PUBLICIDADE

Topo

Camomila é barata, fácil de encontrar e tem propriedades calmantes

Luciana Mastrorosa

10/09/2020 04h00

Crédito: iStock

A camomila é uma florzinha muito usada para chás e infusões. Tão leve e delicada que até as crianças podem tomar. De fato, ela tem propriedades levemente calmantes, relaxantes e ainda anti-inflamatórias e que beneficiam o sistema digestório.

Originária da Europa, a camomila é cultivada em todo o mundo, inclusive por aqui. Por isso, é fácil de achar e tem preço acessível. E, se bem acondicionada, em local fechado seco e ao abrigo do sol, dura muito na despensa.

Há séculos, vem sendo usada na medicina popular como calmante leve e, também, como anti-inflamatório, especialmente para pessoas que sofrem de dores de estômago ou gases. Também é usada popularmente, na forma de infusão, para clarear ligeiramente e dar brilho aos cabelos, especialmente os mais claros. Muitos dermatologistas recomendam ainda a infusão de camomila (fria, claro) para fazer compressas na pele, ajudando a combater o incômodo de ressecamento, inflamações e vermelhidão.

Em termos nutricionais, a camomila tem todas essas propriedades e, ainda, é rica em compostos fenólicos e flavonóides, antioxidantes, que auxiliam na desinflamação do organismo. Na medicina popular, que vem se confirmando em pesquisas e artigos científicos, a camomila é usada ainda como digestivo e pode ser um auxiliar para combater a ansiedade.

A infusão preparada com as flores da camomila é baixa em calorias. Como não é muito amarga e tem um sabor ligeiramente doce, muitas pessoas optam por beber a infusão sem a adição de açúcar ou outros adoçantes. A bebida fornece um pouco de potássio, que ajuda os que têm hipertensão, além de carotenoides, precursores de vitamina A, que auxiliam a pele e a visão.

Usos da camomila na cozinha

Como disse mais acima, o comum é usar a camomila para o preparo de chás e infusões. Uma colher de sopa para cada xícara de água fervente é suficiente. Costumo deixar 10 minutos em infusão. Como tem um sabor delicado, fica ótima combinada a outras ervas e plantas, como o chá verde, a erva-doce (esse mix é muito bom para a digestão e evitar gases), chá mate, raspas de laranja, rodelas de limão, etc.

Na cozinha, a camomila pode ser usada para aromatizar preparos doces. Não é comumente usada em pratos salgados, mas fica ótima para dar sabor e um pouco de cor (ligeiramente amarelada) a caldas, pudins, cremes e sorvetes.

Dá para infusionar essa planta no leite, no creme de leite e também em leites vegetais. É só aquecer a bebida e acrescentar algumas colheres de sopa das flores de camomila e deixar por algum tempo, até que soltem seu sabor, aroma e cor. Fica ótima em pudins simples e também na pannacotta, feita com gelatina sem sabor, açúcar e creme de leite fresco.

Nos dias mais quentes, prepare uma infusão de camomila, deixe esfriar e sirva com rodelas de limão ou laranja, pedaços de frutas frescas, como manga e morango, e seja feliz. Fica delicioso! E até as crianças vão adorar, além de dar uma ligeira acalmada. Antes de dormir, um chazinho de camomila também pode ajudar a ter um sono reparador e tranquilo, além de fazer bem pra digestão.

Você gosta de camomila? Como costuma usar essa flor? Conte para mim! Estou no Instagram, me adicione por lá.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.