Topo

5 pratos frios para servir no Réveillon

Luciana Mastrorosa

28/12/2017 08h00

Carpaccio de camarão e romã, do Eataly, em São Paulo (foto: divulgação)

Parece mentira mas, sim, 2017 está chegando ao fim. Que ano, amigos, que ano. O importante agora é festejar muito com a família, os amigos, os amores mais queridos e entrar em 2018 com o pé direito para valer, muita sorte, saúde, amor e paz. E, como nosso Réveillon cai em pleno verão, ninguém tem muita vontade de passar o dia na cozinha assando coisas. Por isso, pensei em 5 pratos frios para servir na virada, receitas que você pode fazer para compor a mesa e complementar o seu cardápio tradicional de fim de ano. Como o Natal é regado a aves em geral, na minha família a tradição é servir porco ou pescados no fim do ano. Particularmente, prefiro os peixes, acho mais leves para esse momento. E não podem faltar muitas saladas, petiscos, frutas frescas, bebidas frias em abundância e, claro, um belo prato de lentilhas (porque sorte nunca é demais).

Aqui, deixo receitas simples, mas muito saborosas e fáceis de fazer. Tem duas opções veganas no meio, porque é importante agradar todos os convidados (além de serem uma delícia!). A primeira delas é um carpaccio de camarão com romã, do Mare Pesce & Vino, do empório italiano de luxo Eataly, em São Paulo. Carpaccio é ótimo porque é bem refrescante – e este também traz a romã, que é símbolo de sorte, prosperidade e fertilidade, por isso é muito consumida na ceia da virada. As demais são da minha família, clássicos que eu faço sempre que posso. Espero que goste!

Carpaccio de camarão com romã, do Eataly em São Paulo
Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

320 g de camarão limpo (sem casca e sem a tripa)
Sementes de 1/4 de romã
Gomos de 1 tangerina
8 folhas de hortelã
4 folhas de manjericão
10 g de dill (endro)
40 g de palmito pupunha (opcional)
Flor de sal a gosto
Azeite extravirgem a gosto
Suco de 1 limão siciliano
Pimenta-do reino a gosto

Modo de preparo:

Limpe bem os camarões e corte-os em lâminas finas.  Retire a película que envolve os gomos da tangerina e corte os gomos em 2 ou 3 pedaços menores. Corte o palmito pupunha em lâminas finas e, na sequência, corte as lâminas em pedaços pequenos. Retire o suco do limão siciliano e reserve. Coloque 4 pratos rasos para resfriar na geladeira. Enquanto isso, pique as folhas de manjericão e hortelã. Na hora de servir, divida as lâminas de camarão entre os 4 pratos frios. Sobre o camarão, disponha as sementes de romã, as ervas picadas, os pedacinhos de palmito pupunha, os pedaços de tangerina e as folhas de dill. Tempere as quatro porções com suco de limão, azeite extravirgem, flor de sal e pimenta-do-reino a gosto. Sirva imediatamente, bem fresco.

Ceviche bem fresquinho é ótima pedida pro Réveillon (foto: iStock)

Ceviche de linguado
Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

450 g de filé de linguado limpo, sem espinhas, sem pele
1 pimenta dedo-de-moça em cubinhos, sem sementes (ou a gosto)
1 cebola roxa pequena em fatias muito finas
3 a 4 limões tahiti grandes (suco)
Sal a gosto
Azeite extravirgem quanto baste
1 punhado generoso de coentro fresco picado (ou salsa, se não gostar de coentro)

Modo de preparo:

Corte os filés de linguado em tiras finas, certificando-se de que não haja nenhuma espinha remanescente. Se não tiver linguado, pode fazer com saint peter ou outro peixe branco de carne firme. Coloque-os num recipiente de vidro e cubra-os com o suco dos limões (a acidez depende do seu paladar, por isso vá adicionando o suco aos poucos, provando sempre) e a cebola fatiada. Cubra e deixe descansar na geladeira por 1 hora, ou até os pedaços de peixe ficarem brancos e opacos, cozidos no limão. Junte o coentro picado, a pimenta e o sal, e regue com azeite. Acerte o tempero e sirva com nachos, panquecas de milho, farofa crocante, fatias de manga ou o que desejar.

