Topo

Faça bolos simples para o lanche com ingredientes que você tem em casa

Luciana Mastrorosa

16/05/2020 04h00

Crédito: iStock

Fim de semana chegou e o friozinho também (pelo menos, aqui em São Paulo). Nada melhor que um bolo quentinho, saído do forno, para o lanche da tarde. Todo mundo adora! Melhor ainda se for recheado de ingredientes deliciosos e nutritivos e, principalmente, que dêem pouco trabalho. Porque a louça parece se multiplicar em progressão geométrica durante a quarentena…

Reuni aqui algumas ideias de bolos simples, mas que você pode fazer em casa e até congelar. Levam ingredientes do dia a dia, como cenoura, laranja, especiarias. Só escolher o que mais lhe agrada e partir para a ação. Vamos lá?

Clássico: bolo de cenoura com cobertura de chocolate

Este é um bolo que todas as crianças adoram. E é uma forma mais apetitosa de ingerir legumes – no caso, a cenoura, rica em betacarotenos, antioxidantes que ajudam a deixar a pele com saúde e também protegem os olhos e a visão. Não é um bolo particularmente calórico, pois não leva quantidades absurdas de açúcar nem de óleo. Além disso, a cobertura pode ser feita com cacau ou chocolate em pó, o que rende um teor ainda mais elevado de antioxidantes e de teobromina, que ajuda a trazer bem estar. Fora isso, as cenouras contribuem com fibras, ou seja, ajudam a manter o sistema digestório em ordem. Se quiser, pode trocar os derivados de leite por leites vegetais, óleo de coco, etc.

Ingredientes do bolo:

2 cenouras grandes ou 3 médias picadas
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (café) de óleo
2 ½ a 3 xícaras (chá) farinha

Ingredientes da cobertura:

1 xícara (chá) de leite ou leite vegetal
2 colheres (sopa) de cacau ou chocolate em pó
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo do bolo:

Bata os ingredientes no liquidificador, menos o açúcar, a farinha e o fermento. Despeje a mistura líquida numa tigela e adicione o açúcar e a farinha peneirados. Se a massa estiver muito mole, coloque mais farinha. Adicione o fermento ao final. Coloque a massa numa forma untada e enfarinhada e asse no forno médio, a 180oC, até ficar dourado.

Modo de preparo da cobertura:

Enquanto o bolo assa, misture todos os ingredientes da cobertura numa panela pequena e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até obter uma calda espessa. Despeja-a sobre o bolo, ainda quente, logo depois de sair do forno. Deixe amornar e sirva.

Para um show de especiarias: bolo pão de mel

Este bolo é muito especial porque deixa um aroma delicioso na casa toda enquanto está no forno. Culpa da grande quantidade de especiarias que carrega, como a noz-moscada, a canela e o cravo. Para um melhor resultado, use todos esses temperos em pó. Eu gosto de cobrir o pão de mel com chocolate meio-amargo, pois tem um teor mais elevado de cacau e não leva leite. Mas pode usar aquele que preferir. As especiarias ajudam em diversos processos no organismos: favorecem a digestão, têm ação antifúngica e antimicrobiana e, ainda, são ricas em antioxidantes, ajudando a manter a inflamação longe do organismo.

Ingredientes para o bolo:

3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de mel
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite ou leite de amêndoas
2 colheres (sopa) de manteiga ou óleo de coco em temperatura ambiente
2 ovos
1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de noz-moscada ralada
1 colher (chá) de cravo em pó
1 colher (sopa) de canela em pó
Manteiga e farinha de trigo ou de rosca para untar e enfarinhar a forma

Ingredientes para a cobertura:

300 gramas de chocolate ao leite ou meio-amargo derretido (ou a gosto)

Modo de preparo:

