Topo
Blog Menu do Dia

Blog Menu do Dia

Categorias

Histórico

É época de goiaba! Fruta é fonte de vitamina C, fibras e antioxidantes

Luciana Mastrorosa

21/02/2019 04h00

Crédito: iStock

Se tem uma fruta cheirosa e suculenta, é a goiaba. Nesta época do ano, ela está no auge da sua doçura e frescor, com preços mais atraentes para fazer parte da sua mesa.

Além de ser uma fruta cheia de sabor, a goiaba também é uma ótima fonte de vitamina C (tem mais do que a laranja) e antioxidantes, que auxiliam a manter o sistema imunológico reforçado e também a evitar o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

Por ser rica em fibras, a goiaba contribui para quem quer perder peso, pois traz saciedade, além de ter poucas calorias. É uma fruta indicada para quem tem diabetes, pois tem baixo índice glicêmico, evitando picos de glicemia. A riqueza de vitamina C e compostos bioativos, como o licopeno e a quercetina, fazem da goiaba uma arma também para evitar o câncer. Oferece ainda vitamina A, excelente para a visão, pele e cabelos, e muito potássio, mineral favorável para quem tem hipertensão e pratica atividades físicas. É uma fruta que também apresenta propriedades constipantes, ou seja, pode prender um pouco o intestino.

Oriunda das Américas Central e do Sul, a goiaba pode ser encontrada em praticamente todo o Brasil e agora é a melhor época para consumi-la. De casca amarela ou esverdeada, a polpa pode variar do rosado ao vermelho, ou ainda ser toda branca. Na hora de comprar, evite aquelas que tenham pontinhos pretos na casca, que podem indicar a presença de bichos. Ela continua amadurecendo mesmo depois de colhida, então pode comprar a fruta um pouco mais verde, que dura mais tempo na fruteira.

Uso na cozinha

Além do consumo da fruta fresca, in natura, a goiaba pode ser usada para uma infinidade de receitas. A mais famosa de todas é a goiabada, par perfeito do queijo, uma das sobremesas emblemáticas da culinária mineira, que leva apenas goiaba, açúcar e água. Goiabada mole e cascão (aquela feita com pedaços da casca) são doces muito típicos feitos com essa fruta, mas não é preciso prender-se às sobremesas. A goiaba também rende molhos salgados deliciosos e perfeitos para acompanhar carnes gordas, como a de porco e também o hambúrguer bovino.

Com a polpa da fruta fresca, dá para fazer um molho cremoso que se assemelha ao ketchup, agregando água, melaço de cana, alho, cebola, especiarias como cravo, canela e anis-estrelado, óleo ou azeite, um pouco de vinagre de maçã, sal e pimenta. Basta cozinhar tudo junto na panela, como se fosse fazer um chutney ou uma goiabada mole. Depois de tudo cozido, remova as especiarias que estiverem inteiras e bata o creme no liquidificador ou processador. Deixe esfriar e conserve em geladeira até a hora de usar.

A fruta fresca pode ser usada também para o preparo de sucos (vitamina C pura!), sorvetes, sorbets, picolés, mousses, pudins e outras variedades de sobremesas. Em fatias, entra como cobertura de tortas de massa crocante, recheadas de creme. Pode ser usada ainda para complementar saladas, pois é uma fruta delicadamente adocicada, sem excesso de açúcar e com um sabor azedinho agradável, que combina com os molhos cítricos de saladas. Experimente fazer um tartare com a fruta bem madura, bem picadinha, temperando-a com suco de limão, cebola picada, salsinha, azeite, sal e pimenta. Fica uma delícia para acompanhar de tudo, até o arroz com feijão e farofa.

Você gosta de goiaba? Costuma usá-la nas receitas? Conte para mim! Estou no Facebook e também no Instagram.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.