Topo
Blog Menu do Dia

Blog Menu do Dia

Categorias

Histórico

5 misturas de temperos para dar um toque diferente às suas comidas

Luciana Mastrorosa

28/10/2017 08h00

Temperos fazem maravilhas pela comida! (Foto: iStock)

 

Todo bom cozinheiro sabe que o ajuste de temperos faz uma baita diferença no sabor (e na qualidade) de uma comida. Sal, ervas frescas e especiarias são os condimentos básicos para melhorar o paladar, trazer mais aromas e dar equilíbrio aos pratos. Existem diversas misturas especiais de temperos que ajudam muito nessa tarefa. Em vez de usar um único item, em uma pitada, você tem várias camadas de sabor! Selecionei abaixo cinco mix de temperos do mundo que são uma delícia e ajudam a deixar a comida do dia a dia com um toque diferente. E mais: por serem secos, duram muito tempo, basta armazenar em potes bem fechados, em local sem umidade. Eu gosto de deixá-los dentro do armário da cozinha (e não expostos na bancada), guardados em potinhos de vidro. Olha quanta opção bacana:

Ervas de Provence

Se você não gosta de sabores muito fortes ou exóticos, essa mistura de ervas da Provença, no sul da França, é excelente. Diz-se que, na cozinha tradicional dessa região, de forte influência mediterrânea, essas ervas são usadas há séculos, mas nem sempre de forma misturada, como encontramos hoje no mercado. Mas que é uma ótima ideia esse mix, é. A mistura tem sálvia, manjerona, tomilho, alecrim e orégano, basicamente. Todas as ervas entram secas. Eu já encontrei versões também com louro e, em alguns casos, com lavanda (mas esta eu acho menos básica, pois a lavanda tem um aroma floram bem particular). As ervas de Provence são excelentes para temperar de tudo: carnes grelhadas, porco, principalmente aves (no peito de frango e no frango assado ficam deliciosas), mas também sopas e ensopados. Não exagere, pois, como tem alecrim, o exagero pode deixar um gosto desagradável. Você pode comprar o tempero já pronto ou fazer o seu, misturando as ervas na proporção de acordo com seu gosto. Tome cuidado com o louro: prefira as misturas que tenham pedaços bem pequenos dessas folhas, caso contrário podem sobrar pedaços duros na preparação.

Cinq épices

As "cinco especiarias chinesas", mais conhecidas pelo nome em francês, "cinq épices", são menos famosas por aqui, mas não deveriam. São incríveis para temperar carne de porco, principalmente aquelas agridoces, com molhos grossos com mel ou melaço de cana. As tais cinco especiarias moídas são: pimenta de Sichuan, anis estrelado, canela da China, cravo e sementes de erva-doce. O resultado é um sabor doce, quente e picante, com um toque anisado. Não é preciso usar muito, uma pitada já contribui para deixar um aroma incrível na comida. Gosto de usar as 5 épices, além da carne de porco, também em ensopados com carne vermelha, ou para cozinhar almôndegas picantes.

Ras el hanout

Essa mistura de especiarias é típica da região do norte da África, e seu nome significa algo como "o melhor da casa". Sua fórmula básica varia bastante, a mais saborosa que usei até hoje tinha até pétalas de rosas. Para usar no frango assado em pedaços, legumes assados com manteiga ou azeite e algo adocicado, ou em ensopados de caldo grosso e carne desmanchando, como de cordeiro, é um tempero muito agradável. Uma receita boa mistura noz-moscada ralada, pétalas de rosas secas, canela, macis (a película que reveste a semente da noz-moscada), erva-doce, cúrcuma, pimentas vermelhas secas, flores de lavanda, cravos, pimenta-da-jamaica e cardamomo. O aroma desse mix de especiarias é algo de outro mundo! Como é um pouco picante, vá ajustando a quantidade de acordo com seu gosto.

Garam masala

Toda casa indiana que se preze tem uma caixinha de madeira com as joias da cozinha: as especiarias. E cada família tem sua receita de garam masala, um mix cheiroso que combina diversos temperos, usado para fazer cozidos de grãos, carnes grelhadas e com molhos, legumes picantes e perfumados, recheio de samosas (pasteizinhos) e uma infinidade de pratos – inclusive, vegetarianos. Assim como no caso do ras el hanout, o garam masala pode ter diversas fórmulas. Uma que gosto é esta aqui, que leva: cardamomo preto ou verde, canela, cravo, pimenta-do-reino, sementes de cominho e sementes de coentro. Algumas receitas incluem ainda noz-moscada e macis, para um perfume a mais.

Dukkah

Este mix, de origem egípcia, eu aprendi a usar com a chef Paola Carosella, em seu livro "Todas as Sextas" (editora Melhoramentos, R$ 139), que já comentei por aqui. É uma mistura singular de oleaginosas e especiarias, tudo moído junto, que fica uma delícia em inúmeros pratos – até num simples pedaço de pão com azeite. Leva nozes (ou outras castanhas, como pistache, pecãs), gergelim branco, sementes de coentro, sementes de cominho, sementes de erva-doce, sal e pimenta-do-reino. Gosto de usar para temperar saladas, legumes cozidos ou salteados, colocar como finalização de um purê de batatas ou mesmo no filé de frango grelhado. Se não encontrar pronto, faça em casa, misturando 1 xícara de nozes tostadas, 1/2 xícara de gergelim, 1 colher (sopa) de cada especiaria, 1 colher (chá) de pimenta-do-reino (ou ajuste de acordo com seu gosto), 1 colher (café) de sal (ou a gosto). Torre as nozes e o gergelim numa frigideira, e toste ligeiramente as especiarias em outra. Deixe esfriar, misture tudo e bata no processador ou amasse num pilão. Guarde num pote bem fechado, em local escuro, e use como tempero ou para comer puro, com pães, foccacia etc.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.