Topo

Conhece a levedura nutricional? É vegana e tem sabor que lembra queijo

Luciana Mastrorosa

30/04/2020 04h00

Crédito: iStock

Você já provou a levedura nutricional? Entrei em contato com esse ingrediente, muito usado pelos adeptos do veganismo (ou seja, aqueles que se alimentam exclusivamente de produtos de origem vegetal), quando conheci o trabalho da autora e cozinheira Alana Rox, que é vegana.

Esse ingrediente, como o nome indica, é um tipo de levedura originada de fungos do tipo Saccharomyces cerevisiae, o mesmo que fermenta o pão. Porém, no caso da levedura nutricional, ela é inativa, servindo mais como um suplemento (ou seja, ela não é usada para fermentar).

Além dos benefícios nutricionais, que mencionarei já, o curioso desse alimento é que ele traz um sabor que lembra o do queijo parmesão. Porém, como não tem nada de origem animal, é considerado um produto vegano.

É fonte de proteínas, por isso um grande aliado de quem não come carnes, leite, ovos e derivados. Apresenta pouca quantidade de carboidratos e gorduras, mas fornece boas doses de vitaminas do complexo B, que ativam o metabolismo e ajudam na absorção de outros nutrientes, inclusive ácido fólico, que é ótimo para mulheres que estejam planejando engravidar, pois essa vitamina ajuda na formação do tubo neural do bebê.

Além disso, fornece ainda uma quantidade boa de minerais como fósforo –que atua junto com o cálcio na formação e preservação de ossos e dentes – e de potássio, ótimo para regular a pressão arterial. Possui também magnésio, que contribui com diversas funções no organismo, seja na síntese de proteínas, seja no equilíbrio de outros nutrientes, como cálcio, potássio e sódio.

A levedura nutricional costuma ser comercializada em lojas de produtos naturais e empórios especializados em alimentação saudável. Um pote pequeno, de 100 gramas, costuma durar bastante, pois a levedura é mais usada como tempero do que como ingrediente principal.

Como usar a levedura nutricional na cozinha

Por conta do seu sabor que lembra o do queijo, em geral esse ingrediente é usado para trazer esse gostinho a determinadas comidas, especialmente aquelas à base de vegetais.

Num molho branco feito sem leite, por exemplo, apenas com leite de amêndoas ou creme de castanha de caju e inhame cozido, para dar textura, pode-se adicionar uma quantidade pequena da levedura para trazer um sabor mais característico do molho branco.

No livro Diário de Uma Vegana 2 – O Despertar, da editora Globo (já falei dele aqui, confira), Alana Rox ensina a usar a levedura também para fazer queijos vegetais. Nesse caso, ela usa, por exemplo, uma colher de sopa desse tempero para fazer um queijo cremoso de painço.

Para a receita, vão 2 xícaras de chá de painço descascado, cozido em fogo baixo, em meio litro de água, até virar uma papa. Então, só bater o painço cozido no liquidificador com 2 xícaras de chá de castanha-de-caju, sem sal, deixadas de molho na água por 8 horas, 1 colher de chá de mostarda Dijon, 1/3 de xícara de chá de azeite de oliva, 1 colher de sopa da levedura nutricional, 1 colher (café) de cúrcuma em pó, 1 pitada de pimenta-do-reino moída e 2 colheres de chá de suco de limão. O importante é bater até obter um creme liso, com textura de queijo mole, e servir com pão, torradas e o que mais quiser. Gosto muito dessa receita porque, além de saborosa, é muito rica em proteínas e também em antioxidantes (a cúrcuma é muito anti-inflamatória), e usa um ingrediente barato e acessível, o painço.

Também dá para acrescentar a levedura nutricional em molhos de saladas, no tofu mexido, em purês de vegetais, como o de batatas e de mandioquinha… Comece experimentando aos poucos, em pequenas quantidades, senão o sabor pode ficar enjoativo.

A levedura nutricional também oferece fibras insolúveis, que auxiliam no bom funcionamento do intestino. Como todo alimento usado como suplemento alimentar, é importante consultar seu médico ou nutricionista antes de incluí-lo com frequência na dieta, especialmente no caso de crianças, se você tiver algum problema de saúde ou estiver gestante. De resto, basta experimentar e trazer um sabor diferente, com nutrientes variados, para o seu dia a dia, sendo você vegano ou não.

Você já provou levedura nutricional? O que achou? Conte para mim! Estou no Instagram, me adicione por lá.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.