Topo

Moqueca de peixe com banana-da-terra, de Henrique Fogaça

Luciana Mastrorosa

27/04/2017 11h16

Aprenda a preparar esta "moqueca de peixe com banana-da-terra", do chef Henrique Fogaça, receita de seu livro "Um Chef Hardcore" (Edições Tapioca, R$ 95). O chef sugere usar pescada amarela, robalo ou namorado. No dia em que fui ao mercado, não havia pescada amarela nem namorado, e o robalo só era vendido inteiro e estava enorme. Improvisei usando cação, que estava bem fresco no dia, mas acredito que o resultado fique ainda melhor com os peixes indicados por Henrique, pois a textura é diferente. De toda forma, esta é uma receita saborosa, de sabores bem intensos e elegante para servir aos amigos, montada no prato como um verdadeiro Masterchef.

Foto Estúdio Gastronômico Luna Garcia/ Divulgação

Expectativa: moqueca de peixe com banana-da-terra do Henrique Fogaça (Foto Estúdio Gastronômico Luna Garcia)

MOQUECA DE BANANA-DA-TERRA, DE HENRIQUE FOGAÇA

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

Moqueca
5 g de alho picado
100 g de cebola roxa
50 g de pimentão amarelo
50 g de pimentão vermelho
50 ml de leite de coco
50 ml de creme de leite fresco
50 g de tomate pelado
20 ml de azeite de dendê
150 g de banana-da-terra
Óleo de soja
Manteiga de garrafa
Sal a gosto

Peixe
800 g de peixe (pescada amarela, robalo ou namorado)
100 g de castanha-do-pará
Sal a gosto
Azeite
Pimenta-do-reino a gosto

Farofa
80 g de cebola branca
50 g de manteiga
1 pimenta dedo-de-moça
100 g de farinha de mandioca crua (fina)
Manteiga de garrafa
Sal a gosto
Coentro a gosto para finalizar

Modo de preparo

Para preparar a moqueca, pique o alho, a cebola roxa, o pimentão amarelo e o vermelho e refogue em uma panela com óleo de soja.

Sempre mexendo, acrescente o leite de coco, o creme de leite, o tomate, o azeite de dendê e tempere com sal. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos.

Corte a banana em rodelas e leve ao fogo numa frigideira com um pouco de manteiga. Quando estiver dourada, passe a banana para a mistura de moqueca e reserve.

Tempere o peixe com sal, pimenta-do-reino e um pouco de azeite e doure-o em uma frigideira com azeite. Passe o peixe para uma assadeira, cubra com a castanha-do-pará picada grosseiramente, e leve ao forno por cerca de 8 minutos.

Enquanto isso, prepare a farofa: corte a cebola em pequenos cubos e leve ao fogo em uma panela com manteiga. Refogue até murchar um pouco, acrescente a pimenta dedo-de-moça cortada em rodelas e sem sementes, a farinha de mandioca, um pouco de manteiga de garrafa e tempere com sal. Misture bem e reserve.

Para servir, faça uma base no prato com a moqueca, coloque o peixe por cima e guarneça com a farofa. Salpique as folhas de coentro por cima.

Dica do chef: se for utilizar outro peixe, cuidado com a textura, pois cada peixe tem um tempo de preparo diferente.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.