Topo

Snacks saudáveis para comemorar o Dia das Crianças com os pequenos

Luciana Mastrorosa

12/10/2017 08h00

Snacks saudáveis (e bem simples) para crianças (foto: iStock)

Quem tem criança em casa sabe que a alimentação é um dos maiores desafios, especialmente se você não quer simplesmente abrir algo industrializado, de pacote, e pronto.

Por isso, neste Dia das Crianças, quis dividir com você algumas ideias de snacks e petiscos saudáveis que atendam ao apetite e às necessidades dos pequenos. Só lembrando uma coisa importante: para crianças até 2 anos, a recomendação é não oferecer nada com açúcar nem adoçantes (confira este documento do Ministério da Saúde com os "Dez passos para uma alimentação saudável – Guia Alimentar para crianças menores de 2 anos", de 2013". Mesmo assim, dá para preparar um monte de coisas gostosas e saudáveis, fáceis de fazer, especialmente para os maiorzinhos, que já comem de tudo. Vamos às dicas (e feliz Dia das Crianças!):

Tudo em miniatura
Criança adora beliscar, comer coisas fáceis de pegar com as mãos, daí o enorme apelo dos biscoitos e salgadinhos industrializados. Uma boa ideia é preparar receitas em miniatura, aproveitando a chance para colocar tudo o que for natural. Massas básicas de bolos e muffins podem ser enriquecidas com sucos de frutas (laranja e limão ficam ótimos), legumes ralados ou batidos junto com a massa (como cenoura e beterraba), cacau em pó sem açúcar no lugar do achocolatado. Para adoçar, substitua o açúcar comum por melaço de cana ou uma pasta feita de tâmaras batidas com um pouco de água morna. O resultado fica mais suave no paladar, mas é bem mais nutritivo. Na hora de assar, use forminhas de muffin forradas com papel próprio para isso ou outras formas ainda menores, de minibolos. Decore com frutas, calda de chocolate ou geleia e sirva. O mesmo vale para pães: tente substituir uma parte da farinha por inhame, batata-doce ou mesmo batata, cozidos. Use polvilho doce se quiser uma textura mais grudenta, como a de um pão de queijo. Forme bolinhas bem pequenas com as mãos e asse-as até ficarem douradas. Ficam uma delícia com geleia e manteiga.

Snacks com legumes
Legumes em palitos, cubinhos de queijos e biscoitinhos salgados fazem sucesso no lanchinho e são uma opção bacana para servir até nas festas de aniversário. Aposte nos que costumam agradar mais, como pepino e tomatinhos (lembre-se de cortar os tomates, pois as crianças podem engasgar). Palitos de cenoura e cubinhos de abóbora cozida al dente também são boas ideias. Em relação aos queijos, prefira aqueles mais frescos e menos salgados, como o frescal e o meia cura. Coloque em potinhos de plástico e aproveite para trazer um verdinho a mais, adicionando ervas frescas como manjericão, orégano, tomilho. Sirva com crackers integrais, tipo pão sueco, naturalmente crocantes. Os pequenos adoram! Outro item que faz sucesso é o bolo salgado. Uma massa básica de leite, farinha, fermento, ovos e uma pitada de sal, batida no liquidificador, é enriquecida com qualquer recheio que você preferir antes de ir ao forno. Pode ser atum com tomates, queijo e presunto, ervilhas e espinafre refogado com bacon, etc. Se preferir, faça como um pão simples, sem recheio algum, e sirva quentinho, em fatias, com manteiga, patê de ricota com salsinha e azeite, requeijão, etc.

Frutas em espetinhos
Criança cansou de comer as mesmas frutas de sempre? Mude a apresentação. Corte fatias finas de melancia e use um cortador com formato de estrelinha, coração ou bichinhos, para trazer uma nova roupagem. Outra opção é acomodar cubinhos de frutas variadas em um palito (escolha um que não tenha ponta). Uvas sem sementes, morangos, melão, pera, maçã e mamão ficam muito boas no palito. O ideal é preparar na hora e servir imediatamente, para algumas frutas não escurecerem, ou você pode passar os cubinhos (maçã, principalmente) em suco de laranja antes, assim elas não mudam de cor. Pode alternar também misturar frutas secas sem sementes, como damasco e ameixa. Quer um sorvete rápido e totalmente natural? Congele pedaços de banana, morangos e mangas e bata, ainda congelados, no liquidificador, até ficar cremoso. Sirva em seguida, fica com uma textura bem similar ao do sorvete, mas sem nenhum açúcar adicional (nem cremes).

Gelatina mais divertida
Esqueça as gelatinas de caixinha, cheias de corantes e ingredientes artificiais: com ágar-ágar (uma gelatina de origem vegetal, à base de algas) ou gelatina incolor, sem sabor, dá para preparar um lanchinho refrescante e gostoso. A dica é substituir parte da água que você usa para hidratar a gelatina por algum tipo de suco ou água de coco. Eu gosto muito de usar suco de uva integral, daqueles bem fortes, pois eles necessitam de bem pouco açúcar para ficar docinhos depois que a gelatina se solidifica. Além disso, você pode enriquecer o preparo colocando cubos bem pequenos de maçã, manga, abacaxi, no fundo das forminhas. A gelatina endurece e fica uma sobremesa com dupla camada.

Incremente as panquecas
Panquecas americanas (aquelas mais altas e fofinhas) são uma verdadeira paixão infantil: difícil achar uma criança que não goste. Eu preparo uma receita muito simples, tão simples que dá para fazer até no café da manhã, se você tiver um pouco mais de tempo. Anote: misture 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1/2 xícara (chá) de açúcar e 1 colher (chá) de fermento químico em pó. Em outra tigela, bata 1 colher (sopa) de manteiga derretida, 1 ovo e 1 xícara (chá) de leite. Acrescente então os líquidos aos secos e misture bem, formando uma massa mole, mas não muito. Cozinhe em uma frigideira untada com manteiga ou óleo até dourar, dos dois lados, e sirva em seguida. Aqui, você pode incrementar do jeito que preferir: substituir parte da farinha por farinha integral, aveia, farelos, etc. Acrescentar linhaça, chia, gergelim, farinha de amendoim ou amêndoas. Usar leites vegetais (o de amêndoas fica ótimo) em vez de leite de vaca, colocar óleo de coco no lugar da manteiga… Já fiz tudo isso e deu supercerto. E o melhor: na hora de servir, vai bem com tudo: de fatias de queijo e frios até geleias, cubinhos de frutas e caldinhas doces.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.