Topo

É tempo de pinhão! Aproveite essa semente rica em nutrientes e fibras

Luciana Mastrorosa

08/06/2019 04h00

Crédito: iStock

Mês de festa junina sempre tem pinhão. Essa semente, que cai naturalmente das araucárias, é típica desta época do ano, presente em muitas mesas do país. De sabor neutro e textura macia, o pinhão é excelente fonte de carboidratos, ajudando a fornecer a energia necessária para o bom funcionamento do organismo. Também é rico em fibras, o que estimula o funcionamento dos intestinos e contribui para uma maior saciedade, ajudando também a quem está em dietas para perder peso – depois de cozido, fornece cerca de 174 calorias em 100 gramas do alimento.

Além disso, contém cálcio e fósforo, minerais que são imprescindíveis para a saúde óssea, e é fonte de potássio, o que favorece os hipertensos e os praticantes de atividades físicas. Mesmo depois de cozido, ainda oferece vitamina C, um antioxidante que ajuda a proteger o organismo de inflamações, auxilia o sistema imunológico e contribui para a saúde da pele e mucosas.

Receitas com pinhão

Por essas e outras vantagens, aproveite a safra do pinhão e abuse do ingrediente cozido simplesmente com sal ou em outras receitas doces e salgadas. Por estar em plena safra, é fácil de ser encontrado e com um preço atraente.

Para cozinhar o pinhão, costumo remover as pontas (a parte mais fina da semente) e cozinhar na panela de pressão por cerca de 30 minutos, até ficar macio. A casca é dura e precisa ser removida antes de consumir. Pode adicionar uma pitada de sal na água e, se gostar, ervas para aromatizar, como tomilho e folhas de louro. Depois de cozido, é só empregar o pinhão na receita que preferir.

Na cidade turística de Campos do Jordão, em São Paulo, os chefs de cozinha de bares e restaurantes usam ao máximo esse ingrediente em pratos doces e salgados. Como tem um sabor bastante delicado, combina bem com diversos tipos de preparo. Trago aqui três receitas fornecidas por restaurantes dessa cidade para aproveitar o potencial do pinhão. Como entrada, o restaurante Caras de Malte – também microcervejaria artesanal – oferece o Pinhão Temperado, um petisco para acompanhar cervejas e drinques.

De prato principal, o restaurante Charpentier, do hotel Frontenac – de cozinha clássica com alguns toques contemporâneos – oferece o Envelope de Salmão e Pinhão, servido com legumes. O hotel faz parte do Roteiro de Charme e pratica uma cozinha que utiliza ingredientes locais e internacionais no menu.

E o bar Esquina do Djalma, localizado numa charmosa esquina do bairro Capivari, área nobre da cidade, aposta no Risoto de Arroz Negro com Truta Defumada e Pinhão. Assim como essa semente, a truta é típica da região e um peixe que fornece poucas calorias e ômega 3.

Veja como preparar as receitas com pinhão:

Pinhão Temperado do chefe Wellington Luis, do restaurante Caras de Malte, em Campos do Jordão

Rendimento: 2 porções

Ingredientes:

200 g de pinhão cozido
1 colher (sobremesa) de manteiga
1 colher (sobremesa) de azeite de oliva extravirgem
1 colher (chá) de alho picado
10 g de ervas finas secas misturadas (estragão, alecrim, coentro, tomilho, manjericão)
Sal a gosto

Modo de preparo:

Salteie o pinhão cozido numa frigideira com a manteiga, o azeite e o alho. Ao final, adicione as ervas finas e mexa bem. Corrija o sal, se necessário e sirva quente.

Envelope de Salmão e Pinhão, do restaurante Charpentier, do Hotel Frontenac, em Campos do Jordão

Rendimento: 1 porção

Ingredientes:

200 g de salmão
1/2 limão
200 g de massa folhada
100 g de pinhão cozido cortado em julienne (tirinhas)
50 g de alho porró fatiado
100 ml de creme de leite fresco
100 g de abobrinha italiana em julienne
100 g de abóbora japonesa em julienne
50 g de cebola em julienne
100 g de brócolis em julienne
Azeite de oliva quanto baste
Sal a gosto

Modo de preparo:

Tempere o salmão com o limão e sal. Reserve. Recorte um quadrado de 15 x 15 cm de massa folhada. Reserve. Refogue o alho-poró em um fio de azeite, acrescente o creme de leite e metade do pinhão. Cozinhe em fogo baixo por 10 minutos para reduzir o líquido. Reserve. Recheie o salmão com esse creme e cubra o peixe com a massa folhada, como se fosse um envelope. Leve-o forno preaquecido, a 175ºC, por 15 minutos. Salteie os demais legumes em uma frigideira com um pouco de azeite e sal. Monte o prato colocando o mix de legumes salteados como base, formando um ninho. Coloque o envelope de salmão sobre os legumes e sirva em seguida.

Risoto de Arroz Negro com Truta Defumada e Pinhão, do chef Bruno Darlan, do Esquina do Djalma, em Campos do Jordão

Rendimento: 2 porções

Ingredientes:

200 g de arroz negro
200 g de cebola cortada em cubos grandes + 200 g de cebola cortada finamente
100 g de cenoura cortada em cubos grandes
1/2 talo de salsão cortado em partes grandes
1/2 alho-poró cortado em partes grandes
1 taça de vinho tinto
100 g de truta defumada desfiada
100 g de pinhão cozido
100 g de manteiga
100 g de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Azeite de oliva quanto baste

Modo de preparo:

Faça um caldo colocando os legumes em cubos (cebola, cenoura, salsão e alho-poró) e 1 litro de água em uma panela. Leve ao fogo alto e, quando ferver, mantenha o fogo médio e cozinhe por 30 minutos. Coe em seguida e reserve o líquido.

Para o arroz negro, refogue a cebola picada finamente em um pouco de azeite de oliva. Adicione o arroz negro e dê uma leve tostada. Junte o vinho tinto e mantenha em fogo brando até sair bem o aroma de álcool. Adicione aos poucos o caldo quente, previamente preparado, de modo a cozinhar o arroz e permitir que ele solte seu amido e fique cremoso. À medida que o arroz absorver o caldo, junte mais um pouco, até o arroz cozinhar bem. O processo de cocção irá durar aproximadamente 60 minutos.

Quando o arroz estiver cozido, junte a truta, o pinhão cozido, a manteiga e o parmesão até que tudo fique homogêneo. Ajuste o sal e a pimenta-do-reino e sirva imediatamente.

Você gosta de pinhão? Consome essa semente apenas cozida ou em receitas também? Conte para mim! Estou no Facebook e também no Instagram.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.