Topo

Conhece o cambuci? Aprenda a consumir essa fruta rica em vitamina C

Luciana Mastrorosa

06/12/2018 04h00

Já ouviu falar em cambuci? Essa frutinha verde, típica da Mata Atlântica, não revela à primeira vista seus inúmeros benefícios. Antes sob risco de extinção, há 10 anos produtores, organizações e prefeituras da Serra do Mar, de São Paulo, têm trabalhado para resgatar essa fruta e promover o seu consumo. Por ser riquíssima em antioxidantes e uma fonte poderosa de vitamina C, o cambuci é considerado um dos frutos mais interessantes da flora brasileira, e ainda pouco conhecido e divulgado.

Recentemente, o trabalho de chefs de cozinha, em conjunto com produtores locais, têm colaborado para trazer essa fruta ao consumo do dia a dia. Como ela tem um sabor bastante ácido, é perfeita para o preparo de sucos, drinques (com e sem álcool) e também geleias e doces, como sorvete. Ainda hoje, é tradicional o hábito de curtir a cachaça com a fruta, para trazer sabor e aroma distintos para a bebida.

Acidez e taninos marcantes

Sabe aquele travo na língua quando a gente come um caqui verde? Essa sensação se dá pela presença de taninos, e o cambuci é rico nessas substâncias, por isso é difícil consumi-lo puro, sendo mais recomendável o consumo em preparações culinárias. Porém, a fruta é muito abundante em compostos fenólicos, extremamente benéficos para a saúde. Os antioxidantes presentes no cambuci ajudam a manter a saúde do organismo como um todo, protegendo principalmente das doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e a hipertensão, com efeitos também sobre o metabolismo dos carboidratos, auxiliando quem tem diabetes.

Estudos mostram que o suco e a polpa de cambuci apresentam teor de vitamina C próximo à dose diária recomendada, ou seja, basta um copo de suco para suprir quase que totalmente a quantidade necessária desse nutriente por dia. E a vitamina C é fundamental para manter bem longe o envelhecimento precoce e combater os danos causados por maus hábitos, como fumar ou comer muitos alimentos que provoquem inflamação no organismo.

Além disso, a fruta também apresenta outros nutrientes importantes, como betacaroteno (precursor da vitamina A, fundamental para a visão), magnésio (ajuda a regular nervos e músculos e atua no controle do açúcar no sangue), potássio (atua no controle da pressão arterial), fósforo e cálcio (ótimos para os ossos) e fibras (que ajudam a regular os intestinos).

Compra e consumo

Recentemente, o Instituto Federal de São Paulo (Campus Suzano), lançou o projeto de Indicação Geográfica do Cambuci em conjunto com o Instituto AUÁ e os produtores da Rota do Cambuci. A ideia é reconhecer a importância que esse fruto possui para a região e também contribuir para que mais pessoas o conheçam e consumam.

Hoje em dia, é possível encontrar a polpa do cambuci congelada (a fruta estraga rápido, porém congela superbem, aumentando muito sua vida útil) e também o fruto in natura, principalmente em feiras de produtores. Se tiver o cambuci fresco, use-o imediatamente para o preparo de sucos, geleias, mousses e sorvetes, ou lave bem as frutas e coloque-as, inteiras, dentro de um recipiente de vidro, com cachaça de boa qualidade. Mantenha em ambiente seco e ao abrigo da luz por um mês, pelo menos, para curtir bem a bebida e pegar o sabor da fruta.

Para fazer o suco, basta lavar bem o cambuci, cortá-lo em pedaços e depois coar. Gosto de misturar com outras frutas, como manga e bananas, para trazer um sabor mais adocicado. Pode diluir o suco também com água e adoçar a gosto, pois o sabor natural do cambuci é realmente bastante ácido.

Se quiser fazer a geleia, corte as pontas duras do cambuci e pique a fruta em pedaços. Misture duas xícaras de cambuci picado com uma xícara de açúcar e duas xícaras e meia de água. Bata tudo no liquidificador e leve à panela, em fogo baixo, acrescentando mais uma xícara de açúcar. Mexa bem, mantendo o fogo baixo, até obter o ponto de geleia. A cor ficará mais escura e avermelhada. Deixe esfriar e transfira para recipientes de vidro, reserve em geladeira.

Você tem o hábito de consumir cambuci? Como prepara essa fruta? Conte para mim! Estou no Facebook e também no Instagram.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.