Topo

Mais de 16 milhões de americanos acham que leite achocolatado vem de vacas marrons... E você, sabe de onde vem sua comida?

Luciana Mastrorosa

21/06/2017 04h00

Você sabia que leite com chocolate não vem de vacas marrons? Óbvio, né? Não para 7% dos norte-americanos adultos, segundo pesquisa do Innovation Center of U. S. Dairy, divulgada pelo Washington Post na semana passada. Por incrível que pareça, tudo leva a crer que essa parcela da população dos Estados Unidos – equivalente a 16,4 milhões de pessoas – desconhece a tal ponto a origem de seus alimentos que acredita de fato numa coisa dessas.

A notícia chama a atenção não só pelo fato, em si, mas, principalmente, por tocar numa ferida não apenas dos Estados Unidos, mas também nossa: será que realmente sabemos o que estamos comendo? De onde vem nossa comida, como foi manipulada e qual trajeto percorreu até chegar à nossa mesa? E pior: será que estamos comendo o que, de fato, achamos que estamos comendo?

Um tempo atrás, precisei tomar apenas leites vegetais e me surpreendi com a quantidade de coisas adicionadas a um simples leite de soja. Se você observar a lista de ingredientes de uma bebida de soja sabor "original", vai encontrar o seguinte: "grãos de soja, água, açúcar líquido invertido, minerais cálcio e zinco, açúcar, sal, vitaminas E, B2, B6, A, ácido fólico, D e B12, estabilizantes citrato trissódico, goma gelana e goma xantana, aromatizante, emulsificante lecitina de soja e edulcorante sucralose". Metade da lista de ingredientes a maioria das pessoas nunca ouviu falar. E me chama a atenção a presença de edulcorante sucralose, um tipo de adoçante artificial, numa bebida que deveria ter basicamente soja e água. Veja, não estou dizendo que o produto faz mal à saúde e, certamente, há quem precise fazer uso de adoçantes. Meu ponto aqui é: você sabe que está ingerindo tudo isso (ou dando tudo isso para seus filhos) quando compra esse produto? Eu não sabia. E que bom que tem as informações nutricionais nos produtos todos para a gente se informar e fazer melhores escolhas de acordo com a necessidade. Mas a gente precisa criar esse hábito! Citei esse exemplo, mas o mesmo raciocínio vale para um monte de outros alimentos, de embutidos de porco com carne de frango e soja adicionados, e iogurtes cheios de espessantes e corantes artificiais, a chocolates que passam longe da manteiga de cacau e bem perto das gorduras hidrogenadas…

Embora os casos mais emblemáticos sejam os de produtos industrializados, alimentos in natura também merecem atenção. Como são produzidos o frango, a carne, os ovos, o leite e os pães frescos? Você sabe como os animais são criados e abatidos? E de que forma esses produtos se conservam até chegar a você?

Enfim, esta é uma discussão longa e que merece outros posts. Certamente o debate é muito válido, já que somos feitos, literalmente, do que comemos. Para deixar a reflexão com vocês, indico abaixo alguns documentários muito interessantes sobre alimentação no nosso mundo contemporâneo:

Muito além do peso
A qualidade da alimentação infantil é debatida de maneira muito sensível neste documentário, lançado em 2012. Aborda casos reais e mostra como as famílias muitas vezes estão perdidas em relação ao que oferecer para as crianças, os apelos do marketing e os reflexos do abuso no consumo de alimentos industrializados, como salgadinhos e refrigerantes, na saúde infantil. Pode ser baixado gratuitamente no site oficial do filme.

Cooked
Neste documentário disponível na Netflix, o escritor norte-americano Michael Pollan, autor de diversos livros importantes sobre questões alimentares, como o "O Dilema do Onívoro", fala da importância de cozinhar para se manter não apenas as culturas alimentares como também uma conexão maior com o alimento e a forma como é produzido. Os capítulos são baseados no livro "Cozinhar", do mesmo autor.

Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade
Este documentário impactante aborda o tema da agropecuária e revela como a criação em massa de gado para alimentar uma população mundial em constante crescimento pode ser danosa para o planeta. Dá para ver na Netflix ou baixar no site (mediante pagamento). Assista ao trailer oficial aqui.

Fed up
Este aqui também aborda a questão da obesidade infantil, mas trata principalmente da questão do consumo excessivo de açúcar (que é algo muito, muito crítico no contexto norte-americano, graças principalmente aos refrigerantes e bebidas açucaradas, consumidas em excesso). Também disponível na Netflix.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.