Topo

Caracóis com manteiga de alho, da Nigella

Luciana Mastrorosa

09/11/2017 07h59

Caracóis com manteiga de alho, do novo livro da chef Nigella Lawson (foto: divulgação)

Esta receita é parte do novo livro "Simplesmente Nigella – Comida para se sentir bem" (editora BestSeller /Grupo Editorial Record, R$ 144,90), da chef britânica Nigella Lawson. A obra foi lançada só agora no Brasil, chegando às lojas neste novembro. Esta receita é realmente simples de preparar e faz uma referência aos escargots franceses, usando a massa em formato de conchinhas, servida com molho de manteiga e alho.

Serve 2 pessoas

Ingredientes
150 g de macarrão caracol (lumache regate)
Sal para a água da massa a gosto
50 g de manteiga sem sal macia
2 dentes de alho grandes, ou 4 menores, descascados e finamente ralados ou picados
1 pitada de sal marinho em flocos e um pouco mais, a gosto
1 xícara de salsa finamente picada (30 g)

Modo de fazer
Coloque a água do macarrão para ferver, salgue-a e depois cozinhe a massa seguindo as instruções da embalagem, mas comece a provar 2 minutos antes do tempo determinado.

Em uma panela na qual você poderá colocar a massa mais tarde, derreta a manteiga em fogo baixo, adicione o alho, uma pitada de sal marinho em flocos e frite por 1 minuto, tomando o cuidado de não deixar o alho dourar. Adicione a salsa e mexa por mais um minuto, até obter um molho verde e aveludado.

Quando a pasta estiver cozida, mas ainda al dente, reserve um pouco da água e escorra.

Junte o macarrão escorrido à panela de molho, adicione 1 colher de sopa de água do cozimento e mexa outra vez – com a panela ainda no fogo –, colocando cerca de 1 colher de sopa para que o molho cubra bem a massa. Tempere a gosto e coma imediatamente.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.