Topo

Muda a estação, muda a alimentação? Cuidados para um outono saudável

Luciana Mastrorosa

22/03/2018 08h00

Crédito: iStock

Mal chega o outono e já começamos a nos preocupar com o friozinho que vem por aí. Embora a estação seja muito mais amena no Brasil do que no Hemisfério Norte, algumas mudanças são nítidas e fazem com que a gente acabe mudando um pouco nossos hábitos diários. Em São Paulo, por exemplo, percebe-se bem a transição: o fim de março vem com bastante chuva, depois o clima vai ficando mais seco e os dias mais frios. É aí que começam as gripes, resfriados e outras doenças respiratórias.

E o que a alimentação tem a ver com isso? Tudo, oras! Se, no calor, naturalmente preferimos comidas mais frescas, bastante frutas, sucos e saladas, no outono/inverno a preferência alimentar vai para comidas quentinhas e mais substanciosas. É nesse compasso que, muitas vezes, esquecemos das frutas, deixamos a salada para lá e, quando vamos ver, estamos comendo só besteiras.

Por amar o outono, a minha estação favorita, selecionei algumas dicas úteis para você passar pelo clima mais frio com a saúde em dia, e aproveitando tudo o que o período traz de bom. Vem comigo!

Hidrate-se bem
Com o clima mais seco, as nossas mucosas ficam mais desidratadas também, nos deixando mais propensos a pegar resfriados. Por isso, tome bastante água, sempre! Não é porque o tempo está frio que você vai deixar a garrafinha de água em casa. Se preferir, pode também tomar chás e infusões de ervas, que são muito bem-vindas.

Caso for consumi-las em grande quantidade, prefira as naturalmente sem cafeína, como camomila, erva-doce, hortelã… Arrisque novas misturas e sabores. Um raminho de alecrim ou orégano fresco, por exemplo, fica uma delícia no chá. E, claro, não exagere no açúcar e nem no adoçante. Os chás e infusões têm sabor tão delicado que vale a pena provar sem adoçar (eu prefiro assim, para sentir o sabor da erva mesmo, e não de nenhum edulcorante).

Capriche nas frutas cítricas
Eu sei que nem sempre apetece tomar sucos ou comer frutas no tempo frio, mas faça um esforço e mantenha sempre limão, laranja, mexerica, kiwi e outras frutinhas ricas em vitamina C no cardápio, para ajudar seu sistema imunológico a funcionar bem. Vale fazer vitaminas mais caprichadas, com aveia, um raminho de salsa fresca, cenoura, beterraba, ou usar as frutas como base para sobremesas e pratos salgados.

Sempre espremo gotas de limão na salada ou nas verduras e legumes cozidos, pois o limão ajuda a realçar o sabor natural dos alimentos. Outra dica é chá com limão e mel (e nem preciso estar doente para isso). Meus favoritos são mate e hortelã. Faço uma infusão forte com as ervas, deixo esfriar um pouco e espremo meio limão. Misturo bem e adoço com uma colher de mel (vale melaço de cana também). Chá verde com menta e gotinhas de limão também é uma delícia, prefiro nem adoçar.

Escolha produtos da época
O período do outono/inverno (do fim de março até o fim de setembro) tem muita coisa boa para comer e cozinhar! E, não por acaso, são produtos ótimos para fazer pratos mais quentes, como abóbora, abobrinha, batata doce, cará, mandioca… Gosto de usá-los em purês, escondidinho, enriquecer ensopados e carnes de panela ou mesmo fazer um mix e assar tudo com cebola, ervas, sal e pimenta-do-reino.

A abobrinha fica muito boa em risotos, especialmente com queijo parmesão, tomilho e um toque de limão (suco e raspas). Dentre as frutas, temos abacate, mexerica, tangerina, kiwi, maçã, mamão e muito mais. Ficam deliciosas em vitaminas, sucos, mousses, pudins e também em tortas doces – a de maçã com canela e noz-moscada é campeã dessa época do ano, e ainda ajuda a deixar a casa aquecida e perfumada, por causa do forno ligado. Você pode ver (e baixar gratuitamente ) a tabela de safras da Ceagesp aqui. Consulto sempre para saber o que está na época.

