Azedinho-doce, tamarindo ajuda a tratar prisão de ventre e é ótimo em sucos

Crédito: iStock
Já provou tamarindo? Esta fruta, de sabor bem azedinho, com um pouco de doçura, que parece um vagem comprida e marrom, é natural da África e de Madagascar, mas é também muito cultivada em outros países, como a Índia. Por aqui, ficou eternizada por conta dos sucos da barraca do Chaves –não por acaso, sua polpa rende uma bebida muito refrescante, de sabor ácido e agradável.
Rico em carboidratos e fibras, o tamarindo exerce efeito ligeiramente laxante, por isso é bastante usado em casos de prisão de ventre. Existem até medicamentos fitoterápicos à base dessa fruta para melhorar o funcionamento intestinal.
Além disso, contém bastante cálcio e fósforo, fundamentais para ossos e dentes, magnésio, que participa de diversas funções importantes no organismo, como a contração muscular, e uma alta dose de potássio, excelente para os que têm hipertensão e praticam atividades físicas.
Dentre as vitaminas, a que mais se destaca é a vitamina C, que age como antioxidante, favorece o sistema imune e combate o envelhecimento precoce.
Tamarindo na cozinha
Sua polpa ligeiramente grudenta é extraída depois de ser deixada de molho em água por alguns minutos. É mais fácil de retirá-la e a água também fica com o gostinho do tamarinho. Com a polpa, dá para preparar sucos, sorvetes e congelar para uso posterior. Em alguns lugares, também se usa a fruta para preparar licores.
Em diversos países, como Tailândia e Índia, a polpa do tamarindo é transformada numa pasta densa e escura, muito apreciada e usada para aromatizar pratos salgados e preparar molhos e condimentos, que fazem bom par com especiarias e temperos picantes, como as pimentas frescas. Por ser bem ácido, também fica bom para temperar carnes e peixes.
Por aqui, encontra-se o tamarindo fresco, envolvido em sua casca grossa, mas em lojas de produtos importados e orientais é possível comprar a pasta de tamarindo pronta.
Combina particularmente bem com pratos à base de camarão e leite de coco, fica uma delícia e contribui com seu aroma complexo e sabor agridoce.