Topo

Sobremesas fáceis e saudáveis para aproveitar o máximo das frutas

Luciana Mastrorosa

27/02/2018 08h00

Crédito: iStock

Tem gente que torce o nariz quando a sobremesa tem apenas fruta, mas não precisa ser assim. Dá para usar essas maravilhas da natureza, ricas em fibras, vitaminas e minerais, como base para diversos doces mais leves e práticos para o dia a dia –de um simples creme batido com morango até papillotes ao forno com chocolate.

Além de ser bastante gostoso e saudável preparar sobremesas com esses ingredientes, essa também é uma forma ótima de evitar o desperdício. Quantas vezes você comprou bananas demais e jogou metade do cacho fora, né? Não jogue fora, faça compota!

Abaixo, levantei algumas ideias de sobremesas com frutas para o dia a dia. Nada complicado, apenas o básico para dar um colorido extra para as refeições, ainda mais para quem tem criança em casa e quer evitar as guloseimas industrializadas. Que tal?

Fruta combina com o quê?

Vamos falar a verdade: as frutas são os doces da natureza. Quem já provou uma manga colhida do pé, no ponto exato de maturação, sabe do que estou falando. É de um perfume e uma doçura tão intensos que não precisa de mais nada para ficar boa. Por isso, a primeira dica é: aproveite ao máximo as frutas que estão na época. Manga, melancia, melão, abacaxi bem docinho, uvas com e sem caroço, mexerica, caqui.

Use e abuse das frutas maduras como sobremesa, finalizando apenas com um toque aqui, outro ali, como um fio de mel, umas castanhas tostadas e picadas, raspinhas de limão ou chocolate, um pouco de canela em pó… Em geral, as frutas combinam muito com cremes, como chantilly, sorvetes e creme de confeiteiro. Morangos bem maduros são o melhor exemplo disso: puros, são deliciosos, mas com um pouco de creme batido… ficam divinos!

Especiarias e ervas frescas também fazem par perfeito com as frutas maduras. Pode fazer uma calda de açúcar com um pouquinho de manteiga e temperar com cravo, canela, noz-moscada, anis-estrelado, depois jogar essa calda quentinha sobre as frutas frias. Figos frescos ficam muito bons dessa forma, ainda mais se finalizados com folhinhas de hortelã ou tomilho. São pequenos detalhes que realçam o sabor natural desses alimentos.

Outra coisa que eu gosto de fazer é apenas caramelar um pouco fatias de frutas (gosto das mais azedinhas, como abacaxi, maçã ou até manga mais verde) na frigideira. O preparo é bem simples: derreta um pouco de açúcar com uma colher (chá) de manteiga e, se necessário, um tantinho de água. Quando começar a mudar de cor, adicione as fatias de frutas e deixe no fogo até ficar tudo douradinho. Sirva na sequência com um pedaço de queijo branco. Se você gostar de sabores contrastantes, faça peras carameladas desse jeito e sirva com um bom gorgonzola. É um sonho!

Geleias e compotas

As geleias e compotas são formas muitos simples para aproveitar as frutas, especialmente se você tiver excedente. Com bananas maduras, faço um doce molinho. Só colocar as bananas maduras e picadas numa panela, adicionar um pouco de água, suco de limão e açúcar a gosto. O suco de limão é imprescindível aqui, pois, além de deixar uma bem-vinda acidez, também ajuda a dar o ponto. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre, até obter um creme grosso. Eu gosto de comer assim mesmo, de colher, ainda quente. Mas fica bom também com queijo fresco ou meia-cura, um pouco de sorvete, nata fresca ou biscoitos de chocolate amargo bem crocantes.

Frutas duras e mais ácidas, como peras e maçãs, ficam boas em compota. Faça uma calda rala de água e açúcar temperada com cravos e cozinhe as peras pequenas, inteiras, até ficarem macias. Se gostar, pode acrescentar um pouco de vinho tinto. Na hora de servir, cubra a pera com chocolate amargo derretido e um pouco da calda. Na época de marmelo, gosto de prepará-lo assim também. O marmelo não é gostoso de comer cru, mas no doce ele se transforma: fica rosado, perfumado, azedinho e doce na medida. Vale investir.