Guacamole fica uma delícia com nachos e outros biscoitinhos crocantes de milho (foto: iStock)

Guacamole com nachos (vegana)
Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

2 abacates pequenos bem maduros
2 tomates grandes, sem sementes, em cubinhos
1 pimenta dedo-de-moça, sem sementes, em cubinhos (ou a gosto)
suco de 2 limões pequenos
1/2 cebola roxa picada bem miudinha (ou a gosto)
1 dente de alho pequeno bem picadinho
4 colheres (sopa) de azeite extravirgem
1 punhado generoso de coentro fresco picado (ou a gosto; pode usar salsa, se não gostar de coentro)
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Corte a polpa dos abacates em cubos e misture-a aos demais ingredientes. Acerte o sal e deixe por 30 minutos na geladeira antes de servir. Acompanhe com nachos ou panquecas duras de milho. Adoro servir guacamole com cerveja, espumante ou drinques à base de tequila! Dica: cuidado ao cortar a pimenta, pode proteger as mãos com luvas, se quiser. E jamais coce o nariz ou os olhos, porque a pimenta é bem forte e vai arder.

Bruschetta de tomates e manjericão (foto: Carol Gherardi)

Bruschetta de tomate e manjericão (vegana)
Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

8 fatias pequenas de pão italiano
300 g de tomate-cereja picados (2 caixinhas)
Azeite de oliva quanto baste
Suco de limão a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
1 dente de alho pequeno
2 colheres (chá) de tomilho fresco
1 ramo de manjericão fresco
Flor de sal a gosto (opcional)

Modo de preparo:

Coloque os tomates picados em uma tigelinha e tempere-os com azeite de oliva, gotas de suco de limão, sal e pimenta-do-reino moída. Acrescente as ervas e misture bem. Reserve. Toste as fatias de pão italiano, dos dois lados, por cerca de 5 minutos (no total) no forno médio/alto, até ficarem crocantes por fora, mas ainda macias por dentro – não deixe virar torrada! Ao tirar o pão do forno, esfregue ligeiramente o dente de alho sobre as fatias, com suavidade, apenas uma vez. Se for excessivo, a bruschetta ficará indigesta. Coloque o pão numa bandeja e cubra cada fatia com um pouco do tomate. Decore com algumas folhinhas de manjericão. Opcionalmente, pode-se também regar as bruschette com mais azeite e uma pitadinha de flor de sal. Sirva em seguida. Se quiser, monte uma bandeja com diversos antepastos italianos para servir junto, como azeitonas verdes e pretas temperadas com azeite e orégano, berinjelas ou abobrinhas em conserva com azeite e alho, etc.

Sardinha à escabeche aperitivo
Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

600 g de sardinhas frescas, bem limpas (sem escamas e sem espinhas, abertas como borboletas e depois cortadas ao meio, formando 2 filezinhos, sem espinha central nem o rabo_
Vinagre de vinho branco de boa qualidade quanto baste
2 cebolas médias em meias-luas
3 dentes de alho picadinhos
Orégano seco a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 folhas de louro
1 tomate grande fatiado
Cebolinha verde picada
Ramos de tomilho fresco
Azeite de oliva extravirgem quanto baste
Azeitonas verdes a gosto
Pão fresco ou pão italiano para servir

Modo de preparo:

De véspera, prepare a marinada: lave os filés de sardinha e limpe-os bem, retirando todas as espinhas aparentes. Remova o excesso de água e coloque os filés, em uma camada, sobre uma tigela. Tempere-os com sal, orégano e pimenta-do-reino e regue-os com um fio de vinagre. Repita as camadas até acabar com as sardinhas. No final, misture as sardinhas com uma cebola fatiada (reserve a outra para o dia seguinte), o cheiro-verde picadinho, o alho, o louro e mais um pouco de orégano. Regue com mais vinagre, misture tudo e reserve num pote tampado, na geladeira. Deixe de um dia para o outro.

No dia seguinte, remova o excesso de marinada e recheie cada filé de sardinha com uma azeitona sem caroço. Forme um rolinho e feche-o com um palito de dente. Repita o processo com todos os filés de sardinha. Se você gostar, pode rechear os filés com um pedaço de cebola temperada com orégano. Quando estiverem todos enroladinhos, unte uma assadeira com azeite, forre o fundo da assadeira com meia cebola fatiada e o tomate fatiado. Distribua os rolinhos de sardinha sobre o tomate e regue tudo com um fio de azeite e outro de vinagre. Cubra as sardinhas com o restante da cebola fatiada, o tomilho e o louro da marinada. Cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno médio, por 20 minutos. Após esse período, remova o alumínio e deixe no forno, descoberto, até as sardinhas dourarem e a maior parte do líquido secar (deixe sobrar só um pouco, no fundo, para regar as sardinhas). Retire do forno, deixe esfriar e sirva com pão fresco ou pão italiano. Este prato pode ser servido no dia seguinte também, fica mais gostoso ainda. Guarde sempre em geladeira.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.