Topo

Gosta de kiwi? Começou a temporada dessa fruta rica em vitamina C

Luciana Mastrorosa

21/05/2020 04h00

Crédito: iStock

Quando a gente pensa em frutas que fornecem bastante vitamina C, geralmente lembramos dos cítricos, como limão e laranja. Mas o kiwi, essa fruta de aparência exótica e sabor bem característico e ácido, é fonte importante dessa vitamina. Agora, começa a temporada dos kiwis, uma fruta excelente para ser consumida in natura ou complementando pratos salgados e doces.

De formato ovalado, com pele fina e marrom recoberta por uma "penugem", e interior bem verde e suculento, pontilhado com inúmeras sementinhas pretas, o kiwi, ao que tudo indica, tem origem chinesa. Mas foram os neozelandeses que batizaram a fruta com esse nome, nos anos 1970, e a introduziram no mercado mundial. Hoje, no Brasil, algumas marcas, como a Zespri, importam variedades diferentes de kiwi, como a amarela por dentro, bem doce, também chamada de SunGold.

Além de ser fonte de vitamina C, o kiwi também é uma fruta rica em fibras e cálcio. As fibras ajudam o sistema digestório a funcionar melhor, especialmente os intestinos, e o cálcio, junto com o fósforo, fortalece ossos e dentes. Fornece ainda uma quantidade bastante significativa de potássio, o que a torna uma fruta excelente para os hipertensos e praticantes de atividades físicas, e carotenóides, que agem como antioxidantes, evitando a inflamação no organismo, e são precursores de vitamina A, que protege a pele, os olhos e a visão.

Outro fator interessante é que o kiwi apresenta uma enzima chamada actinidina. Essa enzima ajuda na digestão, principalmente de proteínas. Por isso, a fruta pode interferir em outros ingredientes, quando usada em uma receita, e pode causar irritação em peles mais sensíveis (tem gente que sente a boca "pinicar" ao comer a kiwi). Se a fruta for cozida, como em geleias ou compotas, a enzima é inativada, mas, dessa forma, ela perde um pouco da sua cor tão atraente. Quando transformado em suco ou purê e consumido puro, esses cristais podem se tornar irritantes para a boca e a garganta, em pessoas com essa sensibilidade.

Como usar o kiwi na cozinha?

Por ser uma fruta muito atraente depois de descascada e cortada em rodelas, o kiwi é muito usado para finalizar pratos salgados e compor sobremesas, geralmente frias.

Pode ser usado em geleias e compotas? Sim. Mas seu frescor e sua cor vibrante se perdem um pouco. Por isso, prefiro usá-lo cru, descascado e cortado da forma que achar melhor, para montar sobremesas e incrementar saladas de folhas ou compostas, como aquelas que levam cereais cozidos, vinagretes e ceviches.

Nas sobremesas, o kiwi, por ser bem azedinho, contrasta superbem com tortas de massa amanteigada e crocante, cobertas com creme de baunilha e finalizadas com fatias bem frescas da fruta. Você pode, também, montar uma sobremesa bem fácil, como uma espécie de pavê, numa taça grande, alternando camadas de farofinha doce de castanhas tostadas com farinha de trigo, manteiga e açúcar, mais sorvete ou chantili e pedaços da fruta. Fica uma delícia!

Gosto ainda de usar o kiwi em saladas de frutas (combina muito bem com frutas bem doces, como a manga) ou de usá-lo na finalização de bolos de festa, especialmente aqueles cobertos com bastante creme batido. Pode usar a fruta picada no recheio também, junto com creme de confeiteiro. Fica bem refrescante.

Você gosta de kiwi? Costuma usá-lo na cozinha? Conte para mim! Estou no Instagram, me adicione por lá.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.