Topo

Quer inovar? Aprenda a fazer pãezinhos fáceis pro café da manhã

Luciana Mastrorosa

25/04/2020 04h00

Crédito: iStock

Nestes tempos malucos em que estamos vivendo de isolamento social muita gente tem se dedicado a fazer pão em casa. Receitas fáceis, receitas difíceis, cada um adapta ao tanto de tempo que tem.

Para o café da manhã, porém, há algumas alternativas de pãezinhos fáceis e que não tomam muitas horas. Algumas pessoas podem nem considerar que são pães, mas é fato que podem substituir, e bem, aquela fatia de pão de forma do mercado ou mesmo o pão fresco da padaria. São nutritivos, dá para fazer com o que tem em casa, fornecem energia e, o melhor de tudo, são muito saborosos!

Para ajudar você nessa tarefa, em particular no fim de semana, deixo aqui três ideias adaptadas, duas que vêm de fora, como crumpets e scones, e uma bem abrasileirada, a crepioca. As crianças amam muito, porque chegam à mesa quentinhos e podem receber recheios e coberturas variados. Vamos lá?

Scones

Já ouviu falar nesses pãezinhos rápidos, feitos com fermento químico? São muito populares na Inglaterra e você pode prepará-los de manhã mesmo, pouco antes do café.

Para começar, aqueça o forno a uma temperatura média, de 180 ºC. Então, misture 225 g de farinha de trigo (cerca de duas xícaras rasas) com 55 g de manteiga (um pouco mais de um quarto de tablete de 200 gramas). Se tiver balança em casa, melhor ainda. Misture os pedaços de manteiga com a farinha até virar uma farofinha. A farinha de trigo vai dar energia e a manteiga, além de gordura, fornece também vitamina A, fundamental para a visão. Então, acrescente, se gostar, um punhado de uvas passas ou outra fruta seca de sua preferência. Junte 150 ml de leite ou leite vegetal (com o de amêndoas fica ótimo), cerca de 3 xícaras pequenas de café.

O importante é a massa ficar boa para lidar com as mãos, sem grudar. Então, acrescente duas colheres de chá de fermento químico em pó, misture muito bem, e acrescente uma colher e meia de açúcar. Amasse a abra a massa em uma superfície plana polvilhada com farinha. Corte a massa com um copo ou um cortador redondo. Leve os scones para assar em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Se quiser que fiquem dourados, pincele-os com ovo batido e pode polvilhar com um pouco de sementes, como gergelim (eu amo, e é rico em cálcio) ou linhaça (fonte de ômega 3).

Leve ao forno e deixe crescer. Quando estiverem dourados e bem assados por dentro, retire do forno e sirva, quentinhos, com manteiga, requeijão, geleia… Fica incrível!

Crumpets

Mais uma receita fácil para o café da manhã, inspirada na culinária britânica. O crumpet nada mais é que uma panqueca menor e mais gorda, porém levedada com fermento biológico. Adoro porque é uma refeição quase completa, com farinha de trigo, que fornece energia para o dia, um pouco de leite, que garante gordura e proteína, e sabor demais.

Para fazer seus lindos crumpets, misture em uma tigela 1 colher de sopa de fermento biológico seco, daqueles granulados, junto com 1 colher de chá de açúcar e 1 xícara de chá de farinha de trigo. Isso vai ativar o fermento. Junte então 175 ml de leite morno (cerca de três quartos de xícara) e misture até obter uma massa lisa. Então, cubra a tigela e deixe fermentar por cerca de 20 minutos, para a massa crescer e começar a baixar.

Enquanto isso, numa outra tigela misture 75 ml de água morna (cerca de 1/3 de xícara) e 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio. Deixe dissolver bem e adicione essa mistura à massa, depois dos 20 minutos de descanso. Adicione ½ colher chá de sal, misture, cubra novamente e deixe descansar por mais 20 minutos. A massa deve ficar ligeiramente elástica, não muito seca, nem muito mole.

Para fazer os crumpets, aqueça uma frigideira ou uma chapa untada com manteiga ou óleo e disponha pequenas porções da massa, formando panquequinhas. Pode usar um molde redondo, se quiser um formato perfeito (eu faço sem e dá certo). Deixe a massa crescer até formar bolhas, então vire para dourar do outro lado. Cerca de 4 a 5 minutos são suficientes. Sirva os crumpets, de preferência, quentes, com geleia, requeijão cremoso, caldas, frutas, requeijão ou manteiga. Refeição completa.

Crepioca

Uma invenção brasileira, será? Fato é que a crepioca é minha receita de café da manhã predileta quando estou sem pão ou com vontade de algo diferente. É tão simples que tenho até vergonha de passar a receita! Basta misturar 2 colheres de sopa de polvilho doce, 1 ovo, 2 colheres de sopa de água e 1 pitada de sal. Eu gosto muito de coentro e outras ervas, frescas, então misturo na massa, junto com 1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora (sim, para o café da manhã, adoro!).

Mexa tudo muito bem até obter uma massa lisa e asse em uma frigideira untada com manteiga, óleo ou azeite, girando sempre, como uma omelete. Quando o líquido secar, vire a crepioca para secar do outro lado. Recheie com fatias de queijo muçarela ou outro recheio de sua preferência, dobre e sirva. Esta tem de ser consumida quente, senão fica mole. Mas minha filha gosta de qualquer jeito, mando até na lancheira. Bom apetite!

Você gosta de pãezinhos diferentes no café da manhã? Mande sua receita para mim? Estou no Instagram, me adicione por lá. Vou adorar testar sua receita!

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.