Topo

Comprou um monte de verduras e legumes e não sabe o que fazer? Veja dicas para evitar o desperdício

Luciana Mastrorosa

05/05/2017 12h49

Dia de feira a gente às vezes exagera e acaba comprando coisa demais, aproveitando tudo aquilo que está com preço bom. O ideal, mesmo, é comprar só o que se vai utilizar, porque desperdício não dá. Mas, se você errou na mão e acha que não vai dar conta, algumas medidas simples podem ajudar a preservar e aproveitar os alimentos por mais tempo, evitando que se percam (e mofem) no fundo da geladeira. Lembre-se: mais de um bilhão de toneladas de comida vai para o lixo, no mundo, a cada ano, segundo a FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Siga nossas dicas e não faça parte das estatísticas:

Lave tudo logo que chegar em casa
Para começar, a dica fundamental: processe tudo o que puder no mesmo dia da compra. Ou seja, lave, higienize e seque o que for possível e, só então, armazene adequadamente. Essa medida vale, principalmente, para verduras e legumes. Algumas frutas mais delicadas, como morangos e figos, podem ser lavadas só na hora de consumir.

Cuide da sua salada
Verduras folhosas, como alface e brócolis, estragam mais rápido que os legumes. Depois de higienizadas e secas, as folhas que se comem cruas, em saladas, podem ser colocadas em saquinhos plásticos novos e próprios para esse fim e armazenadas na parte inferior da geladeira. Melhor ainda é guardar tudo em potes plásticos com tampa, com uma ou duas folhas de papel absorvente sobre elas. Assim, as verduras ficam fresquinhas e duram até uma semana – salada fácil à prova de preguiça. E, se você procura um "highlander" das folhas, compre acelga: dura uma eternidade e fica uma delícia tanto em salada quanto refogada.

Ervas no gelo
Não tenho uma estatística formal sobre isso, mas apostaria que as ervas frescas são as que mais se perdem na rotina doméstica. Se você não tem uma hortinha em casa, o melhor a fazer é lavar bem os ramos e talos, secar com um pano de prato limpo (ou numa secadora de salada) e guardar em potes plásticos com tampa e papel absorvente. Salsinha, cebolinha, coentro e folhas de salsão e erva-doce duram mais desse jeito. Você pode também colocar as ervas – como tomilho, alecrim e manjericão – em forminhas de gelo com um pouco de azeite. Assim, na hora de fazer um refogado, é só pegar um cubinho, que já vem com tempero junto. Sobrou louro fresco? Pendure num canto limpo, seco e à prova de insetos na sua cozinha. Quando secar, guarde as folhas num pote de vidro e use quando precisar.

Cozinhe e guarde para usar depois
Brócolis, espinafre, couve e couve-flor são os primeiros a estragar. Neste caso, o melhor a fazer é higienizá-los e, logo em seguida, separar os talos, folhas e flores aproveitáveis e cozinhá-los. O mais indicado é no vapor ou em panela com pouca água e uma pitada de sal. Não precisa exagerar no cozimento, senão eles perdem a cor (e os nutrientes). Milho verde também pode mofar se ficar muito tempo na geladeira: cozinhe logo que chegar em casa. Se não quiser comer na hora, só esfriar rapidamente e congelar. Já as raízes, como cenoura e beterraba, duram mais se forem mantidas em saquinhos abertos na gaveta da geladeira.

O freezer é seu amigo: congele tudo o que der
Um dos maiores aliados contra o desperdício de alimentos, aliás, é o freezer. Cozinhou feijão demais e não sabe o que fazer com o excesso? Congele. Fez caldo de legumes e quer usar depois? Congele! O mesmo vale para verduras, legumes e frutas. Mandioca, por exemplo, vai ao freezer crua, sem casca, e pode ser descongelada direto na água quente. Porém, nem tudo fica com uma textura boa depois de congelado. Como regra geral, verduras cruas não se congelam, mas brócolis, espinafre, ervilhas, vagens, couve e couve-flor ficam ótimos se forem para o freezer depois de aferventados e resfriados em água gelada – o famoso "branqueamento", de que os chefs tanto falam. Use sem moderação.

Fruta no suco, vitamina e sorvete
Morangos, banana, manga e frutas vermelhas são excelentes para ir ao freezer. Duram muito tempo, preservam cor e sabor e podem ser usadas para sorvetes rápidos ou vitaminas. Polpas de frutas batidas no liquidificador também congelam bem. Evite só as frutas cítricas. E sabe aquele suco verde que você adora? Fácil: só bater folhas de couve (limpas e higienizadas) no liquidificador com um pouquinho de água, até ficar um suco grosso. Não precisa nem coar! Coloque em forminhas de gelo, leve ao freezer e vá usando, gelinho por gelinho, no seu suco matinal com frutas frescas, água de coco, aveia.

Na dúvida, jogue no forno
Comprou uma abóbora inteira e não sabe o que fazer? Lave, corte em pedaços grandes e leve ao forno, com casca e tudo, coberta com papel-alumínio até ficar macia. Assar os legumes é uma maneira simples de evitar o desperdício, porque pode ser feito de maneira rústica e em grandes assadeiras, poupando trabalho. Batata-doce, batata comum, cenoura, cebolas, tomates e até repolhos cortados grosseiramente ficam ótimos desse jeito.

Tudo vira sopa
Alguns ingredientes a gente sempre tem em casa, como cenouras e batatas. Percebeu que vão estragar? Coloque na panela! Legumes e temperos simples, como cebola, alho e louro, já são suficientes para fazer uma sopa ou caldo bem saborosos. E ainda congelam superbem. Por fim, não se esqueça das aparas: casca de cenoura, talos de salsinha, salsão e cogumelos outros ingredientes que iriam para o lixo podem virar um caldo básico excelente para sopas e risotos.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.