Topo

Carmo de Minas tem cafés premiados, passeio por fazendas e voo de balão

Luciana Mastrorosa

05/07/2017 16h22

É julho, está frio e, se você ama café e tem alguns dias de férias, este é o momento de conhecer Carmo de Minas, berço de cafés premiadíssimos do Brasil. Esta época é muito propícia para ir até a região, pois a colheita ainda está acontecendo, dá para fazer um tour pelas fazendas e provar o café in natura, madurinho, além de tomar uma bela xícara.

Existe um mito de que o Brasil só produz café ruim, ou que o café bom é todo exportado. Isso foi verdade por muito tempo, mas hoje o país não só é o maior produtor e exportador do mundo, como possui cafés impressionantemente bons, capazes de competir em pé de igualdade com os mais prestigiados do planeta – Colômbia e Etiópia entre eles. Sim, o café de todo dia ainda pode ter qualidade bastante duvidosa. Mas diversas lojas e supermercados já se dedicam a apresentar ao consumidor produtos muito superiores, daqueles que dão orgulho de tomar, garimpados de fazendas nacionais que colocam a qualidade em primeiro lugar.

O café é plantado hoje em diversos estados brasileiros, e os principais são Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Rondônia, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso. Esses locais correspondem a cerca de 98,6% da produção nacional, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). E a produção é de grande porte: em 2016, o Brasil produziu 51,37 milhões de sacas!

Café maduro colhido à mão

Café premiado
De todas as regiões produtoras do país, Minas Gerais é, sem dúvida, a que mais produz. E é justamente ali, em Carmo de Minas, cidadezinha incrustada na Serra da Mantiqueira, que se cultivam cafés de altíssima qualidade. Em viagem a convite da multinacional suíça Nespresso, em junho, visitei três fazendas produtoras da região: Serrado, IP e Sertão, todas produzindo arábicas de extrema qualidade. Aliás, foi a Sertão que, em 2005, ganhou o Cup of Excellence com o café mais premiado da história, com nota recorde de 95,85 pontos (em uma escala de zero a 100). Pudera: a fazenda tem mais de 100 anos de experiência no ramo e vem investindo em equipamentos e processos para melhorar cada vez mais.

Parceria com multinacionais
Muitos produtores de Carmo de Minas fazem parceria com multinacionais, como a Nespresso. A empresa suíça atua bastante na região, auxiliando os produtores a desenvolver melhores processos e pagando a mais pelas sacas como forma de incentivo. O investimento é justificado: hoje, o Brasil é o país que mais fornece para a companhia. Depois de ser cuidadosamente provada e inspecionada por aqui, desde a colheita até a separação, secagem e estocagem dos grãos, a matéria-prima é enviada às fábricas da Nespresso na Suíça, onde passa por novos processos de qualidade, torra e moagem até chegar às cápsulas. O café é, então, despachado para o mundo todo, inclusive o Brasil, com blends de diversos tipos, sempre encapsulados.

Bourbon Amarelo, um tipo finíssimo de arábica, que resulta em xícaras de grande qualidade

Roteiro pelas fazendas e passeio de balão
Além de grande produtora de cafés, a pequena Carmo de Minas, com menos de 15 mil habitantes, também é conhecida por outros atrativos, como a natureza exuberante da Serra da Mantiqueira e a incrível quantidade de rios, lagos e cachoeiras. O inverno é seco e frio, com temperatura média em torno de 18°C. O município fica pertinho de São Lourenço (também conhecida pelas águas), e vale a pena se hospedar ali e seguir a passeio pelas fazendas de Carmo. A Rota do Café Especial Carmo de Minas promove visitas monitoradas e tours, em formato grupo e individual. Nos dias de chuva, o encontro acontece em uma cafeteria, onde se pode provar os cafés em meio a uma aula sobre a história da cultura cafeeira no Brasil, as diferenças entre os grãos tradicionais e especiais, dicas para um excelente café feito em casa, etc. Para os que desejam ter uma visão privilegiada, vale a pena fazer também um passeio de balão, realizado aos sábados, domingos e feriados. O voo permite observar as fazendas, a riqueza hídrica e a forma como os produtores têm encontrado para se manter em harmonia com o ambiente.

Passeio de balão sobre fazendas de café, em Carmo de Minas

Onde provar os melhores cafés de Carmo
A Unique Cafés possui loja virtual com entrega para todo o Brasil. Ali dá para comprar diferentes blends produzidos em Carmo de Minas, como o Orgânico e o Descafeinado e outros com características bem específicas, como o Frutado e o Cítrico. Os cafés de Carmo e outros nacionais estão presentes também em diversos blends da Nespresso, mas três deles dão destaque para nossos produtos: Dulsão do Brasil, Linizio Lungo e Espresso Origin Brazil, da linha profissional. Se estiver na região, não deixe de provar também outra riqueza local: a gastronomia! Leve para casa queijos de leite cru, doces de tacho e embutidos suínos elaborados de maneira artesanal, sem conservantes. A Casa de Queijos Vó Biza, em São Lourenço, é boa pedida.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.