Comece o dia com cafés da manhã quentinhos
Para mim, café da manhã de verão é todo cheio de sucos naturais, frutas geladinhas e iogurte. Percebo que o outono vem chegando quando começo a ter vontade de comer aveia, pães integrais mais pesados, castanhas. Aproveite o tempo fresco para fazer tudo aquilo que aquece corpo e alma no café da manhã: tapiocas com queijo, ovos mexidos, torradas com manteiga e geleia, mingau de aveia, pãezinhos de minuto… E não esqueça de completar com uma bebida quente, nem precisa ser só o café com leite de todo dia.

Varie trocando o leite animal pelo de amêndoas ou coco, a manteiga por tahine, as frutas frescas pelas assadas em envelope por alguns minutinhos no forno, o ovo mexido por uma omelete com frios e queijo. Enfim, a variedade é super importante, não só para agradar o paladar, como para manter o corpo sempre abastecido com tudo o que ele precisa. Se você for vegano, uma opção deliciosa é o porridge: um mingau grosso de aveia tostada e engrossada com leite vegetal. É servida quente numa cumbuca, com um pouco de mel, castanhas tostadas, fatias de maçã e uvas passas. Adoro!

Aqueça o jantar com sopas e caldinhos
Por fim, uma boa forma de se manter bem nutrido e longe das doenças é continuar consumindo legumes e verduras em grande quantidade. Se as saladas não agradam por serem frias, use as verduras em sopas e caldinhos. O caldo verde, feito com batata, couve e linguiça, é muito fácil, barato, nutritivo e delicioso para o jantar. Deixe para colocar a verdura apenas no final, para que ela cozinhe, mas preserve mais sua cor e vitaminas.

Você pode também fazer sopas de legumes bem variadas, e enriquecê-las com feijões cozidos (o branco é ótimo para isso), macarrão, arroz integral, quinoa, aveia. Não esqueça das ervas: além de serem deliciosas, são ricas em compostos que fazem bem à saúde e ajudam a deixar as doenças de inverno bem longe. Por isso, na hora de servir a sua sopa ou caldinho, finalize com um belo punhado de salsinha ou coentro picados, folhinhas de hortelã, tomilho ou manjericão, ou a erva de sua preferência.

Não esqueça do tempero!
Especiarias combinam muito com o outono. Deixam um perfume incrível na casa enquanto a comida está no fogo e ajudam a preservar a saúde e a aquecer o corpo. Nesta época do ano, gosto muito de usar canela, noz-moscada, cravo, pimenta-do-reino, louro e cúrcuma, tanto em pratos salgados quanto em sobremesas. Não tenha medo de arriscar: prove um ensopado com um pouquinho de canela, ou coloque uma folhinha de louro no arroz branco de todo dia. Fazem toda a diferença! Outro tempero muito bom para a saúde é o gengibre.

Fresco, ralado, em conserva ou em pó, é um alimento muito usado para aliviar dores de garganta, gripes e resfriados. Use-o para dar mais sabor a ensopados de legumes ou frango, ou para finalizar sopas e trazer um sabor picante e agradável. Por fim, lembre-se do alho, um poderoso ingrediente com propriedades antimicrobianas e antivirais – a alicina, presente nesse alimento, ajuda a prevenir diversas doenças. Use-o cru ou refogado para temperar de tudo. Sabe aquele legume que você acha sem graça? Um pouquinho de alho picado refogado, umas gotas de limão e de molho shoyu levantam o sabor e fazem a gente querer repetir a dose.

E você, o que muda na sua alimentação diária com a chegada do outono? Me conta! Estou no Facebook e também no Instagram.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.