Topo

Quer comer mais frutas? Experimente fazer sorbet, sorvete leve e sem leite

Luciana Mastrorosa

12/01/2019 04h00

Crédito: iStock

Nada mais delicioso no verão que um bom sorvete. Porém, as versões industrializadas em geral contêm muita gordura, além de espessantes, corantes e conservantes. Mas uma forma saudável e saborosa de aproveitar essa sobremesa é preparar seus próprios gelados. Um dos mais nutritivos e leves é o sorbet, tipo de sorvete que não leva leite nem gorduras, feito apenas com frutas, água e açúcar, sendo perfeito para quem tem alergia ao leite ou intolerância à lactose, além de conter as vantagens das frutas, como vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos.

O sorbet é também uma forma mais saborosa e divertida de ingerir frutas no dia a dia, ainda mais nos dias quentes. E, por ser natural e sem conservantes, até os pequenos podem consumir sem problema algum.

Algumas frutas são perfeitas para esse tipo de preparo, principalmente as mais azedinhas, como limão, caju e morangos, todas ricas em vitamina C e antioxidantes, que favorecem a saúde do organismo como um todo e evitam inflamações, além de dar um reforço na imunidade. Outras frutas, como a banana e a manga, também são ótimas para esse preparo, assim como o açaí, considerado um superalimento. As duas primeiras têm uma textura que deixa o sorbet mais cremoso e ainda contêm muitas fibras, que ajudam o funcionamento do intestino.

Ficam ainda mais saborosas se combinadas a algum cítrico, como limão, ou outras frutas ácidas, como goiaba, abacaxi e maracujá. O açaí, típico do nosso país, fica uma delícia como sorbet e, além do sabor intenso, agrega uma série de benefícios, como a boa quantidade de ferro que oferece, ajudando a combater a anemia. Também é uma fruta riquíssima em antioxidantes que atuam como protetor cardiovascular e do sistema nervoso, além de ser um alimento que traz muita energia e disposição, por isso é ótimo para quem pratica esportes. Conheça os benefícios do açaí.

Conversei com a Escola do Sorvete, em São Paulo, para aprender a preparar sorbets de frutas como os chefs fazem. A escola dividiu com o Menu do Dia três receitas fáceis de preparar e ricas em frutas, como morango e capim santo, açaí e caju. Para trazer uma textura mais cremosa, os profissionais da casa utilizam alguns tipos de açúcar diferentes em algumas receitas, como a glucose, a dextrose e a maltodextrina, e também o ágar-ágar, um tipo de alga que confere mais cremosidade. Se não tiver acesso a esses açúcares, substitua por açúcar comum e vá testando as misturas. A quantidade aqui indicada é para fazer um sorbet profissional, mas você pode adaptar de acordo com seu paladar, lembrando que a textura poderá ficar menos cremosa, mas ainda assim será um sorbet bastante saboroso. O açúcar ajuda a deixar o gelado mais macio e cremoso, então é preciso ir ajustando as quantidades para não ficar duro demais.

Lembre-se de que o líquido que virará o sorbet deve ser um pouquinho mais doce que o normal, pois, depois de congelado, a tendência é que o sabor fique menos adocicado. Você pode incrementar as receitas também com ervas frescas, como hortelã, capim-santo, tomilho e manjericão, ou ainda raspas de coco e pedacinhos de frutas, agregando perfume, sabor e texturas diferentes ao seu sorbet.

Ou, se quiser fazer algo ainda mais simples, basta congelar frutas em pedaços, como manga, banana, morangos e mirtilos, e bater tudo no liquidificador com um pouco de mel ou açúcar e ervas frescas. Fica delicioso e muito saudável, aproveitando o melhor das frutas e aplacando o calor. Pode também acrescentar leite de coco fresco, caseiro, para trazer mais gordura e deixar o sorbet mais cremoso.

Para fazer as receitas abaixo, é recomendável usar uma balança de cozinha, se quiser seguir as quantidades indicadas pelos chefs, e também um termômetro de temperatura, porque a base do sorbet é uma calda feita com o açúcar e as frutas.

Aprenda a fazer:

Sorbet de caju, da Escola do Sorvete
Rendimento: 1 litro

Ingredientes

  • 700 g de polpa de caju;
  • 150 g de açúcar;
  • 60 g de glucose;
  • 25 g de dextrose;
  • 5 g de ágar-ágar;
  • 60 g de água.

Modo de Preparo

Derreta o açúcar com a a água e a polpa de fruta em uma panela e até atingir a temperatura de 85°C. Mexa sempre para não grudar no fundo da panela. Em seguida, acrescente o ágar-ágar misturado com um pouquinho de açúcar na mesma proporção. Desligue o fogo e bata essa calda com um mixer. Deixe esfriar no freezer. Depois de fria, coloque a calda numa máquina de sorvete ou deixe congelar e bata na batedeira, para deixar cremoso.

Sorbet de Açaí, da Escola do Sorvete
Rendimento: 20 Porções

Ingredientes

1,125 kg de açaí congelado
270 g de morango congelado
104 g de mirtilo congelado
286 g de açúcar
175 g de glucose líquida ou em pó
13 g de ágar-ágar
63 g de dextrose
332 g de água
88 g de maltodextrina
45 g de suco de Limão

Modo de Preparo

Em um pote médio, misture todos os ingredientes com exceção da água, das frutas (incluindo o suco de limão) e do mirtilo. Reserve. Em uma panela, em fogo médio, acrescente a água. Mexendo com uma colher, acrescente a mistura de açúcares. Aqueça até atingir 85°C. Desligue o fogo e acrescente as frutas congeladas. Com um mixer de mão, bata tudo até obter uma calda homogênea. Adicione o suco de limão. Em seguida, coloque em um recipiente e armazene a mistura no freezer por 60 minutos. Retire e bata na batedeira. Repita o procedimento até que atinja a consistência desejada.

Sorbet de morango com mel e capim- santo
Rendimento: 1 litro

Ingredientes

3 xícaras (chá) e 1/3 de polpa de morango
1 colher (sopa) e 1/3 de glucose líquida
1 colher (sopa) e 3/4 de mel
1 e 3/4 de suco de limão (colher ou xícara)
1 xícara (chá) e 1/4 de açúcar
2/3 de xícara (chá) de água
Capim-santo fresco a gosto

Modo de preparo

Faça um chá com o capim-santo, peneire e deixe esfriar. Com a água da receita, derreta os açúcares e acrescente a polpa de morango. Bata todos os ingredientes com um mixer ou no liquidificador e leve para congelar. Se preferir uma textura mais cremosa, bata novamente, na batedeira, depois de congelado.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.