Topo

4 frutos do mar para provar até o fim do verão

Luciana Mastrorosa

06/02/2020 04h00

Crédito: iStock

Sim, as férias escolares já terminaram e a maioria das pessoas voltou ao trabalho, retomando a rotina. Porém, Carnaval está chegando e o verão ainda não acabou. Como a estação lembra sol e praia, lembra também… frutos do mar!

Alguns deles, como lula, polvo, mexilhão e vôngole (também conhecido como berbigão) começam a ficar mais disponíveis neste mês, o que é ótimo, pois a melhor forma de aproveitar esse tipo de ingrediente é consumi-los bem frescos.

Frutos do mar são muito nutritivos, ricos em proteínas, e uma ótima forma de variar a dieta. Alguns deles têm bastante colesterol, como as lulas, mas cabem perfeitamente dentro de uma alimentação saudável.

São ainda fonte de minerais importantes para a saúde, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e zinco, além do sódio. O cálcio e o fósforo ajudam a fortalecer ossos e dentes, enquanto o potássio favorece os hipertensos e praticantes de atividades físicas extenuantes. Já o magnésio é fundamental para o metabolismo e para o sistema nervoso. O ferro ajuda a combater a anemia e, por fim, o zinco é aliado do sistema imunológico, fortalecendo as defesas do organismo.

Em termos de vitaminas, os frutos do mar fornecem uma boa quantidade de vitamina A, fundamental para olhos e visão; vitamina E, que age como antioxidante, evitando o envelhecimento precoce; um pouco de vitamina C, que também é antioxidante e fortalece o sistema imune; e vitaminas do complexo B, como a B12, que mantém o metabolismo do sistema nervoso e ajuda na saúde das células vermelhas do sangue.

Frutos do mar: modos de preparo

Em geral, os frutos do mar não precisam de muito tempo de cozimento. Porém, principalmente o polvo e a lula, se passarem do ponto ficam borrachudos e duros. Costuma-se dizer que os frutos do mar precisam de "4 ou 40 minutos" de cozimento. Aneis de lula ficam bons empanados e fritos em imersão, pois, assim, cozinham rapidamente e ficam com uma textura agradável na mordida.

O polvo eu prefiro cozinhar na pressão, com um dedo de água e folhas de louro, por cerca de 30 minutos. Dessa forma, suas fibras se amaciam e ele pode ser finalizado no forno com azeite, batatas cozidas, dentes de alho, ervas… Gosto de usar alecrim e tomilho com polvo.

Os mexilhões e vôngoles também cozinham rapidamente. Como possuem conchas, descarte as que não abrirem depois do cozimento e sirva apenas as abertas. Combinam com molhos cítricos e cremosos, com base de cebola e alho refogadinhos em azeite ou manteiga, por exemplo, e também com vinho branco, que traz uma acidez agradável para esses alimentos.

Esses frutos do mar também ficam deliciosos em molhos leves para massas, principalmente o espaguete, com bastante alho e salsinha. Em vez de queijo ralado para finalizar, use farinha de pão tostado, ligeiramente frita na manteiga com sal, pimenta-do-reino e ervas frescas ou secas, como o orégano.

O vôngole também pode ser adicionado, com concha e tudo, no cozimento do arroz (se colocar uns tomatinhos junto, sem pele e sem sementes, no refogado de cebola e alho, fica melhor ainda).

Todos os frutos do mar combinam com temperos frescos, como salsão e alho-poró, o que aumenta ainda o teor de fibras, vitaminas e minerais, deixando tudo mais nutritivo. Aproveite!

Você gosta de fazer pastinhas e patês em casa? Qual é a sua receita preferida? Conte para mim! Estou no Instagram, me adicione por lá.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.