndoas e uma pitada de canela fica irresistível!

Veja abaixo como preparar as receitas do brunch italiano do Antonietta Cucina:

Frittata de espinafre do chef Antonio Maiolica, do Antonietta Cucina, em São Paulo

Rendimento: 1 porção

Ingredientes:

3 ovos caipiras
40 g de folhas de espinafre orgânico
30 g de mozzarella de búfala
20 g de queijo parmesão
1 pitada de sal ou a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Folhas de espinafre cruas para decorar (opcional)
Azeite de oliva extravirgem quanto baste

Modo de preparo:

Coloque os ovos numa tigela e misture bem. Adicione o restante dos ingredientes e mexa. Em uma frigideira antiaderente, aqueça 1 fio de azeite de oliva extravirgem e despeje a mistura de ovos, queijos e espinafre. Cozinhe de um lado, em fogo baixo, por cerca de 30 segundos e vire a frittata. Deixe cozinhar por mais 2 minutos. Sirva com folhas de espinafre cruas. A receita pode ser dobrada ou triplicada de acordo com a necessidade.

Cannoli di caprino, do chef Antonio Maiolica, do Antonietta Cucina, em São Paulo

Rendimento: 25 cannoli

Ingredientes da massa:

250 g de farinha de trigo
1 ovo
30 g de beterraba em pó (farinha de beterraba)
30 g de manteiga sem sal
30 g de vinho do Porto (ou vinho tinto de boa qualidade)
5 g de sal (ou a gosto)
Óleo quanto baste para fritar
1 ovo extra para pincelar os cannoli
Açúcar de confeiteiro para decorar (opcional)
Brotos de beterraba para decorar (opcional)
Pistache moído para decorar (opcional)

Ingredientes do recheio:

150 g de queijo de cabra
150 g de ricota
Sal a gosto (opcional)

Modo de preparo do recheio:

Misture o queijo de cabra e a ricota. Acerte o tempero com sal, se desejar. Reserve.

Modo de preparo da massa e finalização:

Misture todos os ingredientes até obter uma pasta. Tampe a massa com papel filme e deixe na geladeira por 3 horas. Após esse período, retire a massa da geladeira, passe-a numa máquina de macarrão (ou abra-a com o rolo de massa, finamente), até obter uma espessura fina. Corte a massa com uma forma redonda e coloque os discos em canudos próprios para fazer cannoli. Bata 1 ovo com o garfo e pincele-o sobre os cannoli, para garantir que o canudo fique bem selado. Frite os cannoli em óleo quente e reserve em papel-absorvente, para remover o excesso de gordura. Deixe esfriar e recheie os canudinhos com a mistura de queijo de cabra e ricota. Se quiser, passe os cannoli no açúcar de confeiteiro e finalize passando as pontas dos cannoli em pistache moído. Finalize com brotos de beterraba e sirva.

Você já provou um brunch à italiana? O que achou? Estou no Instagram, me encontre por lá.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.