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5 alimentos que ajudam a proteger o sistema respiratório, combatendo gripes

Luciana Mastrorosa

27/02/2020 04h00

Crédito: iStock

Com a confirmação de que o coronavírus já chegou ao Brasil, todo mundo fica em alerta para se prevenir contra a doença. O principal, nestes momentos, é cuidar muito da higiene, principalmente das mãos, e dar um reforço na imunidade.

Como já dissemos por aqui, alguns hábitos saudáveis ajudam a manter o sistema imunológico firme e forte, como dormir bem, ter uma alimentação rica em vegetais, hidratar-se e, claro, evitar coisas que agridem o corpo, como cigarro e excesso de bebidas alcoólicas.

Mas, alguns alimentos podem auxiliar especificamente a manter a saúde respiratória. Não apenas em casos de gripes, como a causada pelo coronavírus, mas também em situações crônicas, com asma e bronquites. Fiz abaixo uma seleção desses alimentos que podem ser incorporados na alimentação diária:

Frutas cítricas: muita vitamina C

Sabemos que a vitamina C é um antioxidante natural, que previne o envelhecimento precoce e turbina o sistema imunológico. Por isso, para se proteger de problemas respiratórios, vale investir no consumo diário de alimentos ricos nessa vitamina. As frutas cítricas são as principais fontes de vitamina C, por isso capriche no suco de limão, laranja, tangerina, etc. Outras frutas também fornecem altas doses dessa vitamina, como a acerola, o caju e a goiaba. Consumir in natura ou na forma de sucos frescos e naturais é a melhor forma de garantir o aporte de vitamina C, mas você pode usar esses ingredientes também para complementar saladas e pratos doces e salgados.

Gengibre: anti-inflamatório

Alguns alimentos fazem parte da medicina popular. E o gengibre é um deles, muito usado como coadjuvante nos tratamentos de dores de gargantas, gripes e resfriados. Essa raiz é rica em um composto chamado gingerol, responsável pelo seu sabor ligeiramente picante. É ele que atua como antioxidante e também como anti-inflamatório, ajudando a melhorar o funcionamento do sistema respiratório e aliviando possíveis dores. Vale consumir o gengibre fresco na forma de infusão (com mel e limão fica uma delícia, e ainda une a vitamina C da fruta e as propriedades antimicrobianas do mel) ou ainda batido com frutas, ralado em pratos de legumes e carnes, como tempero para refogados, etc.

Alho e cebola superpoderosos

Sempre comento por aqui os benefícios desses dois temperos que nunca faltam na cozinha brasileira: o alho e a cebola. Ambos possuem mais de 30 organossulfurados, substâncias que possuem enxofre em sua composição. Esses compostos atuam como antioxidantes e contribuem muito para melhorar a saúde cardiovascular e, também, a ajudar os pulmões a funcionarem melhor, prevenindo, inclusive, a asma. A alicina, presente no alho, tem ação antimicrobiana, combatendo bactérias, fungos e vírus, como os causadores das gripes e resfriados. Consuma esses alimentos tanto crus quanto no preparo de receitas variadas, de carnes marinadas a refogados, sopas, risotos… Na hora de tostar o pão, esfregue um dente de alho, traz um perfume maravilhoso e mantém os benefícios desse tempero. E, se gostar, guarneça saladas com fatias finas de cebola (se for a roxa, leva ainda antocianinas, mais um antioxidante para ajudar o organismo a funcionar melhor).

Crucíferas protegem os pulmões

Assim como o alho e a cebola, os vegetais crucíferos, como a couve, o brócolis, a couve-flor e o repolho são ricos em substâncias que contêm enxofre em sua composição. Estudos mostram que esses vegetais exercem efeito protetor sobre os pulmões, ajudando a proteger contra o câncer e doenças respiratórias (por isso, são verduras que não podem faltar na dieta dos que ainda não conseguiram largar o cigarro, por exemplo). Além disso, são verduras ricas em fibras e fartas em vitaminas e minerais, o que ajuda a reforçar a imunidade e a proteger o organismo como um todo. Vale incorporar essas verduras em sucos, como a couve, ou prepará-las cozidas, assadas, refogadas, em sopas, etc.

Hortelã refrescante

Por fim, quero lembrar desta erva deliciosa, fácil de cultivar em casa e que é uma joia para os pulmões: a hortelã. Além de ser refrescante e ter um perfume e sabor muito agradáveis, a hortelã ajuda a aliviar o sintoma de gripes e resfriados e, ainda, favorece a expectoração no caso de tosse. Combate também a dor de cabeça e fornece uma boa dose de vitaminas que atuam com antioxidantes, reforçando o organismo e ajudando-a a prevenir e combater doenças variadas, inclusive as respiratórias. A hortelã fica deliciosa como infusão, servida quente ou fria, mas também entra em pratos salgados, como o quibe e o tabule, variações de molho pesto, para finalizar legumes salteados, como abobrinha, ou incrementando recheios de carnes, como aqueles usados no pastel.

Por fim, gostaria de lembrar que aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes pode ser benéfico para os que sofrem com problemas respiratórios, como a asma. Estudos mostram que um aumento de duas porções apenas desses alimentos no dia a dia já ajuda a melhorar esses quadros. E, claro, devido à sua riqueza natural de vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos, mantêm as barreiras naturais do corpo, evitando infecções.

Você consome esses alimentos que ajudam os pulmões? Conte para mim! Estou no Instagram, me adicione por lá.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.

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