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Está chegando a temporada das amoras! Aproveite, é rica em antioxidantes

Luciana Mastrorosa

19/09/2019 04h00

Crédito: iStock

Esta época do ano é marcada pela presença das amoras nas diversas árvores espalhadas pela cidade. Quem vive em São Paulo, como eu, acaba por tropeçar numa amoreira aqui e ali e as árvores já começam a exibir seus pequenos frutos negros, docinhos e ácidos, excelentes para consumo in natura ou para o preparo de geleias e doces.

Existem vários tipos de amoras, que podem variar de coloração, sendo chamadas de amora branca, vermelha ou preta. A que vemos espalhadas pelas ruas no Brasil são pequenas, bem escuras, de formato alongado, algumas cobertas por uma ligeira "penugem" comestível. São ricas em antioxidantes, como o resveratrol, que ajudam a preservar a saúde cardiovascular.

Baixas em calorias, as amoras são o lanchinho perfeito para as tardes em que o calor está acima do normal. Apesar de serem pobres em calorias, oferecem um monte de nutrientes e benefícios para manter a saúde em dia. Dentre os minerais, fornecem cálcio e fósforo, que preservam os ossos e dentes; ferro, que ajuda a combater a anemia; potássio, excelente para hipertensos e praticantes de atividades físicas ou trabalhos que exigem muito desgaste físico; e ainda magnésio, que contribui para o metabolismo.

A quantidade de vitamina C, um antioxidante natural, também é expressiva nessa fruta, assim como a vitamina K, que auxilia na coagulação, e diversas vitaminas do complexo B. Também fornece carotenoides, que ajudam a manter a saúde da visão, em particular a zeaxantina, que previne o desenvolvimento de catarata. Como é pobre em calorias e fornece fibras em boa quantidade, é uma opção saudável e deliciosa para os que estão em dietas de emagrecimento.

Aproveitando a amora na cozinha

Para mim, a forma mais gostosa de consumir a amora (qualquer que seja a variedade) é in natura, apenas bem lavada e seca. Pode-se acrescentar um pouco de creme de leite (ou, para quem gosta, leite condensado), mas prefiro o dulçor delicado e natural da fruta.

Se você tiver a sorte de ter uma amoreira no quintal ou perto de você, colha o máximo que puder das frutinhas, higienize-as bem e utilize as amoras para preparar geleias, sorvetes, mousses, tortas, vitaminas e sucos. Basicamente, todas as receitas que levam morango ficam boas com as amoras no lugar deles. E, como elas estragam rápido, vale congelar as frutas para uso posterior, principalmente para o preparo de geleias, caldas, sorvetes e picolés.

Também gosto de usar as amoras para preparar molhos frescos e azedinho-doces para saladas, misturando um pouquinho de suco de limão, uma colher de água gelada, azeite de oliva, sal, pimenta-do-reino e amoras esmagadas. Se achar o sabor do azeite muito forte, substitua por óleo de girassol, que é mais delicado no paladar. Tempere uma tigela de mix de folhas e vegetais com esse molhinho e veja a diferença.

Pode-se também preparar um molho quente com as amoras, como um chutney, cozinhando as frutas com vinagre, açúcar, especiarias e temperos. Esse molho fica muito gostoso se servido morno sobre carnes, principalmente aves de sabor delicado, como peru e frango, e dura alguns dias na geladeira. Se tiver preparado bastante geleia de amora, use o doce como cobertura para bolos simples ou mesmo para outros mais cremosos, como o cheesecake.

Por fim, as folhas da amoreira também podem ser usadas para fazer chás e infusões. Têm sabor suave e, na medicina popular, são usadas para auxiliar na manutenção da saúde feminina, ajudando a regular o ciclo menstrual. o chá pode ser servido quente ou frio, mas lembre-se sempre de higienizar muito bem as folhas antes de preparar a bebida.

Você gosta de amoras? Qual sua receita favorita com elas? Conte para mim! Estou no Instagram, me adicione por lá.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.

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