Topo

Novo livro ensina a fazer trocas saudáveis para comer (e viver) melhor

Luciana Mastrorosa

02/08/2018 08h00

A empresária Thaty Araújo vivia uma rotina frenética como a maioria de nós, tendo de dar conta de trabalho, afazeres domésticos, vida familiar e ainda encontrar um tempo para si. Um dia, a correria cobrou seu preço e a saúde reclamou: surgiram intolerâncias alimentares e psoríase, um quadro agravado pelo estresse e pela má alimentação. Diante de um chamado desses, a opção poderia ser fugir ou se reinventar ("destemperar", como ela diz), e Thaty optou pela segunda opção. Essa é a história que a empresária recifense relata no seu livro "Destempero – Quando a vida pede mais sabor" (edições Loyola, R$ 29,90), que teve pré-lançamento nesta semana no restaurante Sassásushi, em São Paulo. A obra será lançada oficialmente na Bienal do Livro, que ocorre de 3 a 12 de agosto,  na capital paulista.

O livro é inspirador para quem deseja ou precisa mudar algo na sua alimentação e estilo de vida, mas está inseguro sobre por onde começar. Não se trata de mais um manual de vida saudável, mas de um relato bastante pessoal dessa empresária, com informações científicas e também receitas para desafiar o paladar a testar novos sabores.

Destemperar, descartar, desacelerar

A partir de pequenos passos, a autora propõe dicas e atitudes para ressignificar a vida, procurando estar atento ao seu corpo em busca de sinais e sintomas profundamente individuais. Como ela aponta no livro, "não somos o que comemos, mas o que absorvemos. O que me faz mal ou bem não necessariamente o fará para outra pessoa, e vice-versa".

O livro foca bastante no conceito que Thaty concebeu de "trocas saudáveis", propondo pequenas mudanças na rotina que, ao longo do tempo, trouxeram mais qualidade de vida para si e sua família. A mudança tem dado certo e as trocas saudáveis viraram site (com um monte de receitas deliciosas, sem glúten e sem lácteos), uma confraria aberta a todos que se interessam por alimentação e hábitos de vida saudáveis, e, agora, o livro. "O que eu proponho é uma mudança de hábitos em busca do equilíbrio", diz ela, consciente de que a jornada é diferente para cada um.

Para começar, Thaty propõe ouvir o que seu corpo tem a dizer, principalmente os intestinos. É ali que mora um verdadeiro exército de micro-organismos, que compõem a nossa microbiota (antigamente chamada de flora intestinal), como a gente sempre fala aqui no Menu do Dia. Assim, a alimentação pode ser a chave para manter o exército de bactérias benéficas, evitando que as nocivas ocupem espaço. Por isso, a autora sugere que você preste atenção ao que sente depois de ingerir determinados alimentos e a procurar ajuda médica caso tenha algum problema recorrente, como obstipação ou diarreia. Esses podem ser sintomas de disbiose – quando a microbiota está desequilibrada – um problema que pode ser corrigido por meio de alimentação adequada e um estilo de vida mais regrado e saudável como um todo (dormir melhor e o suficiente, usar técnicas para abrandar o estresse, etc.).

Menos açúcar, menos sal, mais sabor

Depois de ouvir seu corpo, a proposta é identificar também possíveis alimentos que podem lhe cair mal. Os "vilões" de sempre costumam ser a lactose presente no leite e derivados e também o glúten, nos derivados de trigo e alguns outros cereais. Mas, mesmo que você não seja sensível a nenhum dos dois, ainda assim é possível fazer pequenas trocas que favorecem a saúde, como aproveitar mais a doçura natural das frutas, cortar o excesso de açúcar, principalmente o refinal, e os adoçantes, ou ainda introduzindo temperos e alimentos frescos e saudáveis na rotina.

O sal de ervas da Thaty, por exemplo, é excelente para quem precisa reduzir o sal da dieta, pois traz uma quantidade pequena de sal marinho (muito mais saudável que o comum, pois contém mais minerais) e uma abundância de ervas desidratadas, que contribuem com uma dose de antioxidantes, além de sabor e outros nutrientes (veja a receita ao final do post). Para substituir o leite de vaca e seus derivados, Thaty indica os leites vegetais, principalmente aqueles à base de oleaginosas, coco ou inhame (veja aqui meu post com receitas dessas bebidas). "A variedade de ingredientes é importante para obter a diversidade de nutrientes, equilíbrio e saúde", diz Thaty, no livro.

Nesse processo de redescoberta, a autora sugere também saber de onde vem seu alimento e como o lixo é descartado. A ideia é que se produza cada vez menos lixo, com menor impacto não só para sua casa, mas também para o planeta. Dessa forma, frequentar mais feiras, comprar produtos a granel e até fazer alguns insumos domésticos – de hidratante e desodorante corporal até desinfetante – são encorajados pela autora, com receitas fáceis de fazer em casa e com muito menos resíduos para o ambiente.

Vida mais zen

Para além da alimentação, fazer o "caminho de volta" para dentro de si mesmo é um dos pontos importantes do livro. Dessa forma, Thaty propõe uma desaceleração da vida, principalmente para as mulheres, que acabam completamente esgotadas pela rotina contemporânea. "A ideia é que a gente possa sair dos excessos e encontrar um equilíbrio constante em um ambiente de desequilíbrio constante", afirma a autora.

"A sociedade nos cobra a ser uma mulher nota dez, mãe, filha, profissional. Proponho desconstruir esse padrão para que a gente possa fazer uma reconexão conosco e com a nossa essência".

Aprenda a fazer o sal de ervas da Thaty e comece a repensar os seus hábitos hoje mesmo, um dia de cada vez:

Sal de ervas da Thaty Araújo

Ingredientes:

25 g de alecrim desidratado
25 g de manjericão desidratado
25 g de orégano desidratado
25 g de salsa desidratada
225 g de gergelim torrado
20 g de sal marinho

Modo de preparo:

Processe tudo no liquidificador até ficar um pozinho fino. Armazene em recipientes de vidro e use em preparações agregando sabor, nutrientes e ainda reduzindo o sódio.

E você, está mudando sua vida? Conte para mim como está sendo seu processo. Estou no Facebook e também no Instagram.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.