Topo

Salsão é depurativo, rico em fibras e um ótimo tempero. Veja como usar

Luciana Mastrorosa

21/03/2019 04h00

Crédito: iStock

O salsão, também conhecido como aipo, é um vegetal usado há milênios na culinária. Em tempos remotos, essa hortaliça também era utilizada com fins medicinais, principalmente para tratar hipertensão. Hoje, estudos mostram que muitas dessas propriedades benéficas para a saúde, já utilizadas pelos antigos, são comprovadas. Além de depurativo e diurético, o salsão é de fato um ótimo alimento para prevenir e tratar a hipertensão, pois é rico em potássio e também contém quantidades expressivas de água, auxiliando no controle hídrico.

Fonte de antioxidantes como polifenóis e flavonoides, o salsão contribui para evitar a inflamação do organismo, ajudando a prevenir doenças crônicas como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares. Rico em fibras, auxilia na prevenção e no tratamento da gastrite e ainda contribui para um bom funcionamento do intestino, aumentando o volume do bolo fecal e ajudando na expulsão das fezes.

Além disso, é um vegetal rico em minerais como cálcio e fósforo, que protegem a massa óssea. Também contém bons teores de pró-vitamina A, como os carotenoides. Eles atuam tanto como antioxidantes como na proteção dos olhos e visão, sendo ainda fundamentais para o crescimento humano, para fortalecer o sistema imunológico e manter as mucosas saudáveis.

Para quem segue dietas para perda de peso, o salsão pode ser um excelente aliado. O alto teor de água e de fibras presente nesse alimento ajuda a manter a saciedade por mais tempo. Cortado em tiras e bem geladinho, também é um snack saudável para aquela hora que bate uma fominha no meio da tarde. Pode ser servido puro ou com queijos leves, como o cottage e a ricota, ou ainda pastas de castanhas, como a de amendoim (em quantidades moderadas, claro, se seu objetivo for perder peso).

Estudos mostram ainda que o salsão possui compostos que ajudam a reduzir o colesterol e a proteger o fígado, além de estimular o sistema imunológico. Por todos esse benefícios, mais o fato de ser um ingrediente barato e acessível (além de delicioso), o salsão pode e deve fazer parte de uma dieta equilibrada e saudável.

Muito além do tempero: como usar o salsão

Em termos de gastronomia e culinária, o salsão é um dos alimentos de base para dar sabor e aroma a preparos fundamentais, como caldos, fundos e refogados. Na culinária italiana, ele pode entrar na composição do soffrito, salteado com alho, cebola e outros temperinhos, usado para preparar diversos pratos. Também entra na receita do mirepoix, um dos elementos fundamentais da cozinha clássica francesa, ao lado da cebola e da cenoura, tudo cortado miudinho. Esse trio é chamado de "aromático" e é básico para a produção de caldos, sopas e ensopados.

O sabor do salsão é bem particular e pronunciado, trazendo um toque salino para as preparações. Gosto de usá-lo principalmente em sopas, ensopados e picadinhos, para realçar os aromas e trazer crocância. Pode utilizar tanto os talos, mais duros e fibrosos, quanto as folhas. Se gostar, pique o salsão cru e suas folhas, finamente, e use no preparo de saladas mistas ou aquelas que levam molhos cremosos, como maionese ou iogurte. Ele traz crocância, sabor e aroma. Caso o salsão esteja muito grande e fibroso, pode remover algumas das fibras com uma faca, puxando-as delicadamente dos talos.

Um pedaço pequeno de salsão também traz um sabor diferente (e todos os benefícios) para os sucos matinais, ajudando o organismo a funcionar melhor durante o dia, eliminando o inchaço e contribuindo com todas as suas vitaminas e minerais. Outra forma de preparar o salsão é no forno: ele combina particularmente bem com manteiga, sal, pimenta-do-reino moída na hora, um toque de vinagre de boa qualidade e um pouco de creme de leite fresco. Pode finalizar com uma farofinha de pão para ficar crocante e, se gostar, um punhado de parmesão e um fio de azeite. Só levar ao forno até o salsão ficar macio. Preparado dessa forma, é um excelente acompanhamento para carnes grelhadas ou assadas.

Também fica gostoso se picado bem fininho e usado no recheio de tortas e pastinhas para sanduíches, como aquelas feitas com peito de frango cozido e desfiado, azeitonas, cebola e salsa picadas e um pouco de maionese, tofu cremoso ou creme de leite para dar a liga.

Você costuma usar salsão na sua cozinha? Qual seu preparo favorito com esse vegetal? Conte para mim! Estou no Facebook e também no Instagram.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.