Topo

Festa junina chegou! Conheça os benefícios do gengibre e faça quentão

Luciana Mastrorosa

02/06/2018 04h00

Crédito: iStock

Começa junho e só consigo pensar em festa junina, claro! Quentão, vinho quente, pipoca, um monte de delícias feitas com milho, amendoim, batata-doce… É bom demais. Não por acaso, junho é época de gengibre, esse rizoma incrível, de origem oriental, que foi domesticado ainda na pré-história. Ou seja, vem fazendo companhia aos humanos muito antes da invenção dos antigos festivais pagãos da colheita e das atuais festas que caracterizam esta época do ano. Sorte a nossa!

Além de ser o ingrediente principal do quentão, o gengibre é um desses alimentos que a gente sempre deveria ter na mesa. É usado há milênios por diversas culturas como auxiliar no tratamento de dores nas articulações, artrite, dores musculares e até como afrodisíaco. É considerado também um poderoso digestivo e, por isso, como disse na coluna sobre Ayurveda, os seguidores dessa medicina indiana recomendam consumir pedacinhos desse vegetal antes das refeições, para preparar o organismo para a digestão. Também auxilia no combate às náuseas, resfriados e dores de garganta, principalmente na forma de chá.

A infusão feita com gengibre é deliciosa: use uma colher (chá) de gengibre ralado na hora para cada xícara de água fervente. Cubra e deixe por 10 minutos. Então, coe o líquido e adoce a gosto. Eu uso mel e acrescento gotas de limão, se a ideia é aliviar o resfriado (ou a dor de garganta, tão comum quando o tempo começa a esfriar). Outra versão dessa infusão, com a adição de sementes de erva-doce, pode ser preparada e bebida, morna, naqueles dias em que a gente se sente com indigestão, com dificuldade de digerir os alimentos e até perda de apetite. Uso uma colher (chá) para cada ingrediente.

Fresco, em pó ou em conserva?

Nesta época, é fácil encontrar gengibre fresco e, para mim, esta é a melhor forma de consumir esse rizoma. Sua pele é bem fininha e frágil, então o jeito mais fácil de removê-la é usando uma colher. Você vai raspando a colher sobre o gengibre e a casca sai rapidinho, sem perder muito. Além disso, o gengibre também se encontra facilmente em pó e em conservas salgadas (muito usadas na culinária japonesa), além do óleo essencial, mais usado em práticas de aromaterapia. O gengibre em calda é delicioso, assim como o cristalizado. Seu sabor picante fica mais suave nas conservas, tanto as de sal quanto as feitas com açúcar – com a vantagem de que, dessa forma, você consegue aproveitar o gengibre por mais tempo.

Para cozinhar, costumo usar a versão em pó para bolos, doces e biscoitos, e o fresco, in natura, para preparar pratos salgados e sobremesas. Dentre as carnes, o frango e a carne de porco combinam muito com esse tempero, que fica ainda mais realçado quando usamos um pouco de limão. Frango com molho de gengibre, limão, shoyu e alho é uma delícia para comer com arroz branquinho. E, nas sobremesas, gosto de preparar bolos e pães ricos em especiarias, combinados com cravo, canela, maçã… A mistura de chocolate com gengibre é perfeita, e pode ser usada em caldas, tabletes e bolos servidos quentes (olha aí uma sugestão para arrasar no jantar do Dia dos Namorados).

Como é época de festa junina, nada melhor do que uma receita de quentão! Deixo aqui contigo uma versão básica que pode ser servida com e sem álcool. Fica tão gostoso que, mesmo que você abra mão da cachaça, ainda dá para tomar essa bebida com muito prazer. De quebra, ajuda a gente a digerir a comilança das festas juninas e, por que não, dá uma força para deixar o resfriado bem longe. Nos dias frios, é um bálsamo para o corpo, pode acreditar:

Meu quentão (com ou sem álcool)

Ingredientes:

1 gengibre grande, de 50 a 80 g, sem pele e fatiado (aqui, ajuste de acordo com o seu paladar; se quiser mais picante, pode usar mais gengibre)
2 xícaras (chá) de açúcar (uso o demerara, orgânico, mas pode ser qualquer um que preferir)
2 xícaras (chá) de água (ou mais, se fizer uma versão sem álcool)
3 paus de canela
6 cravos
1/2 garrafa de cachaça branca de boa qualidade (se quiser mais forte, só colocar mais cachaça); para versão sem álcool, omita a cachaça e adicione mais água
1 limão fatiado ou 1 laranja-baía (é a que tem a casca mais perfumada) em rodelas

Modo de preparo:

Aqueça o açúcar numa panela grande, em fogo baixo, até derreter completamente e virar um caramelo. Acrescente, com cuidado, a água, o gengibre, a canela e os cravos. Deixe ferver até o açúcar dissolver completamente. Se preferir a versão tradicional, com cachaça, junte a bebida e ferva por mais alguns minutos. Ajuste a quantidade de gengibre, açúcar e cachaça ao seu gosto (pode deixar mais doce, picante, alcoólico, etc.). Ao final, adicione as rodelas de limão ou laranja, misture bem e sirva. Se quiser uma receita sem álcool, use apenas água e deixe concentrar bastante o sabor do gengibre e das especiarias. Quando faço o quentão sem álcool, gosto também de adicionar suco de limão, em vez das rodelas, para trazer uma acidez agradável. Pode adicionar outros ingredientes também, como anis estrelado ou erva-doce. Sirva em seguida, bem quente.

Você gosta de gengibre? Como você utiliza esse ingrediente na sua cozinha? Conte tudo! Estou no Facebook e também no Instagram.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.