Topo

Azeite de avocado é rico em vitaminas e gorduras boas, conheça

Luciana Mastrorosa

04/06/2019 04h00

Crédito: iStock

Aquele abacate pequenino, de casca dura e rugosa e polpa extremamente cremosa e verde-clara é também chamado de avocado. Na realidade, como já expliquei neste post, o avocado é uma variedade de abacate, também conhecida como Hass. Além da fruta ser uma delícia para consumir in natura, ela também dá origem a um azeite rico em substâncias benéficas para o organismo, uma boa opção para variar a alimentação no dia a dia.

Diferentemente do azeite de oliva, que tem aroma e sabor pronunciados e bem característicos, o azeite de avocado é leve e delicado no paladar. É fonte de vitamina A, que beneficia pele, cabelo e olhos, além de participar da regeneração celular e da formação do colágeno. Também possui bastante vitamina E, um antioxidante poderoso, que ajuda a regular os níveis de colesterol e também contribui para melhorar a resistência muscular. E, ainda, oferece boa quantidade de vitaminas do complexo B, que atuam no metabolismo celular.

Com uma coloração verde intensa, brilhante e cristalina, o azeite de abacate é fonte de gorduras boas, rico em ácidos graxos mono-insaturados, um dos melhores para a saúde do coração. Possui ômegas 3, 6 e 9, fundamentais para o bom funcionamento do organismo (o ômega 3, principalmente, auxilia a preservar a saúde cardiovascular, evitando o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e acidentes vasculares). É ótimo para quem segue dietas vegetarianas e veganas, pois contribui com todos esses nutrientes e oferece um bom aporte de gorduras de boa qualidade e de vitamina A, que está presente também na manteiga de origem animal. As variedades de azeite de avocado que se encontram no mercado, em geral, são extraídas a frio, o que ajuda a preservar ainda mais as características da fruta.

Usos na culinária

Por ter um sabor neutro, gosto de usar o azeite de avocado misturado a outros óleos, como o azeite de oliva. Na hora de fazer um molho pesto, por exemplo, dá para faz esse mix de óleos para agregar as gorduras boas e vitaminas de cada um, contribuindo para trazer mais nutrição para a receita e um sabor mais delicado.

Também pode ser usado em receitas doces e salgadas, como bolos, tortas, cupcakes, bolinhos e como base para refogar temperos, como alho e cebola. Assim como o azeite de oliva, é ótimo para conservar ervas frescas: basta higienizar, lavar e secar bem as ervas, picá-las, colocá-las em forminhas de gelo e cobrir com o azeite de abacate. Depois, é só congelar e, na hora de usar, tire um cubinho por vez e use como base para as receitas salgadas, como sopas, ensopados, feijão, grãos cozidos, etc.

Para que ainda não provou o azeite de avocado, esta semana ele será um dos destaques da programação da 15.ª Naturaltech – Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde, que ocorre entre os dias 5 e 8 de junho no Anhembi, em São Paulo. O Azeite Hass, um dos produtores desse tipo de azeite, apresentará ao público participante o seu azeite de avocado, extravirgem, produzido sem conservantes.

Você já provou azeite de avocado? O que achou do sabor e da textura? Conte para mim! Estou no Facebook e também no Instagram.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.