Topo

Substitua o almoço de domingo por um brunch completo e caprichado

Luciana Mastrorosa

10/09/2017 08h00

Brunch do ICI Brasserie, em São Paulo (foto: Ilana Lichtenstein/divulgação)

Domingo é o dia ideal para a refeição mais caprichada da semana. Dá para acordar mais tarde, preparar um café da manhã reforçado e almoçar sem pressa depois. Melhor ainda é juntar essas duas refeições em uma. Essa é a ideia do brunch, tipicamente americano, que tem todos os itens do "breakfast", o café da manhã, mais pratos quentes que são a cara do "lunch", o almoço (me senti agora a candidata do Masterchef profissionais, Lubyanka Baltar, misturando português e inglês). A inspiração veio do novo brunch do ICI Brasserie da rua Bela Cintra, na capital paulista, que passou a ser servido no comecinho do mês. A mesa deles é para lá de farta: tem desde os pratos com ovos, que não podem faltar, até ostras frescas, vieiras e sanduíche de siri. Para acompanhar, bebidas quentes e frias, como espumante e cerveja. Já que é para juntar duas refeições, que seja em grande estilo, né?

Montar um brunch em casa é fácil de fazer e igualmente delicioso. Abaixo dou algumas dicas para trocar o almoço de domingo por uma longa refeição inesquecível:

Ostras frescas também combinam com brunch (foto: Ilana Lichtenstein/divulgação)

Como organizar um brunch autêntico
Juntar café da manhã e almoço pode ser algo ótimo para casal, mas é mais divertido ainda com família e amigos – assim dá para preparar mais comidinhas e ficar horas provando tudo. O ideal é que comece entre 10 e 11 horas, para todo mundo chegar e tomar uma xícara de café antes de embalar nos  trabalhos. Para o cardápio, mescle uma boa variedade de pães, bolos, patês, queijos e embutidos e ofereça também pratos quentes e frios. Uma boa seleção de bebidas é indispensável, e, claro, não pode faltar café (espresso, coado, na french press ou até gelado). Prepare tudo o que der com antecedência e deixe para finalizar no dia apenas os pratos e bebidas quentes e os itens mais perecíveis, como as frutas cortadinhas e as jarras de suco (ou drinks).

Ovos quentes, mexidos, poché…
Não existe café da manhã completo sem alguma opção de ovo. E, no caso do brunch, isso é mais verdadeiro ainda! Ovo mexido, cozido, quente, poché, frito, omelete, qualquer tipo é delicioso, mas o ideal é que seja feito na hora. Por isso, divida as tarefas com os amigos e deixe todo mundo pilotar as frigideiras com você. Complete os pratos de ovos com carnes e molhos. Fatias de bacon crocante, salmão defumado e lombinho ficam perfeitos, assim como ovas e ervas frescas. O tradicional molho hollandaise, feito com gemas, vinagre e manteiga derretida, é o acompanhamento clássico para os ovos beneditinos, cozidos na água (poché) e servidos com lombo ou salmão.

Salmão defumado é um clássico dos brunchs (foto: Ilana Lichtenstein/divulgação)

A mesa de pães e frios
Em geral, as pessoas tendem a começar pelos pratos frios para, depois, ir para as saladas e os quentes. Assim, monte uma mesa variada com patês, queijos e frios diversos. Salame, presunto e peito de peru fazem boa companhia com pastinhas de ricota e azeitonas, cream cheese e queijos para cortar na hora, como brie e camembert. Geleias de frutas também são bem-vindas, assim como tortas de queijos e vegetais e sanduíches de patês para petiscar. Complete a mesa de frios com duas opções de saladas: uma mais verde, com folhas variadas, tomatinhos, azeitonas e um molho simples de limão e azeite, e outra mais cremosa, como salpicão. Acompanhe a mesa com pães variados: croissant, baguete, minipão francês e ciabatta combinam com tudo e ficam ótimos frios ou ligeiramente aquecidos.

Pratos quentes variados
Além dos ovos de todos os tipos, vale servir algumas opções de pratos e sanduíches quentes. Crepes e panquecas com molhos e recheios leves agradam bastante, assim como um massas com molhos práticos, como sugo ou pesto, e algum sanduíche mais elaborado. Que tal hamburguinhos? Ficam bonitos na mesa e podem ser preparados com alguma antecedência. Se estiver um dia mais frio, prepare também um creme de legumes, como o de abóbora com gorgonzola, e sirva em canecas ou pequenas tigelas.

Brunch do ICI Brasserie (foto: Ilana Lichtenstein/divulgação)

Doces para comer e repetir
E não há brunch de verdade sem vários docinhos deliciosos. Aqui, vale servir desde os bolos simples de café da manhã, como os de chocolate, maçã com canela, laranja ou cenoura e as tortas de frutas até os doces com mais cara de sobremesa, como cheesecake, torta de chocolate, brigadeiros de colher, pudim ou uma bela tigela de pavê. Um grande prato de frutas já cortadas também é ótimo, pois toda comilança precisa de uma pausa de vez em quando. Aposte em melancia, melão, fatias de mamão, uvas, gomos de mixirica e morangos, pois são bem refrescantes e permanecem com boa aparência por muito tempo.

Bebidas de todos os tipos (com e sem álcool)
Para beber, deixe à disposição o tempo todo chá, café, leite, chocolate e sucos de frutas. Complete as opções com uma ou duas bebidas alcoólicas – espumantes são perfeitos para esse tipo de refeição, porque vão bem com todos os pratos. Cervejas, sidras e alguns drinks feitos na hora também são interessantes, principalmente para aquele momento em que o pessoal já começou a atacar os pratos quentes e sanduíches. Uma jarra de sangria ou clericot, com vinho branco ou tinto, água com gás, gelo e frutas picadas, é excelente porque pode ser feita de uma só vez e servir todo mundo. Águas aromatizadas com frutas e ervas são ótimas opções para quem não quer beber nada alcoólico, além de serem deliciosas – e lindas.

Por fim, relaxe: a ideia não é ficar cozinhando a manhã inteira, e sim passar bons momentos com os amigos e a família. Monte a mesa com antecedência, peça ajuda sempre que precisar e divirta-se. Domingo, afinal, é para isso também.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.