Gambas al ajillo, de Paola Carosella
Aprenda a fazer "gambas al ajillo", camarões com azeite, manteiga, alho e vinho branco, que a chef Paola Carosella ensina em seu primeiro livro, "Todas as Sextas" (editora Melhoramentos, R$ 139,00).
Se não tiver fogo alto nem frigideira de ferro, dá para adaptar com a chama mais alta do fogão e usar uma frigideira grande, de inox, com fundo grosso. Dica: use os camarões mais frescos que puder, pois faz muita diferença no sabor. E não dispense o limão siciliano no final – fica incrível!
GAMBAS AL AJILLO, por Paola Carosella
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
500 g de camarões médios, sem casca, com cabeça e rabo
sal marinho
pimenta-do-reino moída na hora
3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
40 g de manteiga
2 dentes de alho grandes ou 4 pequenos, muito brancos e muito frescos
½ pimenta dedo-de-moça picada
1 taça de vinho branco seco que você beberia
2 colheres de sopa de salsinha fresca, picada
suco de 1 de limão-siciliano, se quiser
torradas de bom pão ou batatas cozidas e aïoli
Modo de preparo
Você precisará de um fogo de verdade, de preferência de um forno a lenha, ou uma grelha sobre um pouco de brasa, ou uma boa e pesada frigideira de ferro e uma boca de fogão.
Esta receita precisa de você o tempo inteiro atento(a) diante da panela.
Tempere os camarões com sal e pimenta-do-reino. Reserve. Aqueça a frigideira pesada, bonita, de ferro, preta, ou de barro. Gosto de servir os camarões na mesma frigideira em que foram cozidos. Acho que a melhor parte é passar o pão nos luxuriosos sucos que resultam da mistura do caldo do bicho com o azeite, a manteiga, o alho e a salsinha.
Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o azeite e a manteiga. Assim que a manteiga derreter, mas antes de ganhar cor, acrescente os camarões, doure apenas de um lado, por 1 minuto ou 2, e abaixe o fogo. Vire os camarões com uma pinça ou agite a frigideira, acrescente o alho e a pimenta dedo-de-moça e cozinhe por alguns minutos.
Deixe o alho dourar levemente e a pimenta mudar de cor até que fique um tom abaixo do dourado do alho.
Aumente então o fogo e mantenha por mais 1 minuto. Quando os camarões adquirirem uma cor bem bonita – graças à manteiga e ao azeite –, quando o alho estiver levemente dourado e a pimenta perfumar a mistura, acrescente o vinho branco e deixe todo mundo se acalmar, inclusive você. Se quiser – e eu recomendo –, pode tomar uma taça de vinho enquanto observa atentamente a frigideira.
Quando entra o vinho, o azeite e a manteiga param de cumprir sua função de dourar. A caramelização do camarão, do alho e da pimenta já foi feita. O vinho levanta todos esses dourados e crostinhas que ficaram na frigideira, abraça a manteiga e o azeite. E juntos eles compõem um molho. Acrescente a salsinha, deixe uns 20 segundos e apague o fogo. Pingue algumas gotas de limão, se quiser.
*
Leve à mesa na mesma frigideira, sobre uma tábua de madeira. Sirva com muito pão bom ou com umas batatas cozidas e aïoli.