Topo

Com ação antioxidante e anti-inflamatória, sálvia é boa como chá ou tempero

Luciana Mastrorosa

27/08/2020 04h00

Crédito: iStock

De folhas alongadas, verdes e com uma textura aveludada, a sálvia é uma erva ainda pouco explorada na culinária brasileira. Porém, brilha em outras cozinhas do mundo, como na Itália, combinada a manteiga e produtos de charcutaria, como o presunto cru.

Pertencente à mesma família da hortelã, existem mais de mil espécies de sálvia. Algumas, como a sálvia comum (Salvia officinalis) são usadas como tempero. Outras, como a sálvia-esclaréia (S. sclarea) são mais utilizadas no preparo de chás e infusões. Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, as folhas dessa erva têm ainda efeitos antimicrobianos. Além disso, alguns estudos apontam ainda que a sálvia comum tem propriedades hipoglicemiantes, ou seja, pode ajudar no controle da diabetes. Porém, essa espécie é rica em duas substâncias, a tujona e a cânfora, que podem ser tóxicas para o sistema nervoso. Por isso, convém não exagerar na dose, usando a sálvia apenas como tempero.

Na medicina popular, essa planta também vem sendo usada há gerações para tratar problemas comuns, como inflamações bucais (como a gengivite), feridas em geral e até micoses. Em outros casos, a sálvia é usada para descongestionar as vias respiratórias e tornar a digestão mais fácil.

As folhas da sálvia podem ser comercializadas frescas ou secas e moídas. Em termos nutricionais, apresenta um bom teor de antioxidantes, fibras e minerais como cálcio, fósforo, magnésio e potássio. Dentre suas funções, esses minerais ajudam a fortalecer ossos e dentes, atuam no metabolismo e ainda auxiliam os que têm hipertensão. Também apresenta um bom teor de diversas vitaminas, como a C, as do complexo B, os carotenóides (precursores de vitamina A), ácido fólico e vitamina K, que ajuda na coagulação.

Como usar a sálvia na cozinha

Essa erva tem personalidade. E combina particularmente bem com manteiga, cremes e ingredientes de sabores pronunciados, como presunto cru, como mencionei mais acima, além de bacon, presunto comum, carnes vermelhas e aves.

A sálvia também faz par perfeito com abóbora. Em termos de sabor e aroma, prefiro usar a erva fresca. Uma forma fácil de aproveitar esse tempero é simplesmente fritar algumas folhas de sálvia na manteiga, com uma pitada de sal e pimenta-do-reino, e usar esse molho simples para trazer mais sabor a abóboras assadas ou cozidas, massas frescas ou secas e nhoques.

Outro prato muito clássico preparado com essa erva é a saltimbocca, tipicamente italiano, preparado com fatias finas de carne bovina recheados com presunto cru e uma folha de sálvia, envoltos em farinha de trigo e fritos em pouca manteiga ou azeite. Fica delicioso como aperitivo ou até como prato principal.

A sálvia combina também com batatas, por isso vale preparar uma boa salada morna com batatas cozidas e temperadas na hora de servir com alho dourado no azeite, gotas de limão, sal, pimenta-do-reino, alcaparras e folhas frescas de sálvia. Fica divino!

Em molhos brancos para massas, especialmente aqueles guarnecidos com cogumelos e pedacinhos de bacon, a sálvia também brilha. No friozinho, aposte ainda numa infusão de sálvia fresca ou seca, para refrescar o hálito e aquecer.

E, claro, se tiver um espacinho, vale cultivar essa erva em casa em pequenos vasos, para ter à mão sempre que precisar.

Você costuma usar a sálvia nos seus pratos? Conte para mim! Estou no Instagram, me adicione por lá.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.