Topo

Deu um tempo na massa? Aposte no macarrão de abobrinha, pupunha, cenoura...

Luciana Mastrorosa

15/03/2018 08h00

O talharim de pupunha do Manioca Iguatemi, com molho de parmesão, azeite trufado e brotos (foto: Lufe Gomes/ Divulgação)

Adoro massa, não tenho problema algum com trigo e similares e, sendo de origem italiana, tem macarrão todo domingo em casa. Mas também não dispenso uma boa receita quando vejo. E, vamos combinar, a ideia de transformar legumes em espaguete e cobri-los com um molho suculento e queijo ralado na hora é excelente, além de ser uma opção mais leve e cheia de fibras, vitaminas e minerais do que o macarrão tradicional, com farinha branca. Mais uma forma inteligente de comer as verduras e legumes que a gente precisa e adora, certo?

Confesso que a primeira vez que me deparei com um macarrão de pupunha, num evento no restaurante Maní, da premiada chef Helena Rizzo, em São Paulo, torci o nariz com o que classifiquei de "invencionice". Mas não é que o prato era dos deuses? O palmito pupunha era ao mesmo tempo crocante e delicado, de uma brancura que fazia tom sobre tom com o molho de parmesão, leve e espumoso, mais o perfume do azeite de trufas brancas. Delicioso! O prato ainda existe e faz parte do menu do Manioca Iguatemi, mas está sendo reformulado para entrar novamente no cardápio do Maní.

Depois disso, logo veio a moda meio fitness do espaguete de abobrinha, que ganhou até o apelido de "zoodle" nos países anglo-falantes: uma mistura de "zucchini" (abobrinha) e "noodle" (macarrão em fio). E, de fato, esse legume é perfeito para o papel de espaguete, pois mantém a textura depois de ligeiramente cozido, com uma cor de creme que lembra mesmo a da massa. Contudo, não é necessário se limitar a um ou outro: dá para fazer espaguete, talharim e até lasanha com vários tipos de legumes! Separei algumas ideias bem bacanas para você testar no seu próximo almoço:

Quais legumes utilizar?

Vários deles ficam interessantes para uso no lugar da massa. O importante é considerar a textura, que deverá continuar firme e crocante após o cozimento, para o caso do falso espaguete e/ou "macarrões" de tiras mais grossas, como talharim e papardelle. Assim, cenoura, beterraba, abobrinha, chuchu, abóbora e o palmito pupunha são perfeitos para a "massa" com formato de fios finos ou largos.

No entanto, se a ideia for fazer lasanha, a berinjela serve muito bem, apesar de ter uma textura mais molenga. Só tenha um cuidado especial: como é ligeiramente amarga, fica melhor se, logo após ser fatiada bem fina, for polvilhada com um pouco de sal e deixada em repouso por alguns minutos, até soltar bem a sua água escura. Só lavar, secar e usar. Nem precisa de cozimento prévio, o calor do forno é suficiente.

Crédito: iStock

Como dar o formato?

Um utensílio muito útil para cortar legumes em fios finos ou tiras é a mandolina, mas um bom processador de alimentos também pode funcionar. Existe mandolinas de vários tipos, tamanhos, materiais e preços, desde as mais baratas, de plástico, até outras bem caras, de inox. O importante é sempre ter muito cuidado ao lidar com esse utensílio, porque as lâminas são bem afiadas.

Outra forma de obter tiras de legumes, em particular cenouras, abóboras, abobrinhas e pupunhas, é utilizando um descascador de legumes. Prático, fácil de usar e barato, ele deixa as tiras bem fininhas. Existem também raladores específicos para fazer espaguete de legumes, com furinhos de diversos tamanhos, além de cortadores em espiral. As lojas de utensílio são pródigas em acessórios que vão facilitar a vida na hora de fazer a sua receita.

Qual molho servir?

O macarrão tradicional leva basicamente farinha de trigo e água, podendo-se adicionar ovos também. São ingredientes bem suaves em termos de paladar, por isso a massa é uma maravilha que se adapta perfeitamente a molhos variados. No caso dos legumes, embora também sejam delicados, cada um tem seu próprio gosto. Por isso, antes de escolher, é preciso pensar o que combina com o ingrediente principal da massa.

Um espaguete de cenoura, por exemplo, vai muito bem com molhos verdes, como os pestos, ou brancos, à base de leite de vaca ou vegetais, finalizados com queijo. O mesmo vale para a beterraba, que combina muito com ricota defumada, pimenta e ervas frescas. A abobrinha é campeã com molhos tradicionais de tomate, seja sugo ou bolonhesa. Vale também fazer ao alho e óleo e finalizar com parmesão ralado de boa qualidade, além de pimenta calabresa.

Abóboras, cenouras e beterrabas são mais adocicadas, então prefiro sempre combiná-las com molhos que tragam alguma intensidade. Se você tiver bacon picado e frito, tomatinhos cereja, alho, queijo e manjericão, terá um prato delicioso e que combina demais com o espaguete de legumes.

E o pupunha, de sabor superdelicado e textura bem crocante, combina demais com molhos cremosos de queijo, como o que mencionei no início do texto. Para equilibrar os sabores, coloque algumas gotas de limão e capriche nas ervas frescas, brotinhos e especiarias para finalizar. Noz-moscada fica uma delícia com molho branco.

Fique de olho no tempo

Atente-se também ao cozimento: legumes cozinham muito rápido e, se passarem do ponto, ficam molengas e sem graça, perdem a textura e aí o resultado não fica bom. Então, cozinhe rapidamente os mais duros em água fervente com sal e os mais macios você pode saltear direto na frigideira. Eu como abobrinha até crua, então, nesse caso, prefiro misturar diretamente ao molho as tiras finas desse legume e servir em seguida.

No caso da lasanha, como ela vai ao forno e as fatias de legumes serão alternadas com molho quente, nem precisa cozinhar. Para esse tipo de prato, gosto de usar fatias de abobrinha, berinjela ou abóbora. Para as duas primeiras, prefiro molhos de tomate e, para a abóbora, gosto de fazer lasanha com molho branco e queijo, finalizando com um pouquinho de gorgonzola. O contraste do salgado do queijo com o doce da abóbora fica muito bom!

Você pode fazer uma lasanha de abobrinha com queijo de cabra, hortelã e limão siciliano, fica boa até fria! Nem precisa de muito tempo de cocção, basta saltear as tiras grossas de abobrinha com alho, cebola e azeite, deixar esfriar e montar a lasanha com creme de queijo de cabra e folhinhas de hortelã. Finalize com raspas de limão siciliano, bastante azeite de oliva e pimenta-do-reino a gosto. Sucesso!

E você, já comeu espaguete de legumes? Tem um preferido? Conte tudo! Me siga no Facebook e também no Instagram.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.