Topo

Anis estrelado é digestivo, refresca o hálito e perfuma doces e salgados

Luciana Mastrorosa

22/09/2020 04h00

Crédito: iStock

Você conhece anis estrelado? Costuma usá-lo em sua cozinha? Pois essa linda especiaria, em formato de estrela, é de origem chinesa e tem grandes propriedades digestivas, além de um aroma inconfundível.

Proveniente da árvore da família da magnólia (um tipo de flor), é natural do sul da China e da Indochina. Vem sendo usada há séculos como tempero e também, na medicina popular, para ajudar a digestão. Por isso combina tão bem com carnes de sabor forte e ricas em gorduras, como a carne bovina e a suína. Auxilia na hora de digerir comidas pesadas, contribuindo para evitar gases e cólicas.

No uso popular, o anis estrelado também vem sendo usado no combate a gripes e resfriados, na forma de infusão. Apresenta, ainda, propriedades antibacterianas e antifúngicas. Não oferece muitas calorias, já que bastam poucas estrelinhas para perfumar um prato. Mas fornece compostos antioxidantes, que ajudam a manter o organismo em dia.

Como usar o anis estrelado na cozinha

O anis estrelado pode ser usado em infusões, como aquelas feitas com chá preto ou mate. Contribui com aroma delicioso e sabor ligeiramente adocicado.

Nos pratos salgados, combina muito bem com carne de porco e de boi, ajudando a fazer a digestão. Se for cozinhar costelinhas suínas, por exemplo, para depois finalizá-las ao forno, experimente adicionar algumas unidades de anis estrelado na água de cozimento, junto com cebola, dentes de alho, sal e louro.

Também fica ótima em molhos agridoces para acompanhar carnes diversas, principalmente as vermelhas. Com frango, adicione alguns anis-estrelados na cavidade da ave, se for assá-la inteira. Fará toda a diferença no aroma e no sabor, além de render uma apresentação bonita. Junte metades de limão para um sabor mais azedinho, delícia.

O anis estrelado também combina particularmente bem com caldas de açúcar para doces variados. Vale usar no preparo de arroz doce, canjica e frutas em compota, como maçã, pera, figos… Até no cozimento da abóbora fica perfeito, mesmo se for usada, depois, em pratos salgados, como purês. Use também em cozidos de legumes com carnes, fica bom até mesmo com diversos legumes e hortaliças e pedacinhos de bacon.

Use, ainda, para aromatizar o leite do pudim ou o creme de leite da pannacota. E, se você gosta de licores, essa é uma especiaria perfeita para isso: dá um aroma e sabor deliciosos, além de ficar linda na garrafa.

Costuma usar anis estrelado na sua cozinha? Conte para mim! Estou no Instagram, me adicione por lá.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.