PUBLICIDADE

Topo

Histórico

Categorias

Azedinho-doce, tamarindo ajuda a tratar prisão de ventre e é ótimo em sucos

Luciana Mastrorosa

30/07/2020 04h00

Crédito: iStock

Já provou tamarindo? Esta fruta, de sabor bem azedinho, com um pouco de doçura, que parece um vagem comprida e marrom, é natural da África e de Madagascar, mas é também muito cultivada em outros países, como a Índia. Por aqui, ficou eternizada por conta dos sucos da barraca do Chaves –não por acaso, sua polpa rende uma bebida muito refrescante, de sabor ácido e agradável.

Rico em carboidratos e fibras, o tamarindo exerce efeito ligeiramente laxante, por isso é bastante usado em casos de prisão de ventre. Existem até medicamentos fitoterápicos à base dessa fruta para melhorar o funcionamento intestinal.

Além disso, contém bastante cálcio e fósforo, fundamentais para ossos e dentes, magnésio, que participa de diversas funções importantes no organismo, como a contração muscular, e uma alta dose de potássio, excelente para os que têm hipertensão e praticam atividades físicas.

Dentre as vitaminas, a que mais se destaca é a vitamina C, que age como antioxidante, favorece o sistema imune e combate o envelhecimento precoce.

Tamarindo na cozinha

Sua polpa ligeiramente grudenta é extraída depois de ser deixada de molho em água por alguns minutos. É mais fácil de retirá-la e a água também fica com o gostinho do tamarinho. Com a polpa, dá para preparar sucos, sorvetes e congelar para uso posterior. Em alguns lugares, também se usa a fruta para preparar licores.

Em diversos países, como Tailândia e Índia, a polpa do tamarindo é transformada numa pasta densa e escura, muito apreciada e usada para aromatizar pratos salgados e preparar molhos e condimentos, que fazem bom par com especiarias e temperos picantes, como as pimentas frescas. Por ser bem ácido, também fica bom para temperar carnes e peixes.

Por aqui, encontra-se o tamarindo fresco, envolvido em sua casca grossa, mas em lojas de produtos importados e orientais é possível comprar a pasta de tamarindo pronta.

Combina particularmente bem com pratos à base de camarão e leite de coco, fica uma delícia e contribui com seu aroma complexo e sabor agridoce.

Você gosta de tamarindo? Como costuma consumir essa fruta? Conte para mim! Estou no Instagram, me adicione por lá.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.

Blog Menu do Dia