Topo

Parente do cacau, cupuaçu é fonte de vitamina C e pode virar até chocolate

Luciana Mastrorosa

27/07/2019 04h00

Crédito: iStock

O cupuaçu (Theobroma grandiflorum) é um fruto grande (pesa em média 1,2 kg), de casca marrom escura, pertencente à mesma família do cacau (Theobroma cacao). Da mesma forma que seu primo, que dá origem ao delicioso chocolate, com as sementes do cupuaçu também podem ser preparados tabletes e bombons, que recebem o nome de "cupulate" e são mais comuns na Amazônia, de onde o fruto é nativo. Em outras regiões do país, é mais fácil encontrar a polpa da fruta congelada, que é perfeita para o preparo de sucos e doces. Mas em estados como o Pará, onde o cupuaçu é corriqueiro na alimentação diária, a oferta de derivados desse fruto é bem maior.

A fruta in natura tem um sabor refrescante, agradavelmente ácido e com poucas calorias, porém rica em minerais como cálcio e fósforo (que ajudam a manter a saúde dos ossos e dentes), magnésio (importante para diversos processos metabólicos) e potássio (favorece os hipertensos e praticantes de atividades físicas ou trabalhos extenuantes), além de conter menores quantidades de zinco (ajuda no sistema imunológico) e ferro (combate a anemia). Esses minerais se mantêm com uma boa concentração mesmo na polpa congelada.

Outra vantagem do cupuaçu é seu conteúdo de vitamina C, um antioxidante que auxilia a evitar a inflamação do organismo e ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas, além de auxiliar a imunidade e o metabolismo. Oferece ainda vitaminas do complexo B, como a tiamina, a riboflavina, a piridoxina e a niacina, que atuam no metabolismo. Com boas doses de fibras, o cupuaçu fresco também contribui para o bom funcionamento do intestino e para trazer sensação de saciedade, favorecendo aqueles que estão em dietas de emagrecimento.

Cupulate, o chocolate de cupuaçu

Assim como ocorre com o cacau, as sementes do cupuaçu também podem ser fermentadas, secas e tostadas para a obtenção de uma massa gordurosa, rica em ácidos graxos benéficos para o organismo (principalmente o oleico) e que ajudam a regular os níveis de colesterol. É com essa pasta e da manteiga obtida dela que se faz o cupulate, produto que se assemelha em aroma e sabor ao chocolate obtido das sementes do cacau. Com as amêndoas do cupuaçu, dá até para fazer cupulate branco.

Uma parte das sementes do cupuaçu é prensada para se extrair a manteiga da fruta, usada depois para formular as massas que darão origem aos tabletes de cupulate. No caso do cupulate branco, ele é preparado com manteiga de cupuaçu, açúcar e leite em pó. Já os demais – ao leite, amargo, meio amargo, etc – levam também a pasta do cupuaçu, e podem conter leite e açúcar em diferentes proporções. Com o cupulate derretido, formam-se as barras, tabletes e bombons – não raro, também recheados com o doce de cupuaçu, feito apenas da polpa da fruta com açúcar, como uma compota (a proporção costuma ser de 1 para 1, ou seja, 4 xícaras da polpa da fruta, por exemplo, para 4 xícaras de açúcar, só cozinhar até obter o ponto de um doce mole). A partir das amêndoas torradas do cupuaçu também pode ser preparado o cupulate em pó, como acontece com o cacau.

Da fruta fresca, várias receitas

Em qualquer restaurante e casa de Belém, no Pará, os sucos, refrescos e sorvetes de cupuaçu fresco são onipresentes e sempre muito saborosos. Com a polpa da fruta, prepara-se ainda o doce de cupuaçu, em compota, como disse acima, que combina muito com o sabor do chocolate e do cupulate, mas é uma delícia consumido puro, como sobremesa.

Tanto com a polpa fresca quanto com a congelada podem-se preparar doces cremosos, picolés, mousses, geleias, sempre com um toque azedinho que ajuda a equilibrar o teor de açúcar. Além disso, dá para fazer licores de cupuaçu, muito agradáveis e digestivos.

Se tiver acesso ao fruto fresco, lembre-se de que ele é altamente perecível, por isso é tão comum congelar-se a polpa do cupuaçu, sem grande prejuízo nutricional. O cupulate é mais difícil de encontrar fora das cidades onde o cupuaçu é comum, mas empórios especializados e casas gourmets costumam vender esse produto, bastante saboroso e saudável.

Você já provou cupuaçu? E o cupulate? O que achou? Conte para mim! Estou no Instagram, me adicione por lá.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.