Topo

Aproveitamento total: 5 coisas que iriam para o lixo e viram comida gostosa

Luciana Mastrorosa

13/04/2018 08h00

Crédito: iStock

Por questões de economia, tenho assistido a muitos vídeos e lido bastante coisa sobre orçamento doméstico e afins. Em uma dessas buscas, caí no blog Me Poupe, da expert em finanças pessoais Nathalia Arcuri. No vídeo sobre como economizar com alimentação, Nathalia sugere ir à feira, onde os preços são melhores e os produtos fresquinhos. Mas ela vai mais além: recomenda ir já no final, ou seja, na famosa "hora da xepa", quando os preços caem bastante e as porções são ainda maiores.

Achei ótima a dica e fiquei pensando como ainda tem muita gente com preconceito não só de ir à feira, como de aproveitar a xepa. Sem essa, gente! Se puder pagar mais barato por um produto ótimo e usá-lo integralmente, sem desperdício, é só vantagem para a saúde do corpo e do bolso. Pensando nisso, selecionei dicas para você aproveitar partes de alimentos que normalmente iriam para o lixo e que pode utilizar na sua cozinha para fazer comida boa e saudável.

Não tenha medo de gastar seu dinheiro naquele maço enorme de cenoura com rama, ou no lindo cacho de bananas que conta duas dúzias. Vou te ensinar a aproveitar tudo o que puder dos alimentos para fazer preparações incríveis, sem desperdiçar nada. Vamos lá?

Diga sim às aparas
Quando você cozinha, costuma jogar a casca da cenoura fora? E os talos duros de alho-poró? Pois deixe isso de lado. Tudo rende um caldo muito saboroso de legumes, útil para cozinhar arroz, fazer risoto, cozinhar feijão, ensopar carnes, etc. Como faço: ao longo da semana, junto em um pote as aparas e cascas de cenoura, folhas escuras de alho-poró, folhas duras de salsão, aparas de cogumelos, abobrinhas e cebolas, deixando no freezer ou no congelador. Claro que tudo bem lavado, não preciso nem mencionar, né?

No fim da semana, quanto o pote estiver cheio, dá para usar todas essas aparas e fazer um caldo muito saudável com zero de gordura. Só juntar tudo em uma panela grande, cobrir com água, adicionar ervas e especiarias a gosto (pimenta-do-reino em grãos e talos de salsa ficam ótimos), cozinhando por 15 minutos. Escorra e use em seguida ou esfrie rapidamente e congele para utilizar em outro momento.

Ossos, espinhas de peixe e cascas de crustáceos
Na hora de comprar suas carnes, principalmente aves, prefira os cortes com ossos. Assim, além de aproveitar a carne na sua receita, você também consegue usar os ossos para trazer mais sabor a caldos e sopas. Quando compro peito de frango, por exemplo, prefiro que ele venha inteiro, com pele e tudo. Em geral, além de ser mais barato, você aproveita a pele para torrar ao forno e fazer um petisco bem crocante (não exagere, é muito gorduroso), enquanto os ossos vão para o caldo e o peito vira filé, recheio de torta, de coxinha, espetinhos, etc. Também gosto de comprar ossobuco, um corte bovino com osso, para fazer molhos e sopas.

Dessa forma, você aproveita toda a riqueza de nutrientes e sabor dos ossos, trazendo mais complexidade e nutrição para a receita. Se fizer caldo com ossos, notará que, depois de frio, ele fica gelatinoso. Não se incomode, é para ficar assim mesmo. Dá para remover toda a capa de gordura que se forma. O mesmo pode ser feito com ossos de peixe e cascas de crustáceos. Com água e temperos, você extrai muito sabor e nutrientes desses ingredientes que seriam jogados fora, e pode usar esse caldo rico e perfumado para fazer bolinhos, sopas e moquecas, ensopados e pirão, uma delícia quase que esquecida, que consiste em misturar o caldo saboroso de peixe com farinha de mandioca e mexer bem até engrossar. Esse tipo de caldo, de qualquer osso, fica tão gostoso que dá para tomar até puro! E pode ser congelado em porções individuais, facilitando a vida.

Use as folhas!
Na próxima vez que for à feira, peça para o vendedor manter as folhas da couve-flor, do brócolis e as ramas de cenoura e da beterraba. Seja por inércia ou falta de conhecimento, muitas vezes essas folhas escuras, ricas em vitaminas e fibras, são jogadas fora! A maneira mais simples de preparar todas elas é cortá-las finamente e refogá-las com alho e um pouco de óleo numa frigideira grande, com um pingo de água só para murchar. Essas folhas, além de saborosas, são ricas em fitoquímicos que têm ação antioxidante no organismo – com o bônus de terem bastante fibra também.

Esse refogado você serve como acompanhamento, como fazemos com a couve, ou usa como base para tortas e quiches. Com creme de leite, ovos e parmesão, fica divino! Dá para usar também em bolinhos e suflês. Além disso, você pode usar as folhas da cenoura para fazer um molho pesto gostoso, rico em nutrientes e mais barato que a versão tradicional. Para isso, substitua as folhas de manjericão pela mesma quantidade de folhas de cenoura picada. Elas têm de estar bem fresquinhas. Se quiser perfumar, coloque apenas algumas folhinhas de manjericão, coisa pouca mesmo. O resultado vai surpreender! Eu gosto também de colocar os talos coloridos da beterraba na sopa, junto com as beterrabas. E, por fim, use também os talos mais durinhos dessas folhas (todas elas) para enriquecer o arroz, a sopa e bolinhos fritos ou assados.

Casca também se come
Sabia que casca de banana fica uma delícia no bolo e no pão doce? Da próxima vez que fizer uma receita dessas, use as cascas para trazer sabor e umidade (além de fibras), batendo-as junto com os demais ingredientes. E aproveite as cascas de maçã e de abacaxi para fazer infusões muito perfumadas, que podem ser servidas quentes ou geladinhas. Com mel e rodelas de limão, ficam imperdíveis!

Além disso, a casca e o miolo da maçã também servem para engrossar geleia. É só ferver tudo com água por 30 minutos, coar e usar quando necessário, com aquelas frutas que não têm pectina suficiente para formar o gel. Com as cascas da jabuticaba, você faz caldas e também geleias. O princípio é sempre o mesmo: cozinhar as cascas com água e um pouco de açúcar e coar, quando necessário. Por fim, lembre-se também das cascas de batatas: fritinhas em óleo quente, ficam ótimas como petisco!

Não dispense os galhos
Da próxima vez que comprar ervas como louro e alecrim, prefira aqueles que têm galhos bem grossos e firmes. Depois de usar as ervas, você pode aproveitar esses galhos para fazer espetinhos. Eu gosto muito de assar peixes de carne bem macia dessa forma, pois os galhinhos transferem perfume para o pescado. É só espetar os filés inteiros, ou o peixe em cubos, temperar e assar. Além disso, você pode aproveitar os talos mais duros de outras ervas, como tomilho, manjericão e salsa, para aromatizar caldos, molhos e sopas. Só não esqueça de retirar depois!

E você, como aplica o aproveitamento total na sua cozinha? Quero saber tudo! Me conte no Facebook e no Instagram.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.