Para fazer geleias, prefiro as frutas vermelhas, principalmente morango e amora. Como faço para consumo rápido, não sigo uma proporção muito precisa (mas você pode começar calculando o mesmo peso de fruta e de açúcar, por exemplo, e ajustar a doçura a partir daí).

No caso dos morangos, lavo bem as frutas, removo os cabinhos, e coloco os morangos numa panela com açúcar, um tantinho de água e gotas de limão. Cozinho em fogo baixo até obter uma geleia molinha e translúcida. Mesmo que o ponto não fique perfeito, não tem problema! Sirva essa geleia com iogurte natural na hora da sobremesa, em potinhos de vidro (primeiro uma camada de geleia, depois o iogurte por cima e, por fim, algumas folhas de hortelã fresca e pistache picado para finalizar). Se gostar, pode finalizar com mais frutas frescas, tanto as vermelhas como as cítricas (tire a pele dos gominhos de tangerina ou de laranja, para ficar mais delicado e menos amargo).

Farofas e coisinhas crocantes

Além dos cremes e das especiarias, as frutas também combinam com farofas doces e castanhas crocantes picadinhas. Nessa linha, uma das sobremesas mais fáceis de fazer é o crumble. Basicamente, você precisa saltear as frutas numa frigideira com um pouco de açúcar e especiarias, até ficarem macias e soltarem um pouco da água. Então, é só colocar essa mistura numa tigelinha refratária untada com manteiga e, por cima, finalizar com uma crosta de farofa doce (feita com farinha, açúcar e manteiga douradas no fogo até tostar).

Feito isso, leve o crumble ao forno só para dourar um pouco a cobertura e sirva quente. Há mil formas diferentes de fazer essa receita, mas eu curto essa versão bem simples, com ingredientes que geralmente todo mundo em casa. Acho divertido fazer crumble vermelho (amora, morango, framboesa, cereja), amarelo (ameixa, pêssego, abacaxi, manga), ou branco (maçã, pera, banana). Use a combinação de frutas que mais lhe agradar. Você pode usar outra farinha também, além da de trigo, ou fazer um mix das farinhas que costuma usar. Vale colocar aveia, farinha de coco, de amêndoas, etc. O açúcar pode ser tanto o tradicional quanto o de coco e o mascavo. Só a manteiga que eu mantenho, porque adoro essa combinação, mas use a gordura que achar melhor para você.

Outra opção é cobrir as frutas com uma farofinha feita apenas de castanhas torradas e picadas para fazer o crumble. Valem nozes, pistache, amêndoas, avelãs e castanha de caju. Como elas são gordurosas, use uma camada bem fininha, para não ficar enjoativo, e dê um toque de bebida alcoólica nas frutas salteadas. Finalize com raspinhas de limão, que trazem perfume e frescor.

Tortas abertas e fechadas

Uma base de massa crocante com frutas frescas em cima já é uma sobremesa e tanto. Dá para fazer essa base crocante com tudo: biscoitos tipo maisena moídos e misturados com manteiga derretida (ou óleo de coco), um pedaço de massa folhada assado e crocante, ou mesmo as massinhas mais tradicionais, com farinha de trigo, manteiga, açúcar e uma pitada de sal. Eu preparo sempre uma versão que leva pouco mais de uma xícara (chá) de farinha de trigo, meia xícara (chá) de manteiga picada, 1 colher (sopa) de açúcar, 1 pitada de sal e um pouquinho de água gelada.

O segredo dessa massa é obter uma farofa grossa, amassando com as pontas dos dedos, sem deixar a manteiga derreter. Forme uma bola de massa e deixe 15 minutos na geladeira. Depois, abra a massa sobre uma superfície de trabalho com um rolo. Coloque a massa em forminhas, fure-a com um garfo e leve para assar até ficar crocante. Gosto de dispor as frutas frescas sobre a massa e servir com um fio de mel ou melaço de cana. Aí vale tudo: pedaços de morango, kiwi, gomos de mexerica sem caroço, uvas… Se quiser, coloque também raspas de chocolate ou de casca de limão e sirva em seguida, senão a massa fica mole.

Outra forma de aproveitar as frutas é em tortas fechadas. As de maçã são clássicas e podem ser feitas tanto de maneira invertida, como a tarte tatin (base de massa crocante e, por cima, maçãs carameladas) quando de maneira tradicional americana, com massa embaixo e em cima, com cubinhos de maçã, manteiga, açúcar mascavo e noz-moscada no recheio.

Lembre-se que, ao fazer qualquer torta com frutas frescas, elas irão soltar líquido. Por isso, pode saltear levemente as frutas na frigideira antes de cobrir a massa (nesse caso, deixe esfriar antes) e levar ao forno. Se optar pelo recheio cru, isole a massa com uma camada de creme de confeiteiro (à base de leite, gemas, açúcar e baunilha) antes de assar.

Clafoutis e frutas assadas

Os franceses têm uma receita muito boa para aproveitar as frutas da estação: clafoutis. Numa comparação meio grosseira, é como uma omeletona doce, polvilhada de açúcar. Tradicionalmente, usam-se cerejas ou ameixas amarelas para o clafoutis, e eles colocam as frutas com caroço e tudo! Como esse não é o nosso costume, vale colocar fatias de frutas frescas (de preferência as mais azedinhas) e levar ao forno.

Para uma receita média (rende cerca de 4 porções), use 50 gramas de farinha de trigo, 50 gramas de açúcar, 250 gramas de frutas picadas (amoras, cerejas, uvas pretas, pêssego, ameixa, manga, etc.), 125 ml de leite, 2 ovos, 1 pitada de sal, 2 colheres (sopa) de manteiga e mais o suficiente para untar a forma. Separe também um pouco de açúcar para polvilhar. Basicamente, unte uma assadeira baixa com manteiga e coloque as frutas no fundo. Em uma tigela, bata a farinha, o açúcar, a manteiga derretida, o leite, o sal e os ovos com um garfo. Despeje essa mistura sobre as frutas e leve para assar em forno médio até dourar. Tire do forno, polvilhe com açúcar (gosto do cristal ou do de confeiteiro) e sirva.

Quer algo mais leve? Faça papillotes de frutas e asse-as no forno médio. O princípio é o mesmo de preparar os envelopes salgados: corte um quadrado grande de papel-manteiga ou alumínio, dobre-o ao meio, formando um envelope, e dobre as laterais, para o recheio não vazar. Coloque as frutas dentro desse envelope, acrescente uma colher (sopa) de conhaque, cachaça ou xarope não alcoólico, junte especiarias a gosto (canela em pau, anis-estrelado, cravo ou o que desejar), coloque uma colher (chá) de manteiga ou óleo de coco, feche o envelope e asse por 20 minutos em forno médio-alto. Na hora de servir, abra o papillote sobre o prato e finalize com um quadradinho de chocolate, que irá derreter com o calor. Fácil e bem leve.

Salada de frutas? Sim!

E, para terminar, não poderia deixar de falar da amada salada de frutas. Eu sei que parece uma sobremesa fora de moda, mas esqueça os modismos e apegue-se ao que é bom: sabor. Em vez de colocar só banana, maçã e mamão, faça uma salada diferente com frutas de várias cores, texturas e graus de doçura. Vale colocar manga, pedacinhos de abacaxi, morangos em fatias, blueberries, maçãs, uvas sem caroço, amoras, lascas de coco fresco, um toque de suco de tangerina e, para finalizar, sementinhas bem vermelhas de romã. Quer um pouco de glamour? Tempere sua salada com espumante adocicado, como o Asti italiano, bem gelado, ou com um vinho de sobremesa de boa qualidade, de preferência branco (tem alguns rótulos nacionais bem gostosos, vale pesquisar). Misture tudo, sirva e seja feliz.

E você, aceita fruta como sobremesa ou não? Me conta! Estou no Facebook e também no Instagram, espero você.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.