Unte uma assadeira rentagular ou redonda, média, com manteiga e polvilhe-a com farinha. Preaqueça o forno a 180o C. Em uma tigela, coloque o açúcar, o mel, a manteiga e os ovos e bata muito bem na batedeira até obter uma mistura uniforme. Acrescente, alternadamente, o leite e a farinha de trigo, sem parar de bater. Adicione o bicarbonato e as especiarias e misture tudo delicadamente, fora da batedeira, com uma espátula. Transfira a massa para a assadeira e leve ao forno. Asse por cerca de 15 minutos a 180o C. Depois, abaixe a temperatura para o mínimo e asse por mais cerca de 20 minutos. Retire o bolo do forno, deixe amornar e passe uma faca nas laterais para soltar a massa. Quando esfriar, pode desenformar. Corte o bolo em fatias, passe-as no chocolate previamente derretido (em banho-maria), coloque-as numa travessa forrada com papel-manteiga e reserve até o chocolate endurecer. Está pronto para servir.

Simples e básico: quatre quarts com limão

Este bolo é pequenino, mas faz um sucesso danado. Também conhecido como "poundcake", é uma receita que combina bastante manteiga, rica em vitamina A (que favorece os olhos e a visão), com ovos, farinha, açúcar e fermento. O toque especial fica por conta do limão, que entra como suco e também com as raspas da casca. Os óleos essenciais do limão trazem um aroma delicioso para este bolinho, que fica incrível servido morno, com sorvete.

Ingredientes:

120 gramas de manteiga
120 gramas de açúcar
2 ovos grandes
120 gramas de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento químico em pó
Manteiga e farinha de trigo quanto bastem para untar e enfarinhar

Modo de preparo:

Derreta a manteiga em fogo baixo. Numa tigela, bata os ovos com o açúcar e acrescente a manteiga derretida. Então, peneire a farinha de trigo e o fermento sobre essa mistura líquida. Mexa bem. Adicione as raspas da casca de um limão e o suco dessa fruta. Misture novamente e leve para assar em forma de bolo inglês (aquelas retangulares pequenas), untada e enfarinha, no forno mais baixo possível. Quando estiver firme e dourado, retire do forno, deixe esfriar e sirva em fatias.

Bolo de laranja de liquidificador

Considero este bolo uma preciosidade da cozinha brasileira. É simples, barato, fácil de fazer e todo mundo ama, porque é azedinho e doce ao mesmo tempo. A laranja, por ser usada inteira na receita, traz um bom aporte de fibras, ajudando os intestinos a funcionarem melhor. Além disso, é fonte de vitamina C – mesmo que vá ao forno, o suco de laranja que cobre o bolo é fresco, ou seja, mais antioxidantes e essa vitamina ótima para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, é uma receita que não leva leite, ou seja, pode ser consumida sem problemas por alérgicos a esse alimento ou intolerantes à lactose.

Ingredientes:

3 ovos (claras e gemas separadas)
1 xícara (chá) de açúcar
1 laranja pera bem fresca, madura e firme
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (café) de óleo vegetal
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Manteiga e farinha de trigo quanto bastem para untar e enfarinhar
1 xícara (chá) de suco de laranja e 1 colher (sopa) de açúcar para umedecer o bolo

Modo de preparo:

Corte a laranja inteira em quatro partes, com casca e tudo. Retire apenas as sementes e a membrana branca interna. Coloque os pedaços de laranja no liquidificador e bata-os bem com as gemas e o óleo. Em separado, bata as claras em neve numa tigela e reserve. Coloque a mistura de laranja batida numa tigela e acrescente o açúcar e a farinha de trigo peneirados. Adicione as claras em neve e misture delicadamente. Acrescente o fermento e mexa com cuidado. Despeje a massa numa forma média, previamente untada e enfarinhada, e asse em forno médio, a 180o C, até ficar dourado e firme. Retire o bolo do forno e despeje a mistura de suco de laranja e açúcar, para deixá-lo úmido. Sirva em quadradinhos. Se quiser, polvilhe com canela ou açúcar de confeiteiro.

Você curte bolos simples? Qual o seu favorito? Conte para mim! Estou no Instagram, me adicione por lá.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.