Topo

Frutas natalinas são ricas em antioxidantes, vá de ameixas, pêssegos e uvas

Luciana Mastrorosa

15/12/2018 04h00

Vem chegando o Natal e algumas frutas começam a brilhar nas prateleiras e feiras. Ameixas, pêssegos e uvas de tipos variados são muito comuns nesta época do ano, quando estão no auge de seu sabor e aroma (e também melhor preço). Não por acaso, fazem parte da ceia de Natal e Réveillon de muitas famílias.Além de serem deliciosas, essas frutas contribuem com diversos benefícios para a saúde, pois são ricas em fibras, água, vitaminas, minerais e, principalmente, antioxidantes, o que faz delas um poderoso alimento para o bom funcionamento do organismo.

Aposte nas ameixas

Da mesma família do pêssego, da nectarina e do damasco, as ameixas são uma delícia para consumo tanto in natura quanto desidratadas. Nesta época do ano, é comum encontrar uma variedade de casca vermelha ou roxa e polpa amarela e suculenta. As ameixas frescas são pouco calóricas e ricas em água e fibras, tanto as solúveis quanto as insolúveis (veja o que já publiquei aqui sobre o assunto e conheça a diferença entre os tipos de fibras), ajudando nas dietas de controle ou prevenção da obesidade e também a reduzir as taxas de colesterol. Além disso, tem um poder levemente laxativo, por isso é uma boa fruta para quem tem problemas de intestino preso. É uma fruta que ajuda também na digestão, por isso combina tanto com as comidas mais pesadas e gordurosas que são tradicionais desta época.

Apresenta minerais importantes para o organismo, como cálcio, fundamental para a estrutura óssea, e o magnésio, que ajuda a regular diversas funções no organismo, principalmente no metabolismo, síntese proteica e produção de energia. Ainda contém uma boa dose de vitamina C, um antioxidante poderoso e fundamental para fortalecer o sistema imunológico, e tiamina, ou vitamina B1, que atua no metabolismo dos nutrientes e auxilia a manter a saúde do sistema nervoso. Por ser fonte de potássio, é um ótimo alimento para quem pratica atividades físicas, pois ajuda a combater fadiga muscular. Além disso, é uma fruta com baixo índice glicêmico, o que ajuda a regular a glicemia. Tanto a casca quanto a polpa apresentam uma boa quantidade de flavonoides polifenólicos, compostos que combatem o envelhecimento e a inflamação do organismo e preservam a saúde como um todo.

A ameixa é ótima para consumir como sobremesa ou ainda no café da manhã e no lanche. Na versão desidratada, é perfeita para produção de caldas e doces e traz mais corpo para sucos e vitaminas feitas com frutas, leites, vegetais e cereais. Lavando e higienizando bem, pode consumir a ameixa fresca com casca e tudo, pois é na casca que estão presentes alguns dos compostos benéficos para a saúde, como os polifenóis.

Fica uma delícia em preparos doces e salgados. Molho de ameixas frescas e um pouco de vinho, mel, manteiga e alecrim realçam o sabor de assados como peru e cortes de porco, além de ajudar na digestão. As ameixas também são bons ingredientes para o preparo de em bolos, sorvetes, cupcakes e no clafoutis, uma espécie de omelete doce, que realça o sabor da fruta e é uma opção interessante de sobremesa para o fim do ano, principalmente se for servida com um pouco de creme batido ou sorvete.

Pêssegos suculentos

No Brasil é comum encontrar pêssegos em calda disponíveis o ano todo. Mas é nesta época que esta fruta brilha na versão fresca, com doçura agradável e boa quantidade de fibras, além de ser riquíssima em antioxidantes, inclusive na casca, sedosa e aveludada. Pouco calórica e rica em fibras e água, ajuda a manter a saciedade por mais tempo, por isso é uma importante aliada nas dietas de controle ou perda de peso e também para quem precisa controlar o colesterol. Assim como a ameixa, é fonte de potássio, mineral fundamental para o funcionamento de todas as células e tecidos e que ajuda a regular a pressão arterial e a combater a fadiga muscular, evitando as câimbras.

Também fornece outros minerais, como fósforo e cálcio, imprescindíveis para a manutenção dos ossos e dentes, e vitamina C, outro antioxidante fundamental para combater os radicais livres, a inflamação do organismo e o envelhecimento. Em pleno verão, um pêssego geladinho pode ser tudo o que a gente precisa para acalmar o calor e aplacar a sede.

Depois de cortado, ele oxida bem rápido. Por isso, se quiser usar o pêssego em saladas de frutas ou outros preparos, recomenda-se espremer algumas gotas de suco de limão sobre as fatias, isso ajuda a fruta a não escurecer. A grande presença de antioxidantes nessa fruta também ajuda a prevenir as doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, doenças cardíacas e degenerativas. Dentre esses compostos, o ácido clorogênico presente nessa fruta também atua na prevenção do câncer e outras doenças crônicas, como o Alzheimer.

Uvas de todos os tipos, as queridinhas do verão

Todo mundo fala dos benefícios do vinho, mas muitas vezes se esquece que as uvas, de todos os tipos, são excelentes fontes de compostos bioativos que ajudam a deixar bem longe as doenças crônico-degenerativas. Nesta época natalina, encontram-se diversas variedades de uvas: com e sem caroço, verdes e vermelhas, de polpa firme ou suculenta, conhecidas por nomes como Rubi, Itália, Niágara, Isabel, etc.

As uvas são consideradas uma das maiores fontes de compostos fenólicos dentre as frutas, contendo substâncias como antocianinas, quercetinas, e resveratrol, todos importantes aliados para evitar a inflamação do organismo e combater os radicais livres, ajudando principalmente na saúde cardiovascular.

Os benefícios dessa fruta estão presentes na polpa e na casca, por isso recomenda-se o consumo integral. A casca agrega, além dos compostos bioativos, também fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino. Assim como a ameixa e o pêssego, as uvas são ricas em potássio, mineral fundamental para o controle da pressão e da manutenção dos músculos, evitando a fadiga. Além dos antioxidantes, também aporta uma boa dose de vitamina C, o que faz dessa fruta uma campeã no combate ao envelhecimento e na manutenção da saúde dos tecidos e órgãos. Contém também cálcio e fósforo, fundamentais para o sistema ósseo e para a manutenção de dentes saudáveis.

As uvas variam muito de tamanho e sabor, algumas são mais doces, outras mais azedas. Uma boa sobremesa para esta época é também muito simples: congelar uvas sem caroço, bem lavadas. Elas viram uma espécie de "gelo" de uvas, com a polpa cremosa como um sorvete. Além do consumo in natura, as uvas podem ser usadas para enriquecer os pratos do fim do ano, como assados e acompanhamentos. Molho de uvas combina com carne de porco, aves e cordeiro, e fica ainda mais saboroso e nutritivo com a adição de ervas frescas, com manjericão, tomilho e alecrim.

Outra forma muito gostosa e cheia de nutrientes de consumir as uvas é como suco. Uvas verdes combinam demais com água de coco gelada, é só bater no liquidificador para obter um suco saudável para começar o dia ou refrescar no fim da tarde. As uvas maiores, com os caroços removidos, também podem ser usadas para o preparo do clafoutis, como sugeri acima para as ameixas. Com as uvas pretas miúdas, pode-se fazer um suco bem concentrado e rico em antocianinas, para consumir puro ou misturar a outras bebidas – ou mesmo fazer geleias e caldas.

Antes de consumir, vale lembrar que é importante lavar muito bem essas frutas, principalmente se a ideia é consumi-las com casca, para remover resíduos de agrotóxicos ou micro-organismos nocivos. Depois de lavar e higienizar, seque-as bem. As ameixas e pêssegos são muito delicadas e estragam rápido quando em contato com a umidade. O melhor é lavar pouco antes de consumir e secar bem. As uvas são mais resistentes, mas vale fazer o mesmo processo e secar antes de servir ou usar como ingrediente para algum prato.

Qual é a sua fruta preferida do verão? Conte para mim! Estou no Facebook e também no Instagram